TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.333 Palavras (14 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 14

GESTÃO DE CUSTO: MENSURAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO DE UM NEGÓCIO DO RAMO DE ALIMENTAÇÃO

SEBASTIÃO FRANCISCO SANTOS[1]

sebastiaosantos40@hotmail.com

EMMANUEL MARQUES SILVA[2]

empreendedor_es@hotmail.com

RESUMO

Este artigo procurou dentro do período de janeiro a março de 2015 calcular os custos dos produtos vendidos de um pequeno empreendimento informal, de maneira a possibilitar uma melhor visão sob os seus custos e despesas.  Metodologia utilizada foi a técnica do custeio direto, com apropriação dos custos indiretos proporcionalmente ao nível de custo diretos de cada produto. Os resultados demonstraram que o produto churrasquinho de boi foi o que apresentou maior nível de vendas no período, no entanto o churrasquinho misto foi o que apresentou maior margem de contribuição. Por fim, notou-se que todos os produtos comercializados possuem margem de contribuição positiva, o que tende a gerar retorno positivo para o empreendimento estudado.

Palavras Chaves: Custo, Despesas, Lucro, Empreendimento.

1        INTRODUÇÃO

        

Atualmente, os índices governamentais tem indicado uma constante variação na taxa de desemprego, como apresenta os dados do IBGE (2014) em agosto de 2014 eram de 4,9% com variação de regiões metropolitanas para mais ou para menos, nota-se também que o emprego não é mais o mesmo tão duradouro como no passado, e que a especialização leva muitas pessoas à exclusão no novo mercado de trabalho.

        Nesta perspectiva tem-se notado uma tendência de aumento do número de pessoas que abrem o seu próprio negócio próprio para a sua sobrevivência e de sua família.

        No Brasil, esse contexto está cada vez mais freqüente. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (PNAD), indicam que em 2012 haviam 23,1 milhões de micros, pequenos e médios negócios. Os micros e pequenos negócios eram 99%, que representavam 20% do PIB e 60% dos empregos. Desse continente 7,2 milhões, ou seja, 31,17% eram de mulheres. Dessa soma, 39% eram as chefas de família e 27% estavam acima dos 40anos, segundo fontes do SEBRAE (2014).

        No entanto, segundo dados do SEBRAE (2010), cerca de 20% a nível nacional e 23% no ES não chegam a dois anos e 58% não chegam a cinco anos e elenca como principais motivos: falta de clientes, concorrência, burocracia, impostos, avaliação de custos e fluxo de caixa entre outros. Por isso é indiscutível a importância de planejamento de qualquer que seja o negócio, para que não nasça com poucas chances de vida, pois “como não há mercado demandante suficiente para todos os ofertantes colocarem seus produtos, alguns conseguirão fazê-los e outros não” (CORRÊA, 2001, p 26).

        Em face do exposto, este trabalho tem por objetivo auxiliar um pequeno empreendedor individual do ramo de alimentação com o objetivo de possibilitá-lo a calcular os custos de seus produtos vendidos e consequentemente avaliar a lucratividade de seu negócio.

                 

2      REFERENCIAL TEÓRICO

Primeiramente buscou-se definir alguns termos básicos.

2.1 CUSTO

Quando se fala em custo, sob a ótica do comprador o conceito é muito claro, custo é igual ao valor de aquisição do produto. No entanto quando se pensa sob a ótica do produto o conceito toma outras acepções.

Custos estão diretamente relacionados ao processo de produção de bens ou serviços. Diz-se que os custos vão para as prateleiras: enquanto os produtos ficam estocados, os custos são ativados, destacados na compra de Estoques do Balanço Patrimonial, e não na Demonstração de Receita, Somente farão parte do calculo do lucro ou prejuízo quando de sua venda, sendo incorporado ao DRE e confrontado com as receitas de vendas (BRUNI, et all, 2007, p 25).

           

Definir custo passa por determinar as medidas monetárias com visão de sacrifício que a empresa deve manter para atingir seus objetivos dentro de um conceito de contabilidade, e o seu reconhecimento de modo geral depende da gestão de controle das fianças e pode ser interpretada de diferentes formas.

A palavra Custo possui significado muito abrangente: pode ser utilizado para representar o Custo das Mercadorias Vendidas em uma empresa comercial, o Custo dos Serviços Prestados em uma empresa de prestação de serviços, o Custo de Fabricação de um produto, o Custo Direto de Fabricação etc (RIBEIRO, 2009, p 21)

Este conceito nos leva a termos uma compreensão de que para obtermos bens e serviços aplicados à produção é preciso analisar cada uma das terminologias para podermos definiras expressões que nos leve ao melhor contexto final, pois elas podem assumir diferentes conotações.

O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento de utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Exemplos: a matéria- prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim ficou durante o tempo de estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo de matéria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda (MARTINS, 2006, p25)

         

Este conceito nos leva a termos uma visão do emaranhado de palavras que nos leva a diferentes conceitos de custo como: Custo direto e indireto, fixo ou variável, semifixos e semivariáveis, Custos Primário, Custo de Transformação, Custo de Produção e etc.

21.1 Custo Direto

         É fácil de ser conhecido, pois geralmente corresponde aos valores integralmente gastos na compra dos materiais utilizados. Ribeiro (2009, p11)  custos estes como a mão de obra na fabricação na fabricação, matérias primas, e etc.

2.1.2 Custo Indireto

São assim denominados porque não corresponde a gastos realizados especificamente para esse ou aquele produto. Ribeiro (2009, p. 12) conceitua este termos como sendo gastos geralmente que pode ser rateado por toda a produção como, por exemplo: aluguel, energia elétrica, bens e utensílios, gás, depreciação das maquinas e etc.

2.1.3 Custos Fixos

São aquele que independem do volume de produção do período, isto é, qualquer que seja a quantidade produzida, esses custos não se alteram. Ribeiro (2009, p, 31) eles estão diretamente relacionados aos custos indiretos da fabricação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (564.4 Kb)   docx (124.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com