TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  30/3/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Introdução 3

Os impactos da construção civil para o meio ambiente 3

Propostas das ações: Sugestão de praticas sustentável: 4

Propostas das ações: Foco econômico 6

Proposta das ações: foco Social 8

Considerações finais. 9

Referências: 11

Introdução:

O trabalho em questão apresenta projeto de adoção de medidas de praticas sustentáveis, para que a empresa L&CONSTRUÇÃO. A empresa esta localizada no estado de Sergipe, e presente no mercado há 31 anos, é uma empresa grande no ramo de construção civil, Manoel é o gerente de negócios, e esta preocupado com os impactos ambiental que esta sendo causado ao meio ambiente, por esse motivo está tomando medidas contra o desmatamento ambiental, elaborando um PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE onde iremos citar mais a frente.

Devido o crescimento das empresas no ramo da construção civil, em projetos juntamente com os programas do Governo do Estado mais o Governo Federal, nas construções de casas populares, novas estradas, criação de usinas elétricas a empresa L& Construções precisa elabora um planejamento ambiental, contra os impactos ambientais, será tomada medidas construtivas, para que possa ser evitado o desmatamento da região, poluição nas áreas de reservas, os resíduos dos lixos que são lançados em locais impróprios para o meio ambiente.

Sr Manoel resolveu procura ajuda com grupo de apoio ambiental, unidades de Conservação de uso Sustentável, Área de Proteção Ambiental (APA) onde elaboraram o planejamento Ambiental.

É de nossa responsabilidade tomar medidas contra esses eventos, pensando no futuro, da sociedade onde o desmatamento é prejudicial ao meio ambiente, causando grandes transtornos ao meio ambiente como efeito estufa e o aquecimento global. Prejudicando os animais que muitos deles

Passo 1-

Impactos da construção civil para o meio ambiente:

O setor de construção civil tem um papel de estabelecer o desenvolvimento deste país, em todas as cidades do nosso Brasil encontramos grandes empresas no ramo da construção onde essas empresas são prejudiciais ao meio ambiente, muitas delas não se importa com as consequências ambientais, ocorrendo grande transtorno ao ecossistema. Estima-se que internacionalmente 40 % á 75 % dos recursos naturais existente são consumidos por esse setor, resultando assim uma enorme geração de resíduo. Só no Brasil a construção civil gera mais de 25 % do total de resíduo da indústria. A cadeia produtiva da construção tem um peso grande, devido a emissões de carbono. A construção Civil responde por 40 % do consumo global de energia e por 30 % da emissão dos globais dos gases do efeito estufa relacionado ao consumo de energia.

Dentre outras, podemos citar o reaproveitamento da água e a utilização de energia solar como importantes aliados na redução do consumo dos recursos naturais. Na economia de baixo carbono serve para que seja gerado o menor impacto possível sobre o clima da terra por meio de vários métodos relacionado nas atitudes sustentáveis aqui citados para estabelecer compromissos que devem ser cumpridos de modo que o meio ambiente seja menos prejudicado.

Neste contexto de recursos naturais podemos citar: o que antes descia ralo abaixo rumo aos esgotos, agora é reaproveitada para utilização em jardins, garagens e áreas externas, para alimentar plantas, lavar carros e calçadas, respectivamente. Neste rumo, a utilização de energias limpas, como a solar, eólica e a iluminação natural dos ambientes, tem contribuído bastante para a diminuição do consumo exagerado de energia e produção dióxido de carbono (CO2).

Passo 2-

Sugestão de praticas sustentável:

Abaixo temos algumas praticas de Construção Sustentável:

Titulo de Ação: Sustentabilidade Econômica

Objetivo AÇÃO Resultados Esperados

* Evita enchentes e alagamentos, devido à poluição e o desmatamento na localidade.

* Replantamento de árvores onde ocorre o desmatamento, sendo realizada substituição das que foram retiradas.

* A separação dos resíduos é importante para que o mesmo não chegue aos esgotos, área de reserva ambiental, rios, prejudicando os animais que vivem nessas áreas de reservas e causando assim uma grande enchente nas comunidades. A. Implantar reservatórios para a retenção das águas da chuva.

Reaproveitamento das águas da chuva nas construções, reaproveitando nas obras.

B. Plantar novas árvores, em espaços destruídos devido à construção.

Replantar arvore frutífero dentro dos condomínios. Árvores como Ipê Amarelo e Ipê Roxo, e outras arvores frutíferas. Sendo assim evitar o efeito estufa.

C. Separação de resíduos

Separa os resíduos (lixos) como entulhos, plásticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com