TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Teoria Geral Da Administração

Artigos Científicos: Resumo Do Livro Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  6.659 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1

A administração é definida por objetivos, recursos e organização. Onde uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum objetivo seja ele individual, grupal, organizacional ou social. O processo administrativo tem um impacto muito grande sobre as organizações. As organizações fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas. Salários, abonos, lucros distribuídos e outros. Mas para isso tudo acontecer depende-se do desempenho das organizações, onde é importante tanto para clientes, funcionários, acionistas e fornecedores. O administrador tem o poder de tomar decisões e saber como utilizar corretamente os recursos da empresa. A liderança é algo que influencia diretamente em uma organização seja ela autocrática, democrática ou liberal.

A administração nos dias atuais é composta por mudanças a todo o momento, por conta dos avanços tecnológicos surgiram novos conceitos e paradigmas foram quebrados. Por exemplo, utilização da tecnologia, empregados se tornaram colaboradores, a eficiência se tornou a competividade, empresas enxutas e sindicatos presentes buscando melhorias para os colaboradores.

Eficiência e eficácia

São palavras usadas para definir se uma organização esta atingindo as expectativas dos usuários e seus colaboradores. Podemos definir uma empresa eficaz como aquele que além de cumprir seus objetivos os faz com qualidade, já eficiente é quando se utiliza seus recursos economicamente.

Teorias da administração

São conhecimentos organizados, produzidos pela experiência das organizações. A teoria geral da administração é o conjunto dessas teorias e são explicadas em diferentes termos:

• Teorias são explicações sobre a realidade

• Enfoque são pensamentos particulares sobre um determinado tema

As escolas e seus idealizadores

A Escola clássica foi onde tudo começou onde seu provedor foi Frederick Winslow Taylor a partir de seus movimentos para combater o desperdício que ele conseguiu sair de chão de fábrica para cargos de gerentes. A partir dai surgiu a escola Neoclássica Cientifica, Burocrática, Recursos Humanos e Contingenciais.

Pensamento Sistêmico

É uma ferramenta para entender e manejar a complexidade, onde os limites são importantes para poder ter uma melhor observação. Ter respeito às características individuais, motivar, ser ético, saber exercer uma liderança e manter uma boa cultura organizacional são elementos importantes para uma organização.

Capítulo 2

Da revolução urbana a revolução industrial

Foi a partir da revolução urbana que surgiram as cidades e os estados. E com o surgimento das cidades precisou ter um líder, governante e foi a partir desse ponto que surgiu os primeiros administradores. O Egito, a Babilônia, a China e a Grécia são regiões onde comprovam que a administração já existia há muito tempo. A democracia na administração oferece o direito aos cidadãos participarem das decisões. A ética é importante para poder ter uma administração mais coerente. O método seguido para administrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com