TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSPENSÃO DISCIPLINAR, ADVERTENCIAS, MULTAS E INFRAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Por:   •  2/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 10

Escola

Aluno

SUSPENSÃO DISCIPLINAR, ADVERTENCIAS, MULTAS E INFRAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Legislação Trabalhista, do curso técnico de Recursos Humanos, turma w, da Escola x, sob a orientação da professora y.

Cidade-2015/1

INTRODUCÃO

Para conter um ambiente apropriado de trabalho temos obrigações, tanto a empresa como os funcionários. Então a CLT estabeleceu regras como penalidade para empregados que não acatam as leis. No entanto o funcionário que não cumprir o contrato estabelecido pela empresa, será punido com advertência e suspensão disciplinar, em que as penalidades se aplicam aos empregados que descumprirem as ordens do contrato de trabalho e isto será cumprido pelo empregador.

Estas penalidades permitem manter a ordem e a disciplina dentro da empresa, mas dentro de um senso justo e moderado, já que a CLT também protege o trabalhador contra os danos morais que ocorrem por parte do empregador. Sendo assim a suspensão disciplinar resgata o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa e pode ocorrer com a advertência.

No conteúdo a seguir terão informações importantes sobre advertência e suspensão disciplinar, os conceitos de uma advertência, que atua como penalidade dada ao empregado como medida mais energética, informações sobre férias, sindicância ou inquérito administrativo, informações sobre o que ocorre se o empregado recusar-se a receber penalidade além de abranger outras informações importantes e entenderão mais sobre multas e infrações.


1 ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR

A CLT ao estabelecer em seu artigo 2º a definição de empregador, concede a este o poder e o risco da direção da atividade, controlando e disciplinado o trabalho, aplicando, se necessário a penalidade aos empregados que não cumprir com as obrigações do contrato de trabalho.

No entanto já no artigo 3º impõe a dependência do empregador, na execução do trabalho mediante ordens, ou na continuidade ou não do emprego ou na possibilidade de medidas disciplinares por descumprimento ao estabelecido em contrato.

É obrigação do empregador manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho, por este motivo a CLT criou determinadas penalidades, mas dentro de um senso justo e moderado, já que também a CLT protege o trabalhador contra os danos morais que ocorrem por parte do empregador.

1.1 Conceitos

1.1.2 Advertência

A advertência é um aviso ao empregador para que ele tome conhecimento de que seu comportamento não atende as normas estabelecidas pela empresa sobre suas obrigações. Através das advertências é que o empregado toma ciência de que seu contrato poderá ser cancelado por justa causa, se ocorrerem atos considerados faltosos. Assim o empregador mostra que as medidas estão sendo tomadas para que seus empregados mudem o comportamento, e façam seu trabalho corretamente.

Sendo assim a suspensão disciplinar resgata o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa e pode ocorrer com as advertências ou falta sem justificativa, dando prejuízo a ambas as partes, como desconto dos dias de suspensão ao empregado e a falta de prestação de serviço ao empregador.

1.1.3 Suspensão Disciplinar

A suspensão disciplinar atua como penalidade dada ao empregado como uma medida mais energética. A suspensão pode trazer prejuízo tanto para o empregado como para o empregador. Haverá prejuízo salarial ao empregado uma vez que ele perde a remuneração corresponde aos dias de suspensão e a do descanso semanal remunerado correspondente, pois trata-se de falta injustificada; e ao empregador no que diz respeito à prestação de serviços.

A suspensão ocorre no caso do tribunal não proceder ao cancelamento da suspensão, ou do empregado não pleitear em juízo o cancelamento da suspensão disciplina. Nesse período do contrato do de trabalho não vigora, impossibilitando assim o empregado de prestar serviços e, em consequência, de receber a remuneração correspondente.

1.2 Requisitos essenciais

O empregador deverá observar determinados requisitos no momento da aplicação da penalidade:

 a) Atualidade da punição: que sempre deve ser imediata, excerto quando requer uma apuração maior.

b) Unicidade da pena: O empregador tem o direito de aplicar uma única vez a punição referente a um ato faltoso.

c) Proporcionalidade: o empregador deve teu bom senso.

d) Nunca humilhar seus empregados na frente de clientes e colegas de trabalho, pois pode ser processado pelo seu empregado.

e) Penas pecuniárias e transferência: não se admite a instituição multas, exceto para atletas profissionais, e nem a transferência punitiva, com o intuito de penalizar o empregado.

1.3 Direito de suspensão

A suspensão deve ser aplicada de maneira moderada para ser justa. Sendo o motivo alegado injusto ou duvidoso, poderá o empregado pleitear em juízo seu cancelamento. O juiz analisará o assunto e determinará ou não o cancelamento da suspensão, através de sentença, sem intervir no grau do sansão. O juiz nunca diminuirá a quantidade de dias impostos, pois os tribunais não podem interferir nos assuntos disciplinares das empresas.

1.4 Efeitos no contrato individual de trabalho

A suspensão disciplinar pode acarretar a interrupção ou a suspensão do contrato individual de trabalho.

Interrupção: ocorre na hipótese da sentença judicial cancelar a suspensão imposta, tendo o empregado direto ao salário dos dias parados, bem como aos repousos respectivos.

1.4.1 Férias

Já que a suspensão disciplina e tida como ausência injustificada ao serviço, acarreta então a redução no período de gozo de férias, conforme determina o art. 130 da CLT, ou seja:

"Art.130 - Após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:

1-30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes;

2-24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 ( seus) a 14 ( quatorze) faltas;

3- 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas.

4- 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 ( trinta e duas) faltas.É vetado descontar, das férias, as faltas do empregado ao serviço.O período de férias será computado,para todos os efeitos, como tempo de serviço"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com