TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado e suas variáveis no decorrer da história

Artigo: Significado e suas variáveis no decorrer da história. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

1. Significado e suas variáveis no decorrer da história;

A administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos, que procura assegurar a eficácia e eficiência das organizações. A administração não é somente um processo linear de decisões e ações para planejar, organizar, dirigir e controlar, porém ela constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsionamento. Atualmente, a teoria administrativa considera seis variáveis reunidas:

Ênfase nas tarefas; Em 1903 surge a Administração Científica, pensada por Frederick Taylor, que propõe a completa racionalização do trabalho ao nível operacional. Neste modelo o importante é que as tarefas sejam cumpridas dentro de prazos estabelecidos. Para abreviar o tempo de execução uma tarefa e reduzir custos são feitos estudos da organização do trabalho que observam a empresa como um sistema fechado, mecânico, previsível. A regra é a produtividade.

Ênfase no ambiente; Em 1947 a teoria estruturais já havia a existência de influências externas dentro das empresas, mas somente em 1972 a teoria da contingencia daria maior importância a esse fato. Segundo esta escola nada é absoluto na organização das empresas :a aplicação de técnicas administrativas é dependente das condições do ambiente, que podem variar livremente ou não, dependendo da área de atuação da empresa.

Ênfase nas Estruturas; Em 1909 surge a teoria da burocracia que afirma a necessidade de não apenas racionar as tarefas, mas também formaliza- las em documentos que definam com a precisão que deve ser feito por quem, além de determinar a estrutura hierarquia da empresa.

Em 1916 é elaborada a teoria clássica, idealizada por Henry Fayol, que focou seus estudos na unidade comando, na autoridade e na responsabilidade.

Em 1947 criou-se a teoria estruturalista, que foi a primeira escola focada na estrutura e reconhecer a existência e a importância da organização formal na empresa e fora dela, observando-a como um sistema aberto.

Em 1954 a teoria neoclássica apresenta-se como uma retomada de alguns aspectos das teorias clássica e cientifica, preocupando-se com a pratica da administração, tem como foco os objetivos e resultados.

Ênfase das pessoas ;em 1932 surgiu a primeira escola da administração com ênfases nas pessoas, na teoria das relações humanas que veio como uma resposta a grande depressão causada pela crise de 1929. No aspecto da produtividade. Percebe-se que todo homem e parte de uma sociedade e, ao mesmo tempo, tem suas necessidades pessoais, tanto materiais quanto emocionais.

Em 1957, com a teoria comportamental, a atenção dos administradores se voltou novamente as pessoas, porem de forma mais cientifica do que na teoria.

Ênfase na tecnologia; também é a teoria da contingência, em 1972, que leva em conta o aspecto tecnológico na administração, tanto no âmbito de pessoal (conhecimento, habilidades, competência) quanto no material (capital, matérias-primas, maquinários).

Ênfase na Competitividade; Desde de1990, com a estabilização econômica, o surgimento de diversas empresas e o aumento da complexidade dos mercados surgem as chamada Novas Abordagens na Administração, que valorizam cada vez mais o capital intelectual das empresas e a aprendizagem organizacional para uma boa posição num mercado sempre competitivo.

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas, e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

Administração Científica; foi iniciada por Taylor em 1903, considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, seus principais enfoques é a racionalização do trabalho no nível operacional.

Teoria Clássica; Foi iniciada por Fayol em 1916 para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações e também após as consequências da Revolução Industrial, que trouxe o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a produção de bens, reduzindo a imprevisão, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade, seus principais enfoques é na organização formal, princípios gerais da administração e das funções do administrador.

Representantes; Frederick Taylor, Henry Ford, Frank, Lilian Gilbreth, Henry Grant, Henry Fayol.

Teoria Neoclássica; Foi iniciada em 195 corrente eclética e paragmática, baseada na atualização e no redimensionamento da teoria clássica e na ênfase colocada nos objetivos. Ela também é a teoria clássica modernizada e reestruturada, carrega no seu eixo a dualidade da centralização da autoridade de Fayol e a descentralização da autoridade característica da organização funcional de Taylor.

Representantes; Peter Ferdinand Drucker, Harold Koontz, Cris, William H. Newman, Ernest Dale, Jhon W. Humble, George Odiarne, Ralph Davis e Alfred Sloon.

Teoria da Burocracia; Foi iniciada em 1909, baseada nos trabalhos de Max Weber, descreve as características do modelo burocrático de organização tendo enfoque na organização formal burocrática e na racionalidade organizacional.

Representantes; Max Weber (1864-1920) e estudiosos que colaboraram para explicitar a Teoria da Burocracia foram; Robert K. Merton, Philip Selznich, Alvin Goidner, Peter M. Blau, Richard Scott, Reinhard Berdex, Robert Michels, Terence Hapkins, Daniel Katz e Robert L. kahn.

Teoria Estruturalista;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com