TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Tema: Violência e criminalidade.

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  1.884 Visualizações

Página 1 de 2

1- Tema: Violência e criminalidade.

I – como o tema escolhida (pensado na forma de problema) afeta a vida das pessoas?

R: A violência e a criminalidade estão trazendo uma grande insegurança para a sociedade, pois frequentemente o cidadão é vítima de assaltos, agressões, assassinatos, sequestros, entre outros. Esses atos violentos fazem com que o cidadão perca sua liberdade, passando a viver com medo e com a incerteza do que pode vir a acontecer.

II – De que maneira a sociologia aborda a problema?

R: Para a sociologia, a violência e a criminalidade, inicia pela própria forma da organização da sociedade, para ela é através do convívio com outras pessoas que surge a criminalidade, sendo que cada indivíduo tem pensamentos e exigências diversas.

Durkheim apresenta o crime como “fenômeno sociológico normal, necessário e útil, um fator de saúde pública, parte integrante de qualquer sociedade sã, contrariando os criminólogos que, à unanimidade, realçam o caráter incontestavelmente patológico do crime”.

III – Como o governo brasileiro (pense aqui em termos históricos) tem enfrentado o problema?

R: A violência e a criminalidade existem no Brasil desde a sua colonização, e com o passar do tempo foi adquirindo diversas facetas. As desigualdades sociais é um ponto que tem que ser analisado pelo governo brasileiro, enquanto alguns tem acesso aos direitos básicos (saúde, moradia, segurança, educação) outros já não podem usufruir de forma digna, gerando uma revolta na sociedade e contribuído para o aumento da violência.

IV – Quais soluções, baseadas na reflexão sociológica, você apontaria?

R: Acredito que para a redução da criminalidade e da violência, deveria existir um trabalho em equipe, entre a sociedade e o estado, cabendo ao estado instaurar novas políticas urbanas e políticas de segurança pública.

8. De que maneira a instituição familiar foi impactada pelas mudanças em curso nos séculos XVIII e XIX provocadas pelas Revoluções (burguesas e industrial)?

R: A Revolução industrial trouxe grandes mudanças para a sociedade. O trabalho que antes era feito manualmente por homens e mulheres foi substituído por maquinas, a partir daí os trabalhadores rurais foram obrigados a abandonar o campo, o que levou farias famílias a migrarem para áreas urbanas, ficando estes à disposição de empresários capitalistas, sujeitando-se a salarias e a condições sub-humanas de vida.

19. Por que os sociólogos acreditam na possibilidade de estudar a sociedade de forma científica?

R: Os sociólogos acreditam que o estudo da sociologia de forma cientifica serve para compreender os fenômenos sociais e naturais.

22. O que a teoria funcionalista de Durkheim entende por fatos sociais e consciência coletiva? Qual é a conexão entre esses dois conceitos?

Para Durkheim, fato social consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe impõem. Já consciência coletiva, é o Conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com