TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICO EM LOGISTICA PCP

Por:   •  17/3/2017  •  Tese  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA EXPORTAÇÃO DE SOJA DO BRASIL PARA CHINA

Serviço Nacional de Aprendizagem Técnica - SENAI

Gilda Nataly Mendes dos Santos Lemos

Jamile Braz Mascarenhas

Natália Mendes dos Santos

Natália Machado dos Santos

Suene Souza Santos

RESUMO

A logística Internacional possui um papel preponderante para todas as empresas que desejem comercializar seus produtos internacionalmente, pois garante a possibilidade de contar com um mercado consumidor mais amplo podendo assim se manter no mercado competitivo. Este estudo expõe uma simulação com os procedimentos necessários para fazer a exportação da soja do Brasil para China, mais especificamente da cidade de Sorriso, Mato Grosso para Xangai. Mostrando passos necessários antes de todo processo, como a escolha do produto e local de destino da exportação, sendo preciso analisar a oportunidade de negocio, o nicho de mercado, o publico alvo, conhecimento da cultura local, restrições e barreiras comerciais e quais documentos são necessários. Para que a exportação ocorra é preciso que vendedor conheça e deixa claro para o comprador o Incoterm (Termo internacional de Comercio), que será utilizado, além, código do produto na tabela NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), a modalidade de venda escolhida, o UFR de despacho, modalidade de transporte que será utilizado, prazos e condições de entrega da mercadoria, valor aduaneiro da exportação.

PALAVRAS CHAVE: Logística Internacional. Comércio Exterior. Exportação.  

1 INTRODUÇÃO

Conhecer os procedimentos necessários para exportação dos seus produtos é fundamental para empresas de diferentes estruturas, pois podem proporcionar vantagem competitiva a frente de outras empresas do mesmo seguimento. 

O estudo se objetiva em construir uma visão da área relação e comércio  internacional com a simulação de um processo de exportação, para aluno do curso técnico em logística que poderão se tornar profissionais com conhecimentos para ingresso nas indústrias e visão critica sobre o tema.

A logística internacional está intrinsicamente ligada à produção e desenvolvimento de país. O aperfeiçoamento na área garante destaque no mercado de trabalho.

2 A CULTURA DA SOJA 

A soja foi um dos cinco alimentos considerados sagrados juntamente com o milho, o arroz, cevada e trigo, pelo imperador chinês Shen Nung em seu livro. A soja simboliza as civilizações orientais e sempre foi associada à longevidade e qualidade de vida, presente em rituais como Mamemaki que é celebrado no dia 03 de fevereiro (sestsubum) em que as pessoas atiram grãos de soja pela casa para espantar os maus  espirilos e consomem o grão torado como garantia de saúde durante o ano todo.

3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA COMERCIALIZAÇÃO

Para que ocorra a exportação da soja do Brasil para China é preciso que aja primeiramente o desembaraço aduaneiro com alguns procedimentos burocráticos com credenciamento junto ao sistema radar (Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação  dos Intervenientes Aduaneiro), na delegacia da Receita Federal, também com outros documentos como: procuração nomeando o representante legal (despachante); declaração para a região fiscal onde será realizado o credenciamento; CNPJ da empresa exportadora; RG e CIC dos sócios da empesa exportadora, alvará de funcionamento. Após esse credenciamento e preciso que o exportador cadastre- se no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

O documento emitido pelo SISCOMEX é: R.E- Registro de exportador que “é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operação de exportação de uma mercadoria e define o seu enquadramento.” (art. 184 da Portaria Secex nº 23, de 2011).

Há ainda os documentos de embarque como: Nota Fiscal documentação obrigatória para qualquer transação de venda de produtos ou serviços; Declaração de Exportação (D.D.E) que com sua elaboração é possível iniciar o processo de exportação; Fatura Proforma é o documento que efetiva o pedido de compra do importador; Fatura Comercial é o documento que deixa claro entre o processo de compra e venda entre exportador brasileiro e importador chinês; Romaneio é um documento que esclarece e comprova peso, quantidade e qualidade da mercadoria; Certificado de origem é o documento que identifica origem de determinado bem devendo seguir regras prescritas seguindo acordo ou legislação pertinente.

4 BARREIRAS COMERCIAIS

A China é uma das maiores importadoras de commodite agrícola do Brasil, porém o protecionismo chinês dificulta a diversificação das exportações brasileiras. Dentre elas a escala tarifaria a principal barreira, onde a China em sua maioria importa  a soja em grãos, pois além dos seu baixo valor em relação a soja triturada, representando apenas 3%  no valor agregado em quanto a soja semeadura  representa &%. A China também visa  essa escala  de forma estratégica, para  a movimentação dos eu comercio interior, o país importador compra a soja em grãos, para que seja triturada em seu país, onde atualmente “ A china hoje é o maior país triturador  de grãos no mundo. Com esse feito, mesmo dependendo do Brasil para adquirir em grande escala o produto tão importante para a base alimentícia do país a, China ainda, por meio do seu protecionismo, consegue estabelecer vantagens econômicas.”

O que não significa que o Brasil, saia prejudicado nessa negociação, até porque  quando se fala de uma negociação comercial, a transação tem que ser vantajosa para ambas as partes. Então no governo ainda da ex–presidente Dilma Rousseff, foi assinado um acordo onde o Brasil passaria a ter autorização para exortar carne de frango para China, em que  até antes desse acordo não se era permitido.

 Mesmo com os entraves, barreiras e protecionismo, a relação da China e Brasil, importador e exportador é basicamente  de dependência um do outro. A China na posição de terceiro maior cliente de valor agregado e o Brasil de terceiro maior exportador do commodite.

5 MODALIDADE DE PAGAMENTO

É de fundamental relevância que a modalidade de pagamento a ser utilizada se encontre na concessão de ambas as partes atendendo de forma paralela os interesses do exportador e do importador, a fim de evitar os diversos riscos de natureza comercial a que eles estão expostos.

A modalidade de Pagamento atribuída a essa exportação foi o pagamento antecipado, onde a mesma estabelece que o  importador realize o provento, antes do exportador embarcar a mercadoria. Para que essa operação realize-se de maneira efetiva, tem-se que seguir alguns parâmetros de imediato, logo após a finalização da negociação, o cliente realiza o pagamento, posteriormente, o vendedor faz todo processo de Desembraço Aduaneiro ( verificação dos dados fornecidos pelo exportador, em relação a mercadoria, legislação especifica e documentos necessários para o importador, com a mercadoria já no país  de destino o comprador, com o Romaneio em lista, Certificado de origem e a Fatura Comercial solicita o desembaraço aduaneiro e retira a mercadoria fechando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (532.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com