TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Administração – Teoria da Contabilidade, Ciências sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Graziela de Oliveira RA: 9935862415

Sustentabilidade no âmbito Social, Econômico e Ambiental da L&Construção, uma empresa da Construção Civil Sergipana.

Tutor: Fabiano Karaim

Porto Alegre, 21 de outubro 2014.

Introdução

Você sabia que a Construção Civil mesmo sendo umas das maiores geradoras de empregos e de riquezas para o país, com seus resíduos e entulhos é responsável por 50% do lixo produzido no Brasil? Mas sabia que destes materiais até 90% podem ser reciclados?

Por isso nos últimos anos muitas empresas estão aderindo às práticas de meios sustentáveis para seu desenvolvimento, utilizando as normas e resoluções do CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente.

É o caso da L&Construção, com aproximadamente 230 funcionários, sediada em Sergipe e que atua desde 1983 na construção de casas populares com qualidade, e está consciente que o gerador dos resíduos é responsável pela destinação dos mesmos.

 Ao participar de uma feira de negócios o gerente de negócios da L&Construção, Manoel assistiu a uma palestra sobre desenvolvimento sustentável, reuniu um grupo de colaboradores para juntos elaborarem um programa de sustentabilidade, e apresentar aos proprietários da empresa. Com o intuito de adotar as práticas sustentáveis sugeridas pelo projeto, assim aumentar os lucros, valorizar a marca, a competitividade no mercado, conservando o planeta e respeitando as pessoas.

Sustentabilidade

A palavra sustentável tem origem no latim "sustentare", que significa sustentarapoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversidade cultural.

Entendendo o conceito de sustentabilidade, poderemos aprofundar o assunto e falar um pouco sobre Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica.

Sustentabilidade Ambiental

Primeiramente precisamos entender e aceitar que os recursos naturais são finitos, e que devemos nos preocupar com o impacto do ser humano sobre o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham para as gerações futuras.

Sustentabilidade Social

Principal preocupação é o com bem- estar do indivíduo e sua qualidade de vida.

Sustentabilidade Econômica

Modelo que incentiva processos que permitem a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa. Não somente visando os lucros, e ainda respeitando os recursos naturais e as pessoas.

Após um conselho e autorização da diretoria, algumas práticas sustentáveis foram adotadas pela Construtora L& no âmbito social, ambiental e econômico que poderão servir de exemplo para outras empresas que queiram aderir a alguma delas.

Práticas Sociais

Melhorias a Comunidade Local

*Calçada consciente: onde a construtora utiliza parte dos resíduos gerados da obra, para construção de um calçamento aos redores da comunidade com acessibilidade a todos, arborização e sistemas de drenagem do solo para evitar alagamentos.

    Com isso conseguimos a comunidade integrada com a empresa, evitando reclamações e desconfortos.

*Programa Jovem Aprendiz: projeto com parceria do SENAI que integra os jovens estudantes e familiares de funcionários.

   Este projeto ajudou muitos adolescentes a escolherem uma profissão e muitos deles foram efetivados, aumentando a renda familiar.

*Palestras em escolas e creches: Este projeto consiste em introduzir o conceito de sustentabilidade, que pode começar nas suas residências e incentivar principalmente as crianças e os jovens a ter consciência das nossas ações atuais.

   Esta ação ajuda aos futuros cidadãos a atuarem de maneira consciente, reduzindo o gasto abusivo de recursos naturais, alguns  exemplos são o desperdício de energia elétrica ao deixar uma lâmpada ligada desnecessariamente, a torneira ligada enquanto escova os dentes ou quando lava o carro entre outros.

 

Integração e Inclusão dos Funcionários

*Creche para filhos dos funcionários: sabendo como é difícil conseguir vagas para creches comunitárias, e que o valor das particulares muitas vezes não cabem no orçamento, a Construtora mantém uma creche para os filhos dos seus funcionários.

   Esta medida deixou os funcionários mais satisfeitos com seu empregador e com certeza é uma fonte de motivação.

*Vagas para mulheres na Construção Civil: este projeto surpreendeu a todos, foram no total 300 mulheres que se inscreveram para 30 vagas iniciais, que seriam desde limpeza, linha de triagem de resíduos, pintoras, eletricistas entre outras.

   Esta proposta de inclusão não foi somente um ganho para o gênero, mas também para a empresa, que lucrou muito nas contratações. Muitos estudos dizem que mulheres são mais comprometidas com horários, possuem mais flexibilidade e adaptabilidade, são mais detalhistas (diminuindo os problemas de qualidade ou retrabalho), apresentam ambientes mais limpos e organizados e o fator Turnover (rotatividade de colaborador) que é relativamente baixo.

*Programa de Participação dos Resultados (PPR): este programa de incentivo auxilia na redução de custos e na produtividade da Construtora, servindo como motivação e bonificação aos colaboradores.

 Se a empresa alcança sua meta anual, todos os funcionários ganham o 14° Salário.

Práticas Ambientais

Uso Consciente dos Recursos Naturais

*Diminuir o consumo de água: tanto nos canteiros de obras, como nas residências já erguidas é implantado o reuso de água cinza (a água de lavatórios e chuveiros é passada por um processo de desvio na tubulação e tratada para ser reutilizada nas descargas do sanitários).

*Diminuir o consumo de energia elétrica: implantado o sistema de iluminação com garrafa PET ou Sistema Moser (invento de um mecânico Mineiro Alfredo Moser), podendo ser utilizado num canteiro de obra ou até mesmo em residências. Utilizado durante o dia cada “lâmpada PET” gera uma potência de 40 a 60 watts.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com