TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURO DE RISCOS E RAMOS DIVERSOS

Por:   •  24/2/2019  •  Artigo  •  5.213 Palavras (21 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 21
  1. SEGURO DE LUCROS CESSANTES
  2. SEGURO RURAL
  3. SEGURO DE RISCOS E RAMOS DIVERSOS
  4. SEGURO DE RISCOS DE ENGENHARIA
  5. SEGURO DE AUTOMOVEIS, RC E APP
  6. GESTAO EMPRESARIAL

  1. SEGURO DE LUCROS CESSANTES

Esse seguro tem como finalidade garantir a situação financeira da empresa após o sinistro de danos materiais que tenha perturbado ou paralisado o movimento normal de seus negócios.

Para contratar este tipo de seguro, a empresa precisa comprovar que: a) estar devidamente inscrita no CNPJ, B) possui contabilidade organizada; c) possuir seguros de danos materiais que garanta a cobertura das perdas materiais.

Os eventos cobertos num seguro de lucros cessantes são: acidentes que estão cobertos os bens da empresa segurada, devidamente especificado na apólice. Os eventos que possam gerar danos aos bens materiais do segurado, causando paralisação ou redução dos seus negócios (incêndio, queda de raio, explosão, danos elétricos, vendaval, furacão, ciclone, impacto de veículos, alagamento, quebra de maquinas, etc.)

O objeto de um seguro de lucros cessantes é a manutenção da operacionalidade e lucratividade da empresa, sendo as perdas ocorridas identificadas através da análise de relatórios financeiros elaborados pela contabilidade.  O seguro de lucros cessantes esta intimamente ligado ao seguro de materiais, pois se o evento não estiver coberto pelo seguro de materiais, pelo de lucros cessantes também não haverá cobertura.

Interesse segurável do lucro cessantes =         lucro bruto (que é perdido na paralisação das atividades da empresa).

O lucro cessante opera em 3 situações de uma empresa:

  1. Opera com lucro liquido (ele indeniza o lucro bruto / acrescido das despesas fixas)
  2. Opera com resultado nulo (indeniza as despesas fixas, pois não há lucro).
  3. Opera com prejuízo (não permitir o agravamento da situação econômico-financeira da empresa, mantendo o mesmo nível de prejuízo que antes do sinistro).

Movimento de negócios corresponde as receitas operacionais liquidas ou faturamento (vendas liquidas) de uma empresa, onda a analise desse movimento de negócios ira servir como base para determinar os valores a segurar, bem como apuração das perdas financeiras sofridas na decorrência do sinistro. O cálculo pode variar se tratando de indústria, etc.

Margem de lucro bruto – soma do lucro bruto com as despesas fixas (sendo o lucro bruto segurável dividido pelo movimento de negócios x 100).

O seguro de lucro cessantes só será acionado se houver sinistro de danos materiais e o evento estiver previsto na apólice, que provoquem paralisação ou redução do movimento de negócios. Ele não pode ser contratado isoladamente e sim conjugado com o de danos materiais.

Período indenitário de lucros cessantes – período em que haverá necessidade de um tempo para a empresa recuperar seu ritmo normal de suas atividades. Esse período é limitado a 36 meses.

Valor em risco e rateio – representa o volume de despesas fixas a mais o lucro liquido. Se isso for maior, sera necessário o rateio entre o segurado e a seguradora.

Cobertura básica do seguro de lucros cessantes

  1. Perdas de lucro – totalidade do lucro bruto, apenas a totalidade das suas despesas fixas, apenas parte das despesas fixas e lucro líquido.
  2. Gastos adicionais – despesas extraordinárias realizadas pelo segurado com objetivo de eliminar ou reduzir queda no movimento de negócios durante o período indenitário.
  3. Impedimento de acesso – interdição do estabelecimento ou do logradouro onde a empresa funciona, em virtude da ocorrência de evento em outro local na vizinhança. Isso faz valer desde que seja superior a 48 horas e seja designado por uma autoridade competente.

Importância segurada – o segurado precisa estipular na apólice o valor do lucro bruto durante o período indenitário. Isso fara também após o segurado escolher se escolherá ser indenizado pelo lucro bruto, despesas fixas ou somente lucro liquido.

Para calcular a importância segurada da cobertura básica, segue-se as seguintes etapas: 1) definir quais são as despesas fixas que serão garantidas, 2) definir os eventos que serão cobertos, 3) projetar vendas futuras, 4) encontrar a maior perda de lucro bruto possível.

ETAPAS APÓS A OCORRENCIA DO SINISTRO

  1. Reconhecimento por parte da seguradora da apólice de danos materiais, da cobertura de evento ocorrido
  2. Observação do comportamento do movimento de negócios da empresa para a avalição do sinistro de danos materiais.
  3. Estabelecimento dos valores que servirão de base para indenização: valor de risco, margem de lucro bruto, movimento de negócios e queda do movimento de negócios.
  4. Apuração da indenização final, considerando os gastos adicionais efetuados e a aplicação do rateio, se houver.

Coberturas adicionais:

  1. Honorários de peritos contadores (limitado a 1% da IS). Obs: Sempre é concedida a primeiro risco absoluto.
  2. Despesas com instalação em novo local (cobre a compra de um novo ponto comercial, obras de adaptação, vitrines, não cobre compra de imóvel ou aluguel deste).
  3. Extensão de cobertura a fornecedores e compradores (se ocorrer no local de seu fornecedor ou comprador e que pode afetar seu movimento de negócios. O segurado precisa incluir estes na apólice, tanto seu percentual de penetração como os riscos existentes). Ex: fabrica de grande porte se instala e pequenas se instalam próximas a ela.

Limite de indenização (qualquer que seja o número de eventos ocorridos durante a vigência, a soma das indenizações pagas e/ou pagáveis não poderia exceder a correspondente importância segurada).

Perda de direitos (com declarações inexatas ou omissões do segurado, informações fraudulentas, deixar de cumprir as cláusulas existentes no contrato.

Devolução do premio (quando existir excesso de importância segurada, isto é, o lucro bruto foi maior que a importância segurada).

Forma atual de contratação de seguro de lucros cessantes

  1. Compreensivos multirriscos empresariais/condomínios

São aqueles que são conjugados diversos tipos de coberturas.

  1. Riscos Nomeados

Permite a empresa segurada escolher os riscos que deseja contratar. Geralmente a importância segurada deste tipo de seguro são enormes e o risco são garantidos por resseguradoras. Geralmente é oferecida a 1º risco relativo devido a clausula de rateio.

  1. Riscos Operacionais

Cobertura tipo all risks. Geralmente voltado para complexos industriais.

  1. SEGUROS RURAIS

O AGRONEGOCIO envolve toda a cadeia produtiva e de comercialização dos alimentos e fibras (fertilizantes, sementes, herbicidas, defensivos, agricultura, pecuária, etc.), e representa uma importante fonte de renda e crescimento para o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com