TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  25/9/2016  •  Artigo  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SUSTENTABILIDADE

Maceió/AL

2013

SUSTENTABILIDADE

SUMÁRIO[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................3
  1. DESENVOLVIMENTO...............................................................................4
  1. CONCLUSÃO....................................................................................................................6
  1. REFERÊNCIA.............................................................................................................................7

01- INTRODUÇÃO:

Sustentabilidade é uma das palavras mais usada nos dias atuais, pois o que vemos é uma guerra de pessoas que tentam não poluir o meio ambiente contra outras que nem se preocupam em protegê-lo.

A grande diferença está no que fazer e/ou como fazer alguma coisa para impedir a degradação e proteger a terra, comparando com outros tempos, que tudo ou quase tudo era reaproveitável, servindo de alimento para o próprio animal (como o gado), ou servindo de adubos orgânicos, como diz um ditado “a terra dá, a terra come”, depois da revolução industrial vemos a produção de produtos, com a matéria-prima retirada da própria terra e até mesmo a própria embalagem.

Hoje em dia não só os produtos, como também as embalagens são prejudiciais à natureza e consequentemente ao homem. Para fabricar muitos produtos, é necessário extrair da terra e, as vezes, não sabemos devolvê-las a natureza, poluindo-a.

Esses produtos produzem resíduos sólidos, e não temos a responsabilidade de separá-las, onde poderíamos ter embalagens reutilizáveis ou dar uma melhor atenção a elas, direcionando para a reciclagem, não deixando apenas como descartáveis. Se conseguíssemos separa mais produtos não prejudicariam a natureza, pelo contrário, não necessitaríamos de tanta água, energias... Uma vez, pelo processo de fabricação, onde é alta  a quantidade de água, energia, na reciclagem não precisam de todos esses volumes.

ONDE ESTA O PROBLEMA NOS DOIS ARTIGOS EM FORMA DE PERGUNTA?

O artigo, cujo tema é: coleta seletiva e reciclagem como instrumentos para conservação ambiental: um estudo de caso em Uberlândia apresenta como principal problema: a destinação final do lixo? A coleta seletiva e a reciclagem são as principais soluções para esse problema? (p. 205)

Já o artigo de tema: A organização em rede dos catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva reversa de pós-consumo da região da grande Florianópolis: uma alternativa de agregação de valor expõe: a falta de investimento do governo, pois praticamente toda a industria da reciclagem é privada? O pequeno número de empresas e equipamentos apropiados? (p. 15)

02-DESENVOLVIMENTO

A reciclagem já é uma realidade em todo mundo, através da coleta seletiva podemos e devemos, aproveitar o potencial do lixo, direcionando para reciclagem o que aproveitável, como o vidro, o alumínio, a lata, o ferro, economizando energias e dando uma grande contribuição a população, não poluindo (ou diminuindo), dando oportunidade de empregos a muitas e tantas pessoas que precisam e não tem de onde tirar o seu sustento. É através do “lixo reciclável” que podemos acabar com a fome, como dizemos “o lixo que mata a fome”. Também podemos afirmar que o resto que não se recicla, é aproveitado como adubo, que por sua vez retorna à terra, dando origem a ciclo da vida, ou alimentando a terra, oxigenando-a para que ela tenha uma melhor rendimento para o aproveitamos da germinação.

O ciclo da vida, nascer, viver e voltar a viver, é assim que vemos as plantas e suas parcelas divinas de alimentar todos nós.

Uma pesquisa conclui que 35% das cidades brasileiras, perpetuam que deveria se retornado ao mercado consumidor via reciclagem, diminuindo assim o impacto ambiental, caso contrário, esses resíduos voltaria ao mercado consumidor como descartáveis.

 O aproveitamento através da reciclagem, é tão importante que e alguns produtos, atingimos um percentual de reaproveitamento de 95,7%, é o caso do alumínio, que pode ser reciclada infinita vezes, havendo uma redução de aproximadamente 65% nas emissões de metano e em torno 80% de dióxido de carbono. Nessa pesquisa, constatou que para cada tonelada de metal que é reutilizada, recompõe uma tonelada que teria que ser processados com um custo de energia e as matérias necessárias para essas atividades. Assim cada tonelada de ferro reciclado economiza 12,5 t de sobrecarga (carvão e mineração de ferro) 2,8 t minério de ferro, 0,8 t de carvão (exclusivamente usado como combustível). Também elimina pelo menos uma tonelada de CO2, que seria emitida para o ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com