TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Resenha: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Resenha  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Neste relatório sobre teorias administrativas será apresentada uma revisão histórica e conceitual das principais teorias adminidtrativas,que surgiu na Grécia antiga quando o filósofo Platão, em sua obra a República trouxe a idéia de um movimento social que criticasse a administração, propondo a democracia na organização e o controle popular das contas e dos impostos públicos. Aristóteles, discípulo de Platão inovou ainda mais trazendo as três formas de administração, quais sejam, a monarquia, aristocracia e a democracia.

Períodos depois Jean Jacques Rousseau escreve a obra “Contrato Social” marco na história que conceituava como sendo um contrato entre a sociedade e a administração sendo todos iguais sem distinção.

A revolução industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX, foi um marco na história da administração porque trouxe novos conceitos que necessitavam serem estudados.

Antes desse marco da história o mundo comercial se destacava pelas habilidades dos artesãos que trabalhavam com a mão de obra animal ou com a própria força humana. Com a revolução industrial a mão de obra humana e animal foi substituída pelas máquinas que permitiam a produção em massa e exigia a capacitação dos trabalhadores para manuseá-las.

O engenheiro norte-americano Frederick Taylor- 1856-1915, surgiu no século XX, é o pai do que se denomina “Administração Científica”. Por essa teoria, Taylor afirmava que administrar uma empresa deveria ser tido como uma ciência, onde a eficiência do trabalho envolvia desempenhar tarefas do modo mais inteligente e com a máxima economia de esforços.

Acreditava o grande pensador que remunerar um funcionário por sua ideia brilhante que gerasse lucro para empresa não era correto, pois esse ato faria com que o superior se tornasse dependente de seu subordinado.

Taylor tinha como princípios trazidos em sua obra “Princípios de Administração Científica” o planejamento, a seleção ou preparo dos subordinados, o controle e a execução dos trabalhos com disciplina.

Os métodos de Taylor beneficiaram os trabalhadores que passaram a receber ótimos salários, a se sentir valorizados pela sua mão de obra qualificada, a jornada de trabalho foi reduzida e adequada a melhor qualidade de vida, tendo inclusive os empregados direito ao descanso semanal. Os empregadores passaram a produzir produtos mais qualificados, o ambiente de trabalho se tornou agradável e como consequência os gastos extraordinários como as inspeções foi reduzido.

Nesse cenário histórico foi que evoluiu a Administração, isso porque as grandes indústrias sentiram a necessidade de alguém para coordenar a grande massa de trabalhadores.

Em razão disso é que se define a Administração como sendo uma ciência humana fundamentada que estuda os empreendimentos criados por pessoas com o objetivo de alcançar um resultado eficaz.

Para que possa aplicar o conceito de administração é necessário que haja qualquer espécie de empreendimento criado por pessoas com um objetivo comum, estabelecido pela a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com