TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Tese: TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1

1. DESENVOLVIMENTO

1.1 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO;

É uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro Francês Henri Fayol no período de 1841 a 1925, Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pela adoção de princípios gerais de administração como receituário para o administrador, ênfase no processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar, ênfase na organização formal da empresa e definição as funções básicas da empresa.

1.2 TEORIA DA BUROCRACIA

O termo burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. Segundo Weber,

Apresentam sete dimensões principais, Formalização, divisão de trabalho, princípios de hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalismo do funcionário, funções estas que constituem as características básicas do modelo burocrático.

1.3 TEORIA ESTRUTURALISTA

É considerado um modelo típico de sistema fechado, altamente mecânico e fundamentado em uma teoria de máquina, na qual a organização é concebida como um arranjo estático de peças.

Os estruturalistas criaram varias tipologias de organizações e analises comparativas para melhor compreensão do fenômeno organizacional, incluindo a analise Interorganizacional e o ambiente externo, que passou a ser considerado uma variável a mais no estudo das empresas. Existe algumas características; Adoção de princípios da teoria clássica e da teoria das relações humanas, conceito de estruturas e fundamentações no estruturalismo, aceitação da organização formal e informal, adoção de tipologias para estudar os diferentes tipos de organizações e foco na analise organizacional e na analise interorganizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com