TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE E GESTÃO

Por:   •  17/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 12

EXERCÍCIO 1 – SUSTENTABILIDADE E GESTÃO

  1. Redija um texto dissertativo sobre sistema de transporte urbano sustentável, contemplando os seguintes aspectos:

  1. Conceito de desenvolvimento sustentável;
  2. Conflito entre o estímulo a compra de veículos automotores e a promoção da sustentabilidade;
  3. Ações de fomento ao transporte público sustentável no Brasil.

         O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades. Em seu sentido mais amplo, a estratégia de desenvolvimento sustentável visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza.

        

EXERCÍCIO 2 – SUSTENTABILIDADE E GESTÃO

  1. Quais as relações entre:

  1. Sustentabilidade e Desempenho Financeiro;

                 Há muita discussão se o desempenho das empresas melhora com investimentos feitos em sustentabilidade e, se os investimentos feitos em prevenção de poluição podem beneficiar o resultado financeiro. Repetto e Austin (2001) destacam que, atualmente, o desempenho financeiro dos negócios é significadamente afetado pelos custos e oportunidades apresentados por problemas ambientais. Regulamentação, materiais, preço de energia, demandas dos consumidores e o desenvolvimento de novos mercados podem influenciar os resultados financeiros das companhias. Há, ainda, a influência positiva da estratégia de sustentabilidade ambiental sobre o custo de capital. Hart e Ahuja (1996) confirmam a existência de uma relação entre a redução de emissões com o custo de capital e a reputação da empresa. Se a empresa tem perfil ambiental favorável, terá menor exposição a processos judiciais, melhor reputação e maior valor de mercado. Desempenho pobre no quesito ambiental pode afetar o custo de capital da empresa, aumentando-o, e o custo de capital afeta, diretamente, o desempenho financeiro.

  1. Sustentabilidade Ambiental e Reputação Empresarial

                 A reputação social e o temor causado por perdas nos acidentes ambientais podem ser os motivos que levam algumas empresas de capital aberto a superar as normas de regulação ambiental. As grandes corporações, voluntariamente, adotam práticas acima das exigências legais e lançam uma imagem de serem ambientalmente preocupadas. Estas empresas são recompensadas no mercado por tomarem estas ações, principalmente por meio da redução de seu custo de capital. Buscando valorizar as ações destas empresas é que foram criados diversos índices de sustentabilidade em diversos países e que serão vistos posteriormente.

  1. Estratégias de Sustentabilidade e Vantagem Competitiva

                 O centro da estratégia do desenvolvimento sustentável é a necessidade de incluir considerações econômicas e ecológicas no processo de tomada de decisões. Como a economia, ecologia e sociedade estão integradas nas atividades do mundo real, será preciso mudar as atitudes e os objetivos, para posteriormente, se chegar a novas disposições institucionais em todos os níveis, garantindo-se assim, a sustentabilidade. Segundo Ricart, Rodrigues e Sánchez (2005), vertentes da literatura demonstram como as firmas podem ganhar vantagem competitiva por meio de estratégias de sustentabilidade: aumento dos ganhos com eficiência nos custos, aquisição de recursos estratégicos e capacidades, desenvolvimento da aprendizagem e das capacidades dinâmicas.

  1. Quais as características que as organizações sustentáveis devem possuir?

  • Manutenção de uma perspectiva de rentabilidade econômica no médio e longo prazo;
  • Operações dentro da lei, não gerando passivos e prejuízos inesperados;
  • Minimização da dependência de recursos esgotáveis ou sujeitos à escassez;
  • Desenvolvimento de produtos e ou serviços que, contribuam para o que é percebido pela sociedade como um benefício social ou ambiental;
  • Estabelecimento de uma relação de respeito e minimização do conflito com os stakeholders, ou seja, qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa;
  • Cultivo da eficiência no uso dos recursos renováveis e não-renováveis, por meio de investimento em tecnologia avançada e soluções de longo prazo;
  • Redução de resíduos e reciclagem dos materiais que descarta;
  • Prática da transparência na gestão, promovendo a confiança entre os vários grupos de stakeholders;
  • Não utilização de propagandas que induzam o público a confundir a verdadeira atuação da empresa;
  • Relacionamento com as demandas de ordem global (como aquecimento do planeta) e local (a comunidade que sua atuação afeta), simultaneamente.

  1. O que é Disclosure Ambiental?

                 O disclosure ambiental tem sido usado como uma ferramenta para a gestão das políticas de sustentabilidade. As empresas publicam os relatórios ambientais, que são elaborados para dar resposta às pressões exercidas por vários grupos de stakeholders sobre os gestores. O objetivo desta pressão é para que os gestores garantam transparência nas informações sobre o impacto das atividades da empresa na sociedade e no meio ambiente.

  1. Como funcionam os índices de sustentabilidade? Quais são? Quais são os critérios de inclusão?

                 Os índices de sustentabilidade surgiram com presença global a partir de 1999, quando foi criado no EUA o Dow Jones Group Índex – DJSGI (DJSI, 2007). De acordo com Finch (2005), o principal objetivo dos índices de sustentabilidade é o de criar uma referência para se medir o desempenho financeiro das empresas neles listadas, pois, muitos investidores estão buscando aplicar seus recursos em empresas éticas e socialmente responsáveis. Estes índices são desenhados de forma a criar um benchmark, permitindo, assim, aos investidores, identificar as empresas listadas que aplicam práticas sustentáveis de negócios. Estas empresas estão listadas, não somente por apresentarem bons proventos financeiros, mas também, por apresentarem resultados acerca de outras dimensões de sustentabilidade.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (394.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com