TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA DE ECONÔMIA EM LOGÍSTICA DE TRANSPORTES BASEADO EM CUSTOS DAS PERDAS PARA OCIOSIDADE POR MEIO DA TEORIA DA “FILA DE ESPERA”

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

ESCOLA DE ENGENHARIA

Raphael Leite

Felipe Setuval

Yuri Simões

PROBLEMA DE ECONÔMIA EM LOGÍSTICA DE TRANSPORTES BASEADO EM CUSTOS DAS PERDAS PARA OCIOSIDADE POR MEIO DA TEORIA DA “FILA DE ESPERA”

SALVADOR

2014

Raphael Leite

Felipe Setuval

Yuri Simões

PROBLEMA DE ECONÔMIA EM LOGÍSTICA DE TRANSPORTES BASEADO EM CUSTOS DAS PERDAS PARA OCIOSIDADE POR MEIO DA TEORIA DA “FILA DE ESPERA”

Trabalho Individual apresentado ao curso de graduação de Engenharia Civil, da Universidade Católica do Salvador (UCSal), Escola de Engenharia, como requisito  parcial para nota da disciplina Logística dos Transportes.

Orientador: Roberto Hibrahim Uehbe

SALVADOR

2014

SUMÁRIO

  1. Introdução .............................................................................................04
  1. Problema do Transportes ...................................................................05
  1. Conceito Básico de Transporte ................................................05
  2. Tipos de Transportes ................................................................05
  3. Métodos para a Resolução de Problemas de Transportes.....06
  1. Teoria da Fila de Espera
  1. Aspectos Gerais da Teoria das Filas .......................................08
  2. Características de uma Fila ......................................................10
  3. Tipos de Filas de Espera ...........................................................12
  1. Conclusão .............................................................................................14
  1. Referência Bibliográfica ......................................................................15
  1. Introdução

Com a globalização, produzir mais, com mais eficiência e menos tempo tonou-se um constante desafio para as empresas durante o passar dos anos. Garantir a organização e o controle da qualidade influencia totalmente na sobrevivência em qualquer tipo de setor, de qualquer tipo de empresa, seja ela na construção civil ou em grandes supermercados. É por isso que hoje existem vários tipos de métodos criados para melhorar e facilitar a tomada de decisões nas organizações.

A obtenção desses resultados positivos seria uma chance de fixação do método utilizado e assim ser implementados em qualquer empresa. O seu tipo de teoria é a porta de entrada para qualquer tipo de atividade. Quando esse método começa a gerar lucro, atendendo as exigências de demanda do consumidor significa que esta dando certo. Claro que deve esta ligada à qualidade do serviço ou produto, pois as exigências são cada vez mais severas.

O uso da Técnica de da Teoria das Filas surgiu no inicio do século XX, com o intuito de se obter melhores resultados. Ela consegue abranger qualquer tipo de fila, através de analises matemática para demonstrar o comportamento de um sistema cuja demanda é crescente.

O problema a ser enfrentado é grande, pois a logística dos transportes, baseado nos custos e nas perdas, na pratica não é tão eficiente. Usa-se a teoria para minimiza-las, mas precisam de pessoas qualificadas para atuar na aplicação do método, como também a área ou o local onde serão aplicados.

A espera pode ser em bancos, padarias, em ponto de ônibus, restaurante, entrega de material, no trânsito, entre outros. A fila acaba surgindo porque a demanda do serviço é maior que o atendimento do sistema, gerando conflito.

A partir da Segunda Guerra Mundial, entendeu-se que a função da logística era “solucionar as movimentações de matéria-prima dos fornecedores até a fábrica e estabelecer vínculo com a movimentação dos produtos junto aos clientes”, segundo Moura (2010).

Seria equivocado tratar a logística como algo imutável, pelo contrário, apesar de existirem princípios básicos aplicados em larga escala, a logística sofre transformações influenciadas diretamente pela evolução da sociedade.

  1. - Problema do Transporte

                2.1- Conceito Básico de Transporte

As questões de sobre transporte esta totalmente ligada à logística. É importante que as empresas transportem as quantidades certas de produtos para os destinatários com um menor custo o possível. Para Andrade (2000, p. 03), os estudos de problemas de transporte têm o objetivo de “determinar o carregamento da rede de transporte que minimize o custo total”.

Para que o transporte seja eficiente, é importante apontar alguns fatores. O transporte é totalmente ligado ao tempo, a distância relativa e ao custo. Hoje em dia existem vários tipos de transporte, que influenciam totalmente no tempo de entrega. Ele tem como conceito transportar ou deslocar pessoas ou mercadorias para um destino final.

É necessário que os custos devam ser definidos ao contratar um determinado serviço de transporte, entre eles a hora extra, mão de obra envolvida, as quantidades de mercadorias movimentadas e todas as rotinhas envolvidas. O entendimento do processo de escolha modal no transporte de carga é de grande importância para o planejamento e o gerenciamento da cadeia Logística que envolve as mercadorias desde os locais de produção até os de consumo.

                2.1- Tipos de Transportes

Os tipos de transportes variam de ferroviários, que foram muito importantes para o desenvolvimento de regiões inexploradas e o desenvolvimento de regiões afastadas. O transporte rodoviário é atualmente o mais utilizado, tanto nas mercadorias, quanto no de pessoas. Existem também os aquáticos, que são quase exclusivamente para o transporte de mercadorias e o transporte aéreo, que oferecem cada vez mais rapidez, conforto e segurança, e que alcançam grandes cursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (274.9 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com