TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E

DA COMPUTAÇÃO DOM BOSCO

ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO

BEATRIZ NASCIMENTO                 20756194

                               

     

Trabalho acadêmico elaborado para a disciplina “Plano de Negocio” do curso de Administração pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).

RESENDE-RJ

2010


SUMÁRIO

‎1-INTRODUÇÃO........................................................................................

‎2- SUSTENTABILIDADE...................................................

‎1.2.1- CONCEITO..........................................................................................

‎3- HISTÓRIA..............................................................................................

‎4- ENERGIAS LIMPA................................................................................

‎5- ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA.........................................................

‎6- TENDÊNCIA DE MERCADO................................................................

‎7- VANTAGENS........................................................................................

‎8- DESVANTAGEM..................................................................................

‎9- CONCLUSÃO........................................................................................

‎10- BIBLIOGRAFIA.......................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

        Praticar a sustentabilidade é um grande desafio, pois esta ação requer reflexão e atitude quanto à necessidade de preservar os recursos naturais para o presente e principalmente para o futuro, bem como considerarmos os aspectos geográficos, políticos, sociais e ambientais nos serviços e produtos.

        Neste trabalho procuramos apresentar o desenvolvimento sustentável, através de praticas de utilização de energias limpas, focando especialmente a energia solar, demonstrando seu crescimento, vantagens e desvantagens, associando-a como uma estratégia competitiva de diferenciação para as organizações.

        

  1. SUSTENTABILIDADE
  1. CONCEITO

        A enciclopedia livre define sutentabilidade uma forma de determinar o desenvolvimento  cultural, economico, politico e social,  com proposito de que tanto a sociedade, ao obter suas  suas necessidades, possam ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma correta.        

        De acordo como relatório da ONU em 1987, chamado de Nosso Futuro Comum  a sutentabilidade  é  um empreendimento  que deve cumprir alguns requisitos básicos, como:

  • Ser ecologicamente correto
  • Ser economicamente viavel
  • Socialmente justo
  • Culturamente aceito

        Sabemos que promover o melhor para os cidadãos e para a sociedade, buscando um desenvolvimento sustentavel, é uma tarefa dificil, pois dependemos de um conjunto, que envolve, pessoas , empresas e governo.

        Os envolvido precisam estar coesos  e com um mesmo objetivo, a fim de apresentar um gestão mais equilibrada, que permita aos objetos economicos, politicos e sociais administrarem de forma eficiente e eficaz.  

        A sustentabilidade de vê ser vista como uma nova ordem  mundial , precisamos pensar que futuro deixaremos para nossos filhos e netos e que atitudes devemos tomar hoje a fim de minimizar os impactos decorrentes da falta de percepção da humanidade.

  1. HISTÓRIA

        As idéias precursoras do desenvolvimento sustentável são creditadas a um engenheiro florestal norte-americano, Gifford Pinchot[1]. Primeiro chefe do serviço de florestas do país, no século XIX, ele defendia a conservação dos recursos apoiadas em três princípios, conforme abordado por Giansanti,(1998)

  1. O uso dos recursos pela geração presente,
  2. Prevenção dos desperdícios
  3. E desenvolvimento dos recursos naturais para todos os cidadãos.

        A expressão desenvolvimento sustentável consolida-se como uma das palavras de ordem contra degradação ambiental e passou a crescer a percepção das pessoas em relação a questão ambiental, que atualmente mobiliza Organizações Não- Governamentais (ONGs), meios de comunicação, instituições, comunidades e diversos outros setores da sociedade.

        Como marco importante nas discussões sobre o meio ambiente, surgiu nos anos 70 a Conferencia de Estocolmo[2], realizada pela ONU onde a preocupação básica era combater as varias formas de poluição.

        No decorrer da historia, percebemos que muitos movimentos foram aparecendo, propiciando novos debates e conceitos que são citados por Giansanti em seu livro Desafio do Desenvolvimento Sustentável, sintetizados abaixo em quatro pontos:

  1. Ecodesenvolvimento, que visava uma alternativa de desenvolvimento para área rural dos países subdesenvolvidos;

  1. Crescimento econômico e gestão consciente do meio ambiente pelo economista I. Sachs, estendendo-se para as áreas urbanas, com foco em planejamento de estratégias plurais;

  1. Documento de Estratégia Mundial para a Conservação da Natureza, visando a elaboração de políticas de desenvolvimento sustentável, definindo três objetivos:
  1. A manutenção dos processos ecológicos e dos sistemas vitais para a humanidade,
  2. A preservação da biodiversidade
  1. E a garantia do uso sustentável dos ecossistemas.
  1. A publicação do relatório Nosso Futuro Comum, que buscou harmonizar desenvolvimento econômico e fontes naturais de recursos,  definindo –se que:

“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende ás necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de a gerações futuras atenderem ás suas próprias necessidades” (Giansanti, pag. 10, 1998)

        Podemos perceber que a humanidade esta enfrentando muitas mudanças, como política, geográfica, econômica e outras, no entanto o maior desafio é de implementar ações viáveis que propicie o desenvolvimento sustentável, envolvendo todos da cadeia global. Na busca do desenvolvimento sustentável requer, algumas ações, segundo Giansanti (1998) como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (386.5 Kb)   docx (290.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com