TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

THINK

Por:   •  30/3/2015  •  Ensaio  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 9

COACHING: FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIA

  1. COACHING

Boa parte das definições encontradas na literatura para o termo coaching são bem semelhantes. Araújo (1999 apud Ferreira e Monteiro, p.19, 2007) afirma que o termo coach, que é de origem inglesa, provém de um termo utilizado no mundo dos esportes e denomina-se como aquele que possuí o papel de treinador, ou até mesmo de um técnico. Hoje esse termo é utilizado para designar um papel profissional, e não um cargo.

Coaching é uma palavra de origem inglesa e que significa treinamento. Porém, atualmente, essa palavra e o processo em si, coaching, é entendido como processo de orientação que levará à ação, o qual ajudará a pessoa a mudar. Em termos medievais a palavra coach, na língua inglesa, também significa veículo utilizado para levar uma pessoa de um lugar a outro, o que de certa forma assemelha-se com a relação entre o coach e o coachee, o qual leva o cliente a refletir, tirar suas próprias conclusões, definir ações e seguir seus objetivos e desejos. (Oliveira, 2007).

A partir de um segundo ponto de vista, a palavra coach tem o seu surgimento na Hungria, com a expressão carruagem dos Kocs, um vilarejo interiorano que produzia carruagens. (BATISTA, 2013).

O coaching é de suma importância sabermos um pouco sobre o seu percurso histórico. De acordo com Lages e O’ Connor (2010b, Jesus e Matteu, p.44, 2014), o termo coaching que conhecemos hoje não apareceu de repente, o mesmo veio sendo desenvolvido através de mudanças desde o ano de 1980.

Vendo de modo mais específico, conforme Lages e O’ Connor (2010a, apud Jesus e Matteu, p.44, 2014), este termo faz referência à arte de poder oferecer ajuda as pessoas de forma que elas sintam-se ajudadas.

Já para Chiavenato (2002, p.19 apud Ferreira e Monteiro, 2007), “o coaching não é um processo novo. Já foi utilizado como processo pedagógico de ensinar as pessoas a pensar e a refletir para buscar o conhecimento no fundo de si mesmas.”. O coaching tem sido utilizado no mundo todo em programas de avanço pessoal e utilizado por empresas que procuram estimular o nível da atuação de seus líderes e das equipes envolvidas em projetos de forma geral, por meio de novos hábitos, comportamentos e atitudes, O autor supracitado deixa claro que Para que haja o funcionamento do processo de coaching, a pessoa precisa mover-se, aprender a crescer e estar ciente da decisão de se esforçar em busca do seu melhor. O coaching permite identificar metas e organizar as ações que serão cometidas continuamente, buscando atingir os objetivos do processo. O processo de coaching implica na existência de pessoas com objetivos determinados, do coach com desejo de colaborar com o coachee que quer seguir adiante na sua jornada e completá-la.

O termo coaching, na visão de Matta (2008,apud Batista, p.24, 2013), está sendo considerado como um processo que resulta na correção da baixa performance, servindo também para aumentar o nível de desenvolvimento de novos executivos com um alto potencial e harmonizar a performance individual com a organizacional. O coaching é o processo responsável para acompanhar o coachee até o alcance dos seus objetivos, ou seja, até que ele possa chegar a todos os seus resultados.

Downey (2010 apud Batista, p.28, 2013) diz que, mesmo com toda essa diversidade de conceitos que rodeiam a palavra coaching há um consenso entre os pesquisadores, o de que o programa de coaching é utilizado para "ajudar o indivíduo a resolver problemas e transformar o que aprendeu e resultados positivos para si, para sua equipe de trabalho e para a sua organização.".

É sabido que existem vários tipos de coaching, porém os mais utilizados e conhecidos atualmente são o coaching executivo, o empresarial, o pessoal ou de vida e o de carreira. O coaching executivo trabalha a liderança e a motivação das equipes para executivos. O coaching empresarial possui foco nas ações de desenvolvimento de equipes buscando resultados e metas para um bom desempenho profissional. O coaching pessoal ou de vida se atem aos problemas e insatisfações presentes, buscando melhorar a qualidade de vida e aumentando a satisfação pessoal. O coaching de carreira ajuda no planejamento da mudança de atividade para que busca novos horizontes ou está em busca da sua primeira carreira. (Oliveira, 2007).

  1. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Primeiramente definiremos o conceito de competência e gestão, separadamente. De acordo com Tereza Fleury (2000 apud DUTRA, 2001, p.27) a definição de competência das pessoas está estabelecida como “Saber agir de maneira responsável (...) implica mobilizar, interagir, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.”. O referido autor ainda ressalta que, “Uma pessoa é competente quando, graças às suas capacidades, entrega e agrega valor ao negócio ou empresa em que atua, a ele próprio e ao meio em que vive.” (DUTRA, 2001, p.46).

Carbone afirma que competência não é entendida apenas como:

“[...] o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para exercer determinada atividade, mas também como o desempenho expresso pela pessoa em um dado contexto, em termos de comportamentos e realizações decorrentes da mobilização e aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes no trabalho.”. (idem, 2009, p.43).

Batista (2013, p.32) define competência como um termo que "... deriva do latim competentia, que significa proporção, simetria, concordância, ser próprio. Inspira ideia de adequação, conformidade, harmonia, de algo que é apropriado a um contexto, uma situação, exigência ou expectativa.

A expressão competência possui muitos significados. Souza (2007, p.21) expõe o significado de competência como sendo "... de acordo com o Aurélio, significa capacidade; habilidade; aptidão. Ou seja, ter uma ou mais habilidades para desenvolver ou lidar com determinado evento, fato ou problema, que constituem uma situação.". Já para Fleury e Fleury (2000) a palavra competência é utilizada para definir uma pessoa qualificada para realizar algo.

A partir dos conceitos citados é perceptível que boa parte deles ressaltam as capacidades das pessoas para a execução das ações e o saber agir e fazer, característicos de cada indivíduo.

Rabaglio (2008, p.9) define gestão como “... ato de gerir, de administrar. São os meios através dos quais se gerem uma equipe, uma instituição, um projeto ou uma empresa.”.

Ressalta-se ainda que relacionado à gestão por competências, Andrade et al. (2011, p.19) afirma que existe a busca pelo "... desenvolvimento da pessoa e da organização. A combinação destas duas gera vantagens econômicas e o sucesso profissional e empresarial para ambas as partes, principalmente através da participação do indivíduo na aplicação de seus conhecimentos nas tarefas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (281.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com