TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história

Tese: O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS - Teorias da Administração

ETAPA 1 :

Passo 1

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

A palavra administração vem do latim ad (direção para) e minister (subordinação, obediência). A administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.

A administração nada mais é que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não.

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

Existem cinco variáveis básicas da teoria geral da administração, que são:

1. Tarefas

2. Estruturas

3. Pessoas

4. Tecnologia

5. Ambiente

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

A Teoria Clássica proposta por Taylor, Fayol e Ford deu ênfase à organização formal e

a racionalização dos métodos de trabalho (tempos e movimentos).

A Teoria das Relações Humanas proposta por Mayo e Lewin e outros. A

liderança passa a substituir a autoridade hierárquica formal e reforçando apenas aspectos organizacionais omitidos na Teoria Clássica.

A Teoria da Burocracia pretendeu das as bases de um modelo ideal de organização

que pudesse ser copiado e aplicado às empresas, qualquer que fosse o seu ramo de atividade. Weber descreveu as características mais importantes da organização burocrática ou racional, baseando-se na estrutura militar.

A Teoria Estruturalista apresenta um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma

visão mais critica da organização, segundo Etzione. Os estruturalistas concebem a sociedade moderna como uma sociedade de organizações.

A Teoria Neoclássica da Administração o foco nos aspectos práticos administrativos

e suas considerações, e procura de resultados concretos e mais palpáveis, visa ações

administrativas e seus aspectos instrumentais. Os autores foram Peter Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Willian Newman.

3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

A revolução industrial é o marco histórico que deu origem aos estudos administrativos no trabalho e proporcionou a sua evolução. Foi ela que alterou completamente os processos de trabalho, os meios de produção do trabalho, os destinos desta produção e as formas de organização dos trabalhadores.

Esse evento é marcado pelo período de transição da base econômica européia, que deixa de ser agrária e passa a ser industrial junto com os seus processos de produção que antes eram artesanais e se tornaram mecanizados, onde esse conjunto de transformações influenciou profundamente a vida de milhões de pessoas em quase todas as regiões do planeta.

As pequenas oficinas dos artesãos foram sendo substituídas pelas fábricas. As simples ferramentas foram trocadas pelas novas máquinas que surgiram. As tradicionais fontes de energia (água, vento, e força muscular) foram superadas pelas máquinas a vapor e pela eletricidade. A velha Europa agrária foi se tornando uma região com cidades populosas e industrializadas.

A invenção da máquina a vapor impulsionou a revolução industrial fez com que a humanidade conhecesse pela primeira fez o fenômeno da produção em massa, a demanda era muito maior do que a oferta. Nessa realidade a rotina era de jornadas de trabalho desumanas, com a utilização até mesmo de crianças como uma alternativa de mão-de-obra de baixo custo.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com