TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de certificação ISO 9000

Artigo: Sistema de certificação ISO 9000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO ISO 9000

O Sistema ISO é uma entidade governamental criada em 1947, com sede em Genebra e Suiça, tem por finalidade promover o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas ao intercâmbio internacional de bens e serviços, o trabalho da ISO é conduzido por comitês técnicos que estabelecem os modelos de gestão da qualidade para as demais organizações.

Estabelece requisitos que auxilia na melhoria dos processos internos, capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho, satisfação dos clientes e fornecedores.

OS ELEMENTOS DA ISO SÉRIE 9000

A serie de normas ISO 9000 baseia-se em 20 elementos que englobam vários aspectos de gestão de qualidade. São elas:

Responsabilidade da administração, sistema de qualidade, analise critica de contratos, controle de projetos, controle de documentos, aquisições, produtos fornecidos pelos clientes, identificação, rastreabilidade dos produtos, controle de processos, inspeções e ensaios das matérias primas utilizadas, controle de produtos que não estejam conformes, ações corretivas, manuseio, armazenamentos, embalagem e expedições, registro de qualidade, auditorias internas da qualidade, treinamentos, assistências técnicas, técnicas estatísticas adequadas para verificar a aceitabilidade da capacidade do processo e as características do produto.

Significado da certificação ISO 9000

Obter o certificado da ISO 9000 para o organização é de suma importância, pois significa que a entidade foi avaliada por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9000.

Valor da certificação

O certificado tem validade por 3 anos, após esse prazo ele precisa ser renovado, alem disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender as normas requisitadas, o certificado poderá ser não revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos necessários.

SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO ISO 14000

ISO 14000 é um sistema de gestão ambiental, que estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, e para que a sociedade seja beneficiada em aspectos amplos.

É um conjunto de normas que tem por finalidade definir parâmetros e diretrizes para gestão ambiental as empresas privadas e publicas. Foi criada em Genebra no ano de 1996 e após alguns acertos disseminados para o mundo.

O principal objetivo da ISO 14000 é diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção, seguindo as normas da ISO 14000 essas empresas podem reduzir significativamente os danos causados na natureza.

Por exemplo:

• Estrutura organizacional e responsabilidade;

• Conscientização e treinamento;

• Comunicação;

• Situação de emergência;

• Monitoramentos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com