TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS

Tese: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  Tese  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 7

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 - 12:31

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS

por: Jacy Marcos Salim

É uma metodologia gerencial, que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa

Independentemente do tamanho das empresas, é necessário que sejam estabelecidos alguns parâmetros e estratégias para que as mesmas possam se perpetuar. É de suma importância que seja elaborado, ou estabelecido, um guia para o direcionamento das ações, que servirá como ferramenta para que as metas traçadas para o futuro sejam atingidas.

Atualmente, é possível identificar no Brasil, um sem número de empresas que movimentam milhões de reais por ano, sem que estas tenham qualquer estabelecimento de um planejamento estratégico.

Trabalhar o planejamento, alinhando-o aos objetivos organizacionais é o grande desafio enfrentado por administradores de pequenas e médias empresas. No entanto, o mais importante é gerar o comprometimento das pessoas, principalmente, os envolvidos na direção do negócio. Uma estrutura estratégica tem conteúdo lógico e sólido para disciplinar o crescimento da empresa e executar uma transição ordenada do presente para o futuro. O plano estratégico fornece uma consolidada integração de informações, o que cria uma formidável sistemática de comunicação na empresa.

Como consequência direta da implantação do planejamento, destaca-se a gestão estratégica, assumindo a responsabilidade de articular os interesses da empresa, estimular o espírito de equipe, motivar o comprometimento das pessoas e viabilizar ajustes e alterações no plano de acordo com os ambientes interno e externo. O plano estratégico é eminentemente flexível e oferece alternativas que podem substituir certos objetivos operacionais no caso de o ambiente mostrar sinais de alterações. Ele é a base da APO - Administração por Objetivos. Aliás, a administração por objetivos se fundamenta no planejamento estratégico da empresa. Com sua implementação, é possível monitorar o comportamento do ambiente externo e adequar as estruturas e recursos internos da empresa para poder identificar novas oportunidades e enfrentar as ameaças que dele se originam.

Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos, para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo. Estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global, visando atingir objetivos definidos previamente. É uma metodologia gerencial, que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo. O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como:

1. Por que a organização existe;

2. O que e como ela faz; e

3. Onde ela quer chegar.

Dele, resulta um plano estratégico, ou seja, um conjunto de informações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/33140/o-planejamento-estrategico-como-instrumento-para-o-sucesso-das-empresas#ixzz2WVCqrlaF

Fases da elaboração

A elaboração do planejamento estratégico compreende quatro fases:

1. Formulação dos objetivos organizacionais

A empresa define os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos.

2. Análise interna das forças e limitações da empresa

A seguir, faz-se uma análise das condições internas da empresa, para permitir uma avaliação dos principais pontos fortes e dos pontos fracos que a organização possui. Os pontos fortes constituem as forças propulsoras da organização, que facilitam o alcance dos objetivos organizacionais - e devem ser reforçados, enquanto os pontos fracos constituem as limitações e forças restritivas que dificultam ou impedem o seu alcance - e devem ser superados. Essa análise interna envolve:

a) análise dos recursos (recursos financeiros, máquinas, equipamentos, matérias - primas, recursos humanos, tecnologia, etc...), de que a empresa dispõe para as suas operações atuais ou futuras;

b) análise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e negativos, divisão do trabalho entre departamentos e unidades, e como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos organizacionais;

c) avaliação do desempenho da empresa, em termos de lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimento dos negócios.

3. Análise externa

Trata-se de uma análise do ambiente externo da empresa, ou seja, das condições externas que rodeiam a empresa e que lhe impõem desafios e oportunidades. A análise externa envolve:

a) mercados abrangidos pela empresa, características atuais e tendências futuras, oportunidades e perspectivas;

b) concorrência ou competição, isto é, empresas que atuam no mercado, disputando os mesmos clientes, consumidores ou recursos;

c) a conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais, que afetam a sociedade e todas as demais empresas.

4. Formulação das alternativas estratégicas

Nesta quarta fase do planejamento estratégico, formulam-se as alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas. As alternativas estratégicas constituem os cursos de ação futura que a organização pode adotar para atingir seus objetivos globais.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/33140/o-planejamento-estrategico-como-instrumento-para-o-sucesso-das-empresas#ixzz2WVDU8Sap

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com