TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMO DE APROVAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO

Por:   •  22/9/2020  •  Artigo  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara

TERMO DE APROVAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO

O DAAE Araraquara – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara autoriza na data de 01/09/2018 a emissão deste Termo de Aprovação de Homologação de Utilização do Produto, referente à aprovação e utilização dos tubos corrugados em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) da Tigre-ADS em obras de efluentes de esgoto à gravidade, que se localizam no município de Araraquara – SP, com as seguintes observações:

Os tubos corrugados em PEAD cumprem os requisitos de fabricação que cumprem as especificações ASTM F2947, ABNT NBR ISSO 21138-1 e ABNT NBR ISSO 21138-3, sendo amplamente utilizados por companhias de saneamento em vários municípios do Brasil.

É de interesse do município de Araraquara indicar como alternativa aos tubos de concreto à utilização de tubos corrugados em PEAD da Tigre-ADS, para os novos projetos e obras de esgotamento sanitário.

A decisão de homologação deste tipo de tubulação está levando em consideração as justificativas técnicas, listadas a seguir:

* Os tubos em PEAD da Tigre-ADS são leves, seu assentamento não requer máquinas pesadas nas ruas, tem menor potencial de acidentes com os operários, além de ter uma instalação mais rápida, em comparação as manilhas de concreto, acarretando num impacto social menor.

* A baixa rugosidade interna dos tubos em PEAD (coeficiente de manning de 0,010) confere maior capacidade de vazão, possibilitando redução de diâmetro em PEAD de um projeto originalmente em concreto e mantendo a mesma capacidade hidráulica.

* A vida útil de uma tubulação em PEAD da Tigre-ADS é de 75 anos, isto significa uma economia considerável de manutenção e substituição da rede por tempo de utilização.

* Os tubos em PEAD da Tigre-ADS até DN 1200 mm, necessitam de apenas 30 cm de recobrimento para suportarem uma carga de tráfego H25 (20 ton/eixo), possibilitando economia em movimentação de terra e escavação.

* A faixa de pH suportada por uma tubulação de PEAD Tigre-ADS vai de 1,5 a 14, isso proporciona maior resistência a fluídos corrosivos derivados dos gases provenientes da rede de esgoto.

* O sistema de união ponta bolsa da tubulação em PEAD da Tigre-ADS garante 100% de estanqueidade à rede, evitando a infiltração de materiais sólidos causadores de entupimentos ou obstruções parciais das linhas.

Concluiu-se que os tubos em PEAD da Tigre-ADS proporcionam inúmeros benefícios aos seus usuários desta tecnologia e havendo viabilidade financeira, o DAAE Araraquara – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara não enxerga qualquer restrição técnica aos projetos de esgotamento sanitário no município de Araraquara.

DAAE Araraquara – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara

DAAE Araraquara – Departamento Autônomo de Água e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com