TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucesso das empresas do século XXI

Tese: Sucesso das empresas do século XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  Tese  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

ESENHA CRÌTICA

Os artigos “Some Future Trends and Implications for Systems and Software Engineering Processes”[Barry Boehm] e “Airport 95: Automated Baggage System?”[A. John Swartz], tem foco na inter-relação da Engenharia de Sistemas e Engenharia Software.

O primeiro faz uma análise sobre a evolução dos sistemas e processos de engenharia de software ao longo das próximas duas décadas, levantando tendências relativamente livres de surpresa e outras não muito previsíveis, que influenciam criticamente nessa evolução e discute as prováveis influencias destas tendências nos sistemas e processos de engenharia de software. Com essa análise apresenta um modelo de processo espiral escalável emergente para lidar com os desafios e oportunidades resultantes do uso intensivo de software e sistemas de sistemas no século 21. Este modelo é organizado para ao mesmo tempo enfrentar os desafios conflitantes das rápidas mudanças do século 21 e garantir a alta confiabilidade, abordando a necessidade de rápida resposta das capacidades incrementais com um mínimo de retrabalho, e as outras grandes tendências do século 21, envolvendo a integração de sistemas e engenharia de software, componentes COTS, sistemas legados, a globalização, e considerações de valor do usuário. O autor conclui que o estudo destas tendencias fornecem evidências de que mudanças significativas na integração dos processos de engenharia de software e de sistema serão

nescessários para o sucesso das empresas do século 21.

O segundo é um relatório resumo do projeto de implantação do sistema automatizado de bagagem do Aeroporto Internacional de Denver, onde descreve a história do projeto desde seu planejamento ate sua implantação, inclusive as falhas e desafios encontrados. Falhas estas que em maio de 1992 trouxe a necessidade do redesenho massivo do sistema, prejudicando os prazos de conclusão do projeto e atrasando a abertura do aeroporto. A pesquisa demostra que uma simulação deve ser sempre realizada para avaliar alternativas de projeto, e sempre que um redesenho do projeto ocorre após o início do contrato, uma análise de rico adequada deve ser realizada. Este tipo de relatório de reconstrução dos fatos da gestão do projeto, sempre é estipulado nas metodologias de gerenciamento de projeto, mas raramente é feito, e o autor fornece detalhes suficientes para permitir a simulação das alternativas de abordagem de design e incentiva esta prática de criação e manutenção de uma base de conhecimento de causas específicas para projetos de desenvolvimento de software.

No meu entender, os desafios encontrados no projeto do Aeroporto Internacional de Denver seriam previamente mitigados se as tendências e previsões citadas por Barry Boehm, no primeiro artigo, fossem pensadas, planejadas e trabalhadas durante o planejamento e desenvolvimento do projeto, como por exemplo, os desafios conflitantes de rápidas mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com