TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

                                       

                                        EDNA CRISTIANE RAMOS DASILVA

PROJETO DE INTERVENÇÃO: A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO NA RESSOCIALIZAÇÃO PRESIDIONAL

[pic 2]

Palmares

                                                                       2016

                                        EDNA CRISTIANE RAMOS DA SILVA

PROJETO DE INTERVENÇÃO:   A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA RESSOCIALIZAÇÃO PRESIDIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Supervisionado II.

Palmares

2016

1-        APRESENTAÇÃO

.1 APRESENTAÇÃO

Este   projeto   de   intervenção  tem a finalidade de mostrar o processo de ressocialização do sistema presional , dentro do aspecto educativo da Lei de Execuções Penais (LEP) , 7.210 de Julho de 1984 , onde esse processo apresenta a vivencia dos reeducandos dentro do sistema presional Dr.Rorenildo da Rocha Leão , o relacionamento destes com a instrução escolar ,de trazer ao conhecimento de todos que será através da educação que se dará a ressocialização dos apenados e egressos do sistema carcerário.

        

Palavras Chave: Prisão, Educação e Ressocialização

Tais condições pedagógicas devem permitir com que esses reeducandos possam ter acesso a um processo de aprendizagem, fazendo com que sirva também de incentivo e percebam o quanto a educação é importante , ajudando a aumentar a estima de cada um além de ajuda-los na ressocialização e reinserção perante a sociedade.

Com isso a educação deve ter papel educativo, isto é , o de permitir que esses reeducandos possam ter oportunidades de estudar e reconstruir suas esperanças de vida reforçada pela ampliação dos seus direito a uma vida mais digna .

2-        JUSTIFICATIVA

A sociedade afligida pelo medo protesta pelo afastamento dos autores da violência do convívio social. Entretanto o que acontece é que as pessoas desejam o encarceramento desses indivíduos, mas esquecem que depois do cumprimento da pena por esse reeducando, ele estará de volta à sociedade. Percebe-se que, não há nenhuma preocupação pela maior parte dos cidadãos com a ressocialização dos reeducandos, por isso a educação dentro da Unidade Predional é importante para demonstrar a possibilidade de mudança de comportamento daquele ser humano que se encontra vulnerável quando fica privado de sua liberdade e no momento de retorno à sociedade, construindo alguns projetos de políticas públicas, em específico na área da educação, os quais buscam formas de reduzir a taxa de reincidência e conseqüentemente à prevenção da criminalidade dentro e fora do cárcere.

A importância da educação no momento da saída do egresso do sistema prisional, bem como as vicissitudes deste, lembrando que não há intenção de abordar a violência e a dor causada a  sociedade em geral, mas sim fazer a interlocução e diretrizes para trazer à tona o espírito da lei conferindo ao sujeito egresso do sistema prisional uma série de direitos e deveres, visando assim possibilitar não apenas o seu isolamento e a retribuição ao mal por ele causado, mas também a preservação de uma parcela mínima de sua dignidade e a manutenção de indispensáveis relações sociais com o mundo extra muros, colaborando para transformá-los em pessoas capazes de viver em harmonia com a sociedade.

        

3-        OBJETIVOS

3.1- GERAL:

crianças que frequentam e o PETI e que através de levantamento feito pela

equipe   técnica   do   CREAS   são   crianças   vítimas   de   diversos   tipos   de

negligência.

Promover ao reeducando a condição de refletir sobre a importância do sistema    educacional sendo uma das prestações básicas mais importantes não só para o homem livre, mas também para àquele indivíduo que se encontra privado de sua liberdade, constituindo-se, neste aspecto, como um elemento do tratamento penitenciário como meio para a reintegração do indivíduo ao meio social. A educação é garantida para todas as pessoas e está direcionada para o pleno desenvolvimento da personalidade do ser humano e o fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais.

crianças que frequentam e o PETI e que através de levantamento feito pela

equipe   técnica   do   CREAS   são   crianças   vítimas   de   diversos   tipos   de

negligência.

3.2- ESPECÍFICOS:

– Otimizar seu regresso a sociedade de forma saudável e agradável para ambos , no intuito de devolvê-lo ao social com qualidades necessárias a vida em grupo;

 – Propor fortalecimento dos vínculos familiares já existentes e estimular a construção de novos vínculos que agreguem valores a sua vida ;

  – Preparar para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;

  – Liberdade de aprender ,ensinar ,pesquisar e divulgar o pensamento , a arte e o saber;

   

4-        PÚBLICO ALVO:

Reeducandos em processo de soltura , seja pela liberdade Condicional ou Progressão de Regime

5-        METAS A ATINGIR:

A conscientização dos reeducandos sobre a melhoria  de comportamento ,atitudes e atos uns com os outros fazendo com se torne mais compreensivos as suas situações . A educação é um dos fatores preponderante para a reinserção dos reclusos na sociedade evitando a reincidência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (297.9 Kb)   docx (414.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com