TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Econômica

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

                                                Desafio Profissional

                                               Curso: Administração

                                               

                                                    Novembro/2014

                                                  [pic 2]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Administração, da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Teoria Da Contabilidade, Ciências Sociais, Responsabilidade Social E Meio Ambiente        

Novembro/2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO                                                                                  03

2. PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE                                                   04

2.1 Sustentabilidade Econômica                                                                   05

2.2 Propostas De Ações Voltadas À Abordagem Da Sustentabilidade Ambiental  06

2.3 A sustentabilidade Social                                                                  07

3. CONCLUSÃO                                                                                  08

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS                                                            09                         


1. INTRODUÇÃO

O presente Desafio Profissional que tem como matérias norteadoras Teoria Da Contabilidade, Ciências Sociais, Responsabilidade Social E Meio Ambiente tem o objetivo de apresentar a elaboração de um Programa de Sustentabilidade para a empresa L & Construção localizada em Sergipe, que atua no ramo da construção civil desde 1983 e se destaca por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade. Manoel, gerente de negócios da empresa, após participar de uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável percebeu que era necessário repensar as práticas adotadas pela organização para evitar maiores danos ao meio ambiente, contribuir com a sociedade, valorizar a marca, obter maiores lucros e manter-se competitiva no mercado.

Para chegar ao objetivo, foi criado um grupo de colaboradores para concretizar a sua proposta e apresentá-la em uma reunião aos proprietários da empresa demonstrando a vantagem de se adotar as práticas sugeridas no projeto. Portanto, deverá ser realizado um diagnóstico dos impactos da construção civil no meio ambiente e um levantamento sobre ações voltadas para o desenvolvimento sustentável que, segundo a ONU, consiste na capacidade de suprir as necessidades sem esgotar os recursos naturais. Para Elkington (2011), a sustentabilidade possui três dimensões que se dividem em econômica, ambiental e social.

2. PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE  

Para a elaboração de um programa de sustentabilidade para a empresa de construção civil proposta, é preciso que se faça, primeiramente, uma análise dos impactos que a construção civil causa no meio ambiente. Para tanto, é importante reconhecer que o setor da construção civil é responsável por uma grande fatia do consumo dos recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, o que causa relevantes impactos ambientais. Portanto, com o intuito de reduzir este impacto no meio ambiente, a construção civil tem caminhado rumo ao desenvolvimento sustentável, haja vista tratar-se de um setor importante da economia, essencial ao desenvolvimento econômico do país. Assim, uma série de medidas está sendo colocado em prática, desde a utilização de fontes de energia alternativa à adoção de materiais não tóxicos, recicláveis ou biodegradáveis, bem como soluções inteligentes para a redução do impacto ambiental, fruto das edificações.

Outras iniciativas importantes a serem consideradas são o reaproveitamento da água e a utilização de energia solar como importantes aliados na redução do consumo dos recursos naturais. O que antes descia ralo abaixo rumo aos esgotos, agora é reaproveitado para utilização em jardins, garagens e áreas externas, para aguar plantas, lavar carros e calçadas, respectivamente. Neste mesmo rumo, a utilização de energias limpas, como a solar, eólica e a iluminação natural dos ambientes, tem contribuído bastante para a diminuição dos impactos obtidos no meio ambiente, desde sua geração.

Atualmente há duas linhas de raciocínio em relação à construção sustentável: o de pesquisas em tecnologias alternativas, visando o uso de matérias prima pouco processadas, como pedra, palha, bambu ou terra crua, por exemplo; e o de empreendimentos verdes, tanto na aparência quanto no processo construtivo, com a utilização de energias alternativas, ambientes com iluminação natural e reutilização de recursos. Segundo o Sebrae, 2013, sabe-se que a construção civil no Brasil, atualmente, apropria-se de 40% a 75% do que é extraído do meio ambiente. Além desta grande fatia de utilização dos recursos naturais extraídos, restam os impactos sofridos pelo meio ambiente, oriundos da poluição ocasionada pela escolha dos materiais de construção: materiais químicos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, como amianto, CFC, HCFC, formaldeído, policloreto de vinila (PVC), tratamento de madeira com CCA, dentre outros, por exemplo.

2.1  Sustentabilidade Econômica

A sustentabilidade econômica considera a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos e um fluxo regular do investimento público e privado. Abaixo seguem duas propostas de ações para a L & Construção voltadas para a abordagem da Sustentabilidade Econômica.

TITULO DA AÇÃO Interação da Empresa e Governo

Objetivo

Ação

Resultados Esperados

  1. União da L&Construção e o governo a fim de promover ações de sustentabilidade

A: Promoção de eventos de responsabilidade ambiental

Promover eventos junto aos órgãos governamentais envolvendo temas sobre a responsabilidade ambiental, possibilitando aos colaboradores entender o processo de licenciamento ambiental, o destino e tratamento de resíduos da construção civil resultante e suas atividades de construção, reformas, reparos e demolições de estruturas e estradas, remoção de vegetação, escavação de solos, etc.

B: Prover a construção de casas populares com tijolos economicamente sustentáveis

Promover parceira com o plano do governo “minha casa minha vida” na construção de casas populares promovendo a  diminuição do tempo de construção (devido aos encaixes, que favorecem o alinhamento e prumo das paredes)

C: Divulgar as ações de sustentabilidade praticadas pela empresa por meio da internet

Reunir informações sobre boas práticas sustentáveis, estudos, trocas de experiência e publicações sobre as contratações públicas sustentáveis do governo e outras empresas colaboradoras com mesma visão de futuro.

2. Apoio a programas de conscientização verde

A: Apoio à Conservação Ambiental Bolsa Verde

Promover a cidadania por meio de incentivos da garantia e seguridade ambiental

B: Formação de Corredores Ecológicos

Prevenir a fragmentação de florestas na área de atuação da empresa, por meio da conexão entre diferentes modalidades de áreas protegidas e outros espaços com diferentes usos do solo a fim de diminuir o impacto ambiental.

C: Patrocínio de Projeto Educação Ambiental

Formar futuros cidadãos com intuito de manter um ambiente sustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com