TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação problema logistica

Por:   •  18/4/2017  •  Ensaio  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Leonardo Rodrigues Amaral

Analisando a situação da empresa em questão observa-se que existe uma ineficiência por parte da própria ou do(s) seu(s) fornecedor(es). Tal supermercado deveria adotar algum PRR (programa de reposição rápida) para evitar a falta de mercadorias nas gondolas. Poderia-se adotar como PRR o QR (reposição rápida), que é uma evolução do JIT, mantendo o pedido por parte da empresa (cliente), mas com uma maior rapidez na entrega por parte do fornecedor, já que há um estudo da demanda e histórico, fazendo com que o fornecedor realize a entrega com mais rapidez. Também poderia-se adotar o CPR (programa de reposição contínua) que observa o estoque e adota um nível mínimo e máximo como base para a programação de entregas, sendo desnecessária a solicitação das mesmas pelo cliente.  

O ECR (resposta eficiente ao consumidor) também seria uma opção, já que é uma evolução do QR. Tal PRR tem como uma de suas principais características o compartilhamento de informações entre cliente e fornecedor, bem como o gerenciamento de categorias. Diferentemente do QR, os pedidos são entregues de forma automática, não necessitando da solicitação do mesmo por parte do cliente.

Um outro PRR que, apesar de pouco utilizado no Brasil, que poderia ser adotado é o CPFR (previsão, planejamento e reabastecimento colaborativo). Este tem como principais características a troca de informações em um nível maior que o ECR entre cliente e fornecedor, proporcionando uma integração e sincronismo entre os mesmos.

A empresa deveria adotar, o S&OP (planejamento de vendas e operações), integrando planos comerciais e de capacidade, bem como trazendo coerência entre as áreas da empresa e seus respectivos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com