TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos ambientais no local de trabalho

Artigo: Riscos ambientais no local de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  Artigo  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Riscos Ambientais nos Locais de Trabalho

O referido Levantamento de Riscos Ambientais sofre permanente atualização, adaptando-se às novas realidades de processos equipamentos e instalações. O laudo é parte integrante do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA como meio de conhecimento de uma realidade das condições e dos locais de trabalho, como base para posteriores ações preventivas ou corretivas. Sua composição é dada por descrição física dos setores, locais de trabalho, funções e atividades, avaliando os agentes Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e de Acidentes de Trabalho aos quais os empregados possam estar expostos, sendo os mesmos quantificados e qualificados.

Em consonância com a NR-9 consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função da natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Consideram-se as diversas formas de energia que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruído, vibrações, umidade, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom. Tendo em vista as sustâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, aerodispersóides, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele, respiração ou por ingestão. Já os agentes biológicos são aqueles que se apresentam sob a forma de microrganismos patogênicos como: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Nem todo produto ou agente, presente no ambiente, irá causar obrigatoriamente um dano à saúde. Para que isso ocorra, é preciso que haja uma inter-relação entre os fatores que serão expostos a seguir: o tempo de exposição, quanto maior contato, maiores são as possibilidades de se desenvolver um dano à saúde e vice-versa; Em relação a toxicidade, algumas substâncias são mais tóxicas que outras se comparadas numa mesma proporção. A forma em que o contaminante se encontra, isto é, se em forma de gás, líquido ou neblina, ou poeira. Isto tem relação com a forma de entrada do tóxico no organismo, como será visto adiante.

As vias de entrada dos materiais tóxicos no organismo se resumem em inalação, ingestão, contato com a pele ─ cutânea. Deve-se acentuar que é importante conhecer cada caso em separado. Havendo dúvida quanto à existência ou não de perigo, o interessado deve procurar um membro da CIPA ou do Serviço Especializado ou, ainda, o seu gerente. Sabemos que quando se está num ambiente contaminado, pode-se absorver uma substância nociva por inalação, isto é, pela respiração. Já por via cutânea é possível absorver certas substâncias se houver contato, mesmo que por poucos instantes. Dessa forma, o tóxico pode atingir o sangue e causar danos à saúde. No caso da ingestão acidental, que acontece muito quando são comidos ou bebidos alimentos que estão contaminados com quantidades não visíveis de substâncias nocivas. É por essa razão que nunca se deve fazer as refeições no próprio posto de trabalho. E, também, não se deve ir para o refeitório ou para casa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com