TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

SANTO ANDRE

2017

TÍTULO DO TRABALHO: MARKETING DE RELACIONAMENTO

A SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Universidade Anhanguera.

Orientador: Prof.(ª).

Santo André

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 O PROBLEMA 4

2 OBJETIVOS 4

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 4

3 JUSTIFICATIVA 5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

5 METODOLOGIA 8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 8

REFERÊNCIAS 9

APÊNDICE 10

ANEXO 11

1 INTRODUÇÃO

1.1 O PROBLEMA

Como satisfazer e fidelizar clientes da área bancaria?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Entender como satisfazer e fidelizar clientes na área bancária.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

• Demonstrar a importância da satisfação e fidelização do cliente na área bancaria.

• Conhecer as forças e fraquezas dos serviços oferecidos pelos maiores bancos do Brasil.

• Apontar melhorias para a satisfação e fidelização do cliente na área bancária

3 JUSTIFICATIVA

O Marketing vem se tornando ferramenta indispensável em qualquer empresa e a satisfação e fidelização do cliente esta cada dia mais exigente com a concorrência do mercado, assim, as empresas precisam cada dia mais se preocupar não apenas em captar clientes novos, mas também satisfazer e fidelizar os clientes já conquistados para que o mesmo fique encantado com sua empresa todos os dias.

O setor bancário vem crescendo a cada dia e junto vem crescendo a concorrência dos bancos. O cliente hoje em dia tem muita facilidade e liberdade de escolher o banco que deseja manter relacionamento, por isso se torna indispensável à satisfação e fidelização de seus clientes ativos e não apenas se preocupar em conquistar mais clientes.

Nesse trabalho será demonstrado de forma clara e objetiva como fidelizar e satisfazer os clientes no setor bancário, a importância de satisfazer e fidelizar o cliente, qual a percepção dos clientes com relação aos serviços prestados, assim como o que pode ser melhorado para que o consumidor tenha um melhor relacionamento com a instituição bancária.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 MARKETING

Normalmente, o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias (KOTLER, 2000,p. 25).

Como disse Kotler (2007, p. 3), “a função do Marketing, mais do que qualquer outra nos negócios, é lidar com os clientes. E continua dizendo que Marketing é administrar relacionamentos lucrativos com o cliente e que os dois principais objetivos do marketing são: Atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter e cultivar os clientes atuais, propiciando-lhes satisfação”.

O Marketing ainda é entendido por algumas pessoas como uma forma limitada de propaganda e venda de produtos e nada mais, mas o marketing vai muito alem disso. Tudo que envolve o cliente é praticado pelo marketing, desde a simples venda de produtos como a de fidelizar os clientes. (COBRA, 2011, P. 32).

De acordo com Cobra (2011, p. 32) o papel do marketing:

[...] é sem dúvida, satisfazer às necessidades do consumidor. Mas o que se vê na realidade brasileira é que o marketing é muitas vezes acionado na expectativa de criar desejos de consumo de certos produtos ou serviços inócuos ou que não atendem a nenhuma necessidade.

O marketing apesar de ser praticada desde séculos anteriores, ela vem mudando alguns conceitos e se atualizando ao passar dos anos.

Para Casas (2009, p. 15) o novo conceito de marketing é:

[...] a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de trocas orientadas para a criação de valor dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos através de relacionamentos estáveis e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.

4.2 MARKETING BANCÁRIO

O marketing de produtos se diferencia um pouco do marketing de serviços, a principal diferença entre vender produtos e vender serviços fundamenta-se no fato de que o produto normalmente determina a estratégia de marketing. Na venda da maioria dos serviços (Há exceções), a estratégia frequentemente se desenvolve fora das influencias motivacionais que cercam o serviço, estando relacionada com ele somente de maneira indireta (TOLEDO, 1978, p. 31).

O marketing dos bancos é um marketing especializado, não só por referir-se a setor bancário de serviços como também por apresentar características peculiares não encontradas em outras categorias de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com