TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficna Design Thinking

Trabalho Universitário: Oficna Design Thinking. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

Iniciando com a celebre frase de Peter Drucker, “É a mudança que cria uma nova dimensão de performance”, a Oficina de Design Thinking, conduzida pelo empreendedor Celso Leonardo (MMA Experience), apresentou o atual cenário mercadológico, destacando de início seu ponto-chave, o ritmo acelerado de mudanças.

Levando em consideração a citação de Drucker, entramos na análise crítica desse mercado, que é de certa forma, o grande desafio do empreendedor, a compreensão dos fluxos de informações gerados pelas constantes transformações sociais, políticas e econômica. Debates sobre novos paradigmas, nichos e tribos, sustentabilidade, liderança, técnicas de gestão e trabalho em equipe, emponderamento da sociedade e do consumidor, cooperação e gestão de redes, nortearam a cabeça de quem pretende um dia abrir um negócio.

A proposta central da Oficina de Design Thinking, era capacitar as pessoas a identificar problemas e oportunidades, através do seu conceito que pode ser expresso em três palavra-chave: desejabilidade, viabilidade e praticabilidade.

Hora de tirar ideias do papel, correto? Essa é uma etapa muito importante, porém, antes disso, devemos planejar muito bem um projeto de negócios, esclarecendo todos os pontos e dando atenção a todos os detalhes. Contando sua experiência na área de mercado esportivo, o expositor Celso Leonardo levantou um ponto crítico sobre empreendedorismo, que é a dificuldade de abrir um negócio, especialmente no Brasil. Além do processo interno de construção, os fatores externos, como a forte burocracia, são confrontos que o indivíduo que planeja empreender terá de enfrentar. “Ser empreendedor é foda, ainda mais no Brasil. Empreendedorismo está longe de ser aquela fantasia criada de que tudo é bonito”. Força de vontade é o combustível que não poderá faltar para percorrer este distante percurso que é empreender.

Pondo em prática as ideias apresentadas durante o encontro, utilizamos uma importante ferramenta do processo criativo, o brainstorm. Essa etapa dinâmica foi eficiente para conseguirmos compreender a proposta central, a identificação de uma oportunidade e a análise de sua viabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com