TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

PASSO II

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

- Ambiental: Essa dimensão propõe que é necessário produzir e consumir de forma que seja possível garantir que os ecossistemas possam ter tempo hábil para se regenerar e capacidade de resiliência que consiste no processo de reter energia quando necessário ou submetido a estresse sem que ocorra ruptura.

- Econômica: é defendido pela Sustentabilidade que os recursos naturais possuem uma finitude dos recursos naturais e a sua gradativa e perigosa extensão, em face da expansão em que o mundo está em relação a padrão de produção e consumo. É necessário buscar outros meios e fontes.  

- Social: Se trata da Justiça Social, que define que todos os povos devam ter o necessário para ter uma qualidade de vida aceitável, sem que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que iram afetar a outros.

- Tecnológica: A tecnologia trás mudanças constantes para o mundo, e com a globalização essa facilidade é disseminada a todos, as empresas responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico não procuram uma produção que economize os recursos naturais e que seja menos produtiva em carbono. Com a globalização é necessário ações sustentáveis para que o desenvolvimento tecnológico não agrida o Planeta.

- Cultural: Para ocorrer uma mudança no sentido sustentável é necessário que haja uma mudança de valores e comportamentos, sendo necessário que a população deixe de consumir e sim usufruir. 

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

As três dimensões citadas são as: Sociais, Econômicas e Ambientais.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A crise ambiental não se trata apenas do aquecimento global, pois caso a humanidade continue nesse ritmo de crescimento existirá cerca de 120 milhões de pessoas por ano que passaram a serem consumidores, e pode ser que ao longo dos anos os recursos naturais não sejam suficiente a todos.

Para isso existem três respostas relacionadas a essa questão: A primeira é contar com a ajuda da tecnologia para desenvolver a capacidade para superar os limites dos recursos naturais, a segunda seria uma mudança radical do padrão existente de produção e consumo que deveria acontecer gradativamente, e a terceira não seria uma resposta, mas sim a situação de não conseguir evitar uma eminente catástrofe que com o decorrer dos anos poderia levar ao fim da humanidade.  

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade  podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as idéias apresentadas no artigo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com