TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atuária analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas, principalmente no que se diz respeito à área de seguros e pensões

Por:   •  23/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

Título: fonte 12 Times New Roman, Negrito, Caixa Alta.

Texto: fonte 12 Times New Roman, espaçamento 1,5.

Palavras Estrangeiras: Itálico

Rodapé e Citação Longa: fonte 10

1 INTRODUÇÃO

A atuária analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas, principalmente no que se diz respeito à área de seguros e pensões. É uma ciência que surgiu a cerca de 150 anos na Inglaterra com interesses a respeito de aposentadorias e pensão(http://www.fea.usp.br/conteudo.php?i=211) , porém com o passar dos anos esse interesse por parte das empresas for aumentando devido a grande procura, estas por sua vez tiveram que se especializar chegando aos diversos tipos de seguros (Autor, ano).

Como afirma Rubin (1995 apud SOUZA, 2007, p. 132):

Ciências Atuariais, é o ramo do conhecimento que lida com matemática de seguro, incluindo probabilidades, usada para garantir que os riscos sejam cuidadosamente avaliados, os prêmios sejam estabelecidos adequadamente pelos classificadores de riscos e a provisão para os pagamentos futuros de benefícios seja adequada.

Esta ciência possui dois ramos principais, o vida e o não-vida, o primeiro refere-se as questões de longo prazo, como aposentadorias, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo ramo é o que será abordado neste projeto de pesquisa, é o ramo que refere-se às questões de curto prazo, por exemplo, seguros de automóveis.

 Na fala de nosso entrevistado, Edimar  Borges Junior proprietário da empresa MT Corretora de Seguros LTDA, seguro de automóveis não vem para zerar as despesas, e sim para ameniza-las em caso de acidentes, de modo que dará a assistência necessária, guincho entre outras e no caso de perda total do automóvel será analisado o valor tabelado deste e será ressarcido conforme o seguro contratado.

O objetivo do atual projeto de pesquisa é analisar qual a rentabilidade total da Empresa MT Corretora de Seguros LTDA ao fornecer serviços no ramo da não-vida através de análise dos seguros oferecidos aos clientes, bem como definir os tipos de seguros oferecidos pela empresa, descrever o perfil das pessoas que procuram estes serviços, demonstrar como funciona o seguro automotivo, analisar o serviço fornecido pela empresa, esquematizar a relação entre o perfil do cliente e a compra de seguro e por fim estimar a renda adquirida pela empresa. Tudo isso será analisado através de cálculos atuariais e teoria de risco.

O instrumento fundamental de gestão - Matemática Atuarial - divide-se em dois segmentos: Cálculo Atuarial e Teoria do Risco. Geralmente, ambos são compreendidos como ferramentas de atuação nos segmentos de vida e não-vida, respectivamente. (RODRIGUES, 2008, p. 4).

Utiliza-se de conhecimentos matemáticos e estatísticos para se calcular as bases dos seguros automotivos e aplicar a teoria de risco, esses cálculos são realizados por um atuário, pessoa que trabalha no ramo da atuária.

Para que o objetivo da pesquisa seja alcançado será necessário um cronograma, este começou com a realização de um questionário , no qual foi entrevistado o proprietário da empresa citada, e será estendido com demais pesquisas e analises necessárias para a resolução do projeto, como as folhas de lucros da empresa.


2 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

2.1 PROBLEMA

Situem o leitor em Sinop e na Empresa.

Qual a rentabilidade total da Empresa MT Corretora de Seguros LTDA ao fornecer serviços no ramo da não-vida através de análise dos seguros oferecidos aos clientes?

2.2 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi baseada no fato de que, a ciência da atuária é muito abrangente no ramo da contabilidade e finanças, haja vista que é uma atividade que gera muito lucro às empresas.

Na atualidade, andar de qualquer tipo de automóvel tornou-se perigoso, mesmo com todo tipo de cuidado ainda estamos muito vulneráveis a acidentes, um dos motivos é devido a grande frota brasileira de automóveis, sendo muitos destes veículos dirigidos por pessoas despreparadas ou ainda nem habilitadas pra tal ação.

Em um acidente muitas coisas podem acontecer, no âmbito da saúde e sempre no âmbito da perda material, ai entram os seguros, que por sua vez prestarão todos os serviços necessários conforme contratado anteriormente, desde a manutenção do veículo a substituição do mesmo, guincho entre outros benefícios.

Portanto, como nos dias de hoje é perigoso à locomoção em vias públicas, de automóveis ou no deslocamento a pé. Acredita-se que a procura por seguros automobilísticos é grande, assimila-se assim que a rentabilidade deste ramo de atuária é extensa e sintetizar qual é a quantidade no que se diz respeito a essa renda acaba sendo um desafio.


3 HIPÓTESES

Acredita-se que ao trabalhar no ramo da não vida fornecendo seguros para automóveis, tem-se uma grande rentabilidade, assim verificaremos a quantidade total de renda que a empresa em questão obtém com este tipo de prestação de serviço.


4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Verificar qual a rentabilidade total da empresa MT Corretora de Seguros LTDA ao fornecer serviços de modo terceirizado no ramo da não-vida através da análise dos seguros automotivos oferecidos aos clientes visando obter a margem de lucro.

4.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS

  • Definir os tipos de seguros oferecidos pela empresa;
  • Descrever o perfil das pessoas que procuram estes serviços;
  • Demonstrar como funciona o seguro automotivo;
  • Analisar o serviço fornecido pela empresa;
  • Esquematizar a relação entre o perfil do cliente e a compra de seguro;
  • Estimar a renda adquirida pela empresa.


5 REFERENCIAL TEORICO

5.1 SEGUROS, DEFINIÇÕES E SURGIMENTO

Os seguros como o nome diz, dão mais segurança ou ao menos pretendem dar mais segurança quando contratados.

 Segundo o site (http://www.orlandoseguros.com.br/index.php/o-que-e-o-seguro/) “Dá-se o nome de seguro a todo contrato pelo qual uma das partes( segurador) se obriga a indenizar a outra (segurado) em caso de ocorrência de determinado sinistro, em troca de um prêmio de seguro.”

        Assim, verificamos que os seguros visam assegurar os contratantes em caso de situações imprevistas, do qual terão o apoio do contratado no que se diz respeito aos gastos obtidos devido ao acidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com