TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.537 Palavras (19 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2]

Curso de Administração e Ciências Contábeis

SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL:

responsabilidade sócio ambiental empresarial

Christiane Campideli Tavares
Jhonathan Willian da Silva
Mayara Mariane de Oliveira
Mayra Gabriella Vitoriana Machado
Thais Aparecida Silva Souto
Thayná Rayane Pereira

Belo Horizonte

  2014

Christiane Campideli Tavares
Jhonathan Willian da Silva
Mayara Mariane de Oliveira
Mayra Gabriella Vitoriana Machado
Thais Aparecida Silva Souto
Thayná Rayane Pereira
[pic 3]

SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL

responsabilidade sócio ambiental empresarial

Relatório do projeto interdisciplinar do 3º período do curso de Administração e ciências contábeis da Faculdade Novos Horizontes, apresentado à coordenação do Curso como requisito parcial para aprovação no semestre.

Orientador: Profº Marco Aurélio Ramos

Belo Horizonte

  2014

RESUMO[pic 4]

O presente trabalho com caráter qualitativo tem por objetivo analisar qual a influência da implantação da sustentabilidade e da responsabilidade social nos setores da empresa pesquisada. A pesquisa foi realizada em uma empresa do setor industrial, cujo nome fictício é “Transporte”, situada no Brasil. Para atingir os propósitos deste trabalho, tem-se como objetivo geral: identificar a influência da implantação da sustentabilidade e responsabilidade social nos setores da empresa pesquisada com os seguintes objetivos específicos: Apontar as estratégias da organização para implantação da sustentabilidade empresarial. Identificar os benefícios conquistados por meio da responsabilidade social. Descrever os métodos utilizados para divulgação da sustentabilidade da organização para a população. O referencial teórico objetivou atender aos objetivos específicos na visão de alguns autores como: Duarte e Torres, Dias e Korten. Para que estes objetivos fossem alcançados, buscaram-se dados em entrevista semi-estruturada, utilizando a técnica de coletas de dados com um responsável do setor ambiental e dois gerentes de outros setores da empresa, e para preservar a identidade dos mesmos utilizou-se nomes fictícios. Os entrevistados foram: G1 (Engenheiro ambiental) e dois de diferentes setores dentro da linha de produção (F1 E F2).  . Através dos resultados obtidos, observou-se....

Palavras Chave: Sustentabilidade. Responsabilidade social. Balanço social. Responsabilidade social empresarial.

  

SUMÁRIO[pic 5]

1 INTRODUÇÃO......................................................................................4

2 REFERENCIAL TEORICO....................................................................6
2.1 Responsabilidade social empresarial................................................................................................................62.2 Balanço social..................................................................................................... 7
2.3 Sustentabilidade e Gestão Ambiental....................................................................................................................9

3  METODOLOGIA.................................................................................15
3.1 Descrição do objeto de pesquisa.....................................................................15
3.2 Descrições das fontes de informação.............................................................15
3.3 Tipos de pesquisa..............................................................................................16
3.4 Métodos de análise............................................................................................17

3.5 Técnicas de coleta de dados.............................................................................17

4 ANÁLISE DE DADOS.........................................................................18

5 CONCLUSÃO.....................................................................................24

6 REFERÊNCIAS..................................................................................27

7 APÊNDICE  A- QDT


1 INTRODUÇÃO

Com o consumo em grandes escalas e o mau uso dos recursos naturais, houve um aumento na degradação do meio ambiente. Em 1968 a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a realização da conferência Internacional na Suécia a respeito dos problemas ambientais. Mas somente na década de 90 houve empenho mundial no sistema de gestão ambiental na conferência Eco 92 realizada no Rio de Janeiro.

Em termos de documentos da ONU para a Rio+20, gerou uma visão de base para sustentabilidade conhecido como “Triple Botton Line”, linha de três pilastras, que foi criado em 1990, por John Elkington, inglês, fundador da ONG SustainAbility. Essa concepção de tripé diz respeito a: ser economicamente viável, ser socialmente justo; ser ambientalmente correto.

Na atualidade algumas organizações além de buscar o lucro visam adotar uma nova estratégia que tem como objetivo preservar o meio ambiente e os recursos utilizados no processo de fabricação. Observa-se que nem todas as organizações adotam este procedimento por falta de conhecimento ou desinteresse do assunto. Em consequência disto estão perdendo espaço no mercado, pois se trata de um diferencial.

 A Sustentabilidade é o caminho para o desenvolvimento econômico. Ela utiliza os recursos naturais e renováveis de forma mais eficiente e eficaz. A gestão ambiental é o método para se chegar aos objetivos formulados na administração empresarial, para redução do impacto ambiental.

A responsabilidade social empresarial está sendo de grande valia e importância na estratégia das organizações. A sociedade está mais exigente em busca desse equilíbrio nas áreas econômicas, ambientais e sociais que contribui por meio de diversas ferramentas já aceitas e utilizadas no dia a dia para se adequarem aos seus procedimentos e ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (371 Kb)   docx (177.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com