TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  21/3/2017  •  Monografia  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  1.203 Visualizações

Página 1 de 11


Projeto Multidisciplinar – Ambiente Financeiro
                   








Autor: Carla Severo
RGM: 16969596
Curso: Administração
Tutor: Márcio Franscisco











Resumo

        Este trabalho abordará a importância do setor financeiro e algumas das ferramentas utilizadas para que o mesmo seja eficaz. A medida da leitura espera-se que fique clara a importância da utilização de boas ferramentas para a gestão da organização. A organização tomada por exemplo é de porte pequeno, porém está sendo levado em conta organizações de todos os portes.








































Sumário

1 – Introdução
2 – Ambiente Financeiro
3 – Dificuldades do setor
4 – Sistema de Contas a pagar e a receber
5 – Ferramentas para Gestão Financeira
6  - Principais funções das Ferramentas
7 – Demonstrativos Financeiros
8 – Conclusão
9 – Referências




































Introdução

    Neste trabalho, objetivamos entender melhor a importância do setor financeiro da forma mais simples de todas: pela observância e por pesquisas, foi utilizada a Internet para extração de informações claras a respeito dos assuntos abordados. A empresa que foi tomada por base é uma agência de Recrutamento e Seleção que se localiza em Porto Algre/RS. Ela já está no mercado há 23 anos e coo toda empresa teve seus momentos de crise e de triunfo também. Por ser uma empresa de porte pequeno, alguns processos internos foram se modificando e atualizando para que pudesse sobreviver ao mercado.




Ambiente Financeiro

        Essa empresa surgiu há cerca de 23 anos atrás. Os donos Tinham em mente criar uma empresa que trabalhasse com excelência na área de Recrutamento e Seleção, como o slogan da empresa já diz “Ser Humano é o nosso diferencial”. O foco maior é manter-se em constante desenvolvimento e aprimoramento de habilidades para ajustamento de perfil de candidatos a serem futuros profissionais dentro da organização de seus clientes, suprindo assim a necessidade do cliente (organização) ao mesmo tempo suprindo a necessidade do candidato de crescer amplamente.
        Os departamentos nesta empresa são; financeiro que também abrange setor de  compras, setor de estágios de cuida da documentação de estagiários, setor comercial que é captação de novos clientes, setor que cuida das avaliações psicológicas e recrutamento e seleção. Pude observar que por ser uma empresa de porte pequeno, há apenas 2 pessoas plenamente envolvidas no financeiro que são as 2 sócias.
        As funções que são exercidas no setor incluem contas a pagar e receber, pagamento dos funcionários, analisa investimentos que podem contribuir para crescimento de capital, e neste caso (que em algumas empresas o setor é separado) também cuida da compra de material.
        A empresa que escolhi por ser de porte pequeno não dispõe de muitos setores, e os processos todos são bem mais simples do que uma empresa de porte médio ou grande. Porém, fiz também algumas pesquisas na Internet sobre os diversos assuntos a serem tratados aqui neste trabalho como por exemplo:
- Quais as maiores dificuldades para atuação no setor financeiro de uma empresa?
- Sistema de contas a pagar e a receber?
- Ferramentas de gestão do setor financeiro? E as vantagens de algumas delas?
- Principais aplicativos e funções das ferramentas?
- Demonstrativos financeiros?

 
Dificuldades do Setor

        A maior dificuldade do setor financeiro que percebi em minha pesquisa, é o paradigma de que para acelerar e obter maior acertividade dos processos no setor financeiro é necessário tornar automatizado os processos que tem sido feitos manualemtne, ou seja, contratar uma ferramenta para gestão capaz de automatizar o manual. Isso reduzirá os erros que possam ser cometidos. Porém, isso gera uma preocupação maior com a segurança destas informações. No momento que você lança alguma informação na Internet, a chance de cair em mãos erradas aumenta.
        Se a frase “conhecimento é poder” é a chave para vencer em alguma área, com certeza isto também se aplica às empresas, quanto mais informação útil acerca da teconologia, e dos próprios clientes e suas necessidades a organização obtiver mais fácil ficará de vencer o paradigma com segurança.
        Outro assunto que está ligado a dficuldade do setor financeiro é o corte de custos. E nesta matéria para vencer a crise é necessário saber os custos que se deve cortar, e como implementar um sistema que substituirá o que foi cortado e reduzirá o custo algumas vezes em 80% como no caso do consultório médico que resolveu implementar uma plataforma online para apresentação dos serviços prestados e estar mais fácil ao alcance dos seus pacientes. A medida que o tempo passa a tecnologia avança e isto contribui para mudanças, algumas delas se bem pesquisadas podem fazer milagres no setor financeiro.

        
Sistemas de Contas a pagar e a receber

        Como em uma residência, se você não pagar a conta de luz, o pessoal da companhia elétrica irá cortar sua luz, da mesma forma é em uma empresa. Só que a empresa tem muito mais compromissos e boletos para pagar. Desde compras do material de escritório, pagamento de funcionários, pagamento de impostos, pagamentos de luz e água, enfim, a lista é quase interminável. É necessário um sistema que organize as contas a pagar e também lhe ajude a se encontrar no que seus clientes tem que te pagar. Cuidado com prazos e vencimentos é essencial.
          Se a gestão financeira não conseguir controlar o pagamento das contas nos prazos, irá acabando por gerar um gasto maior com as multas e os juros. Para que esse processo seja um sucesso, é necessário compreender que por ser empresa se torna um processo mais complexo do que simplesmente pegar os boletos e pagar, no caso de contas a pagar e a receber de uma empresa é necessário possuir uma relação de todas as contas que devem ser pagas e também de todos os valores que serão recebidos.
        Por quê ter tanto controle, anotações, planilhas? Simples, em caso de que haja pagadores inadimplentes, é necessário que a cobrança da dívida seja feita de forma adequada. Também temos que levar em conta que estar com os prazos em dia é necessário ter uma planilha para evitar se peder do que foi feito ou do que se fará. Como se está lidando com dinheiro (que é o sangue da organização), é necessário sim uma atenção redobrada, afinal, ninguém que perder e no caso do setor de contas a pagar e a receber um erro pode resultar em uma tragédia financeira, por isso mesmo o perfil do profissional de contas a pagar e a receber é de um profissional focado e organizado.
        Uma dica que serve não apenas no setor do contas a pagar é que haja um sistema único de informações, se o profissional responsável faltar algum dia, sair de férias ou ficar de atestado, outro profissional responsável tem se “achar” ou “encontrar” nas informações, tem que ser claro, organizado e de preferência de que haja uma planilha com os compromissos, nível de prioridade, datas, etc.

        
Ferramentas para gestão financeira

        Para a organização das finanças ser eficaz e por consequencia tornar o crescimento sustentável, dispor de ferramentas de gestão se torna necesário para reduzir a possibilidade de erros que poderão impactar de forma negativa na organização. Dando uma pesquisada pude notar a existência de pelo menos 8 ferramentas recomendadas para gestão financeira ao se refirir a fluxo de caixa:
1. iContas - Além de permitir que se gerencie contas atuais e futuras, o aplicativo disponibiliza a criação de relatórios, gráficos de receitas e despesas.

2. Bills Reminder - O aplicativo de organização de contas oferece até a opção de cadastrar alertas personalizados. As contas são separadas de acordo com as categorias: pagas, atrasadas, a vencer e não pagas.

3. Mobills - Permite que o usuário tenha acesso a experiências e dicas de finanças compartilhadas por outras pessoas.

4. Finance - Entre os diferenciais interessantes disponibilizados pelo aplicativo está a oportunidade de anexar a imagem do comprovante de pagamento das contas.

5. Meu negócio em dia - A ferramenta busca ajudar empreendedores a organizarem tanto as finanças empresariais, como as pessoais.

6. Minhas Economias - A plataforma oferece ferramentas como um modelo de planilha de fluxo de caixa, entre outras facilidades.

7. SME Tooklit Brasil - Tenha acesso a metodologias e ferramentas bastante uteis para gestão financeira da sua PME nesta plataforma global.

8. MoneyWise - O aplicativo oferece a opção de filtrar os dados cadastrados e repassa-los para um Excel.

        Essas são apenas algumas das ferramentas disponíveis, porém cada uma tem uma grande importância na hora de organizar o caixa. O problema é de que forma elas estão sendo utilizadas porque muitas empresas ainda fazem esse controle por planilha eletrônica. Não é que as planilhas eletrônicas sejam ruins, porém qualquer pessoa pode alterar as informações com facilidade e resultar na perda de todo um trabalho e controle. Além disso, é preciso que se tenha um grande conhecimento nelas para conseguir criar as fórmulas e planilhas exatamente como precisa.
        Nesse ponto, a melhor solução é contar com a tecnologia, que possui softwares específicos que ajudam na gestão financeira da empresa Um bom exemplo é o Flua, que conta com um sistema de gestão online que abriga todos os recursos que se precisa e ainda é simples de manusear. Ele também conta com recursos, como o envio de lembretes das contas que estão para vencer e gera relatórios, que permitem uma melhor visualização do seu caixa.
        Por isso, as empresas que pretendem organizar as finanças de uma forma simples precisam contar com as ferramentas certas e um sistema que contribua para esse controle.

        
Principais Funções das Ferramentas

        Vamos ver de exemplo as principais funções da ferramenta Bills Reminder: Neste aplicativo está disponível
em uma única plataforma, uma central de avisos de todas as contas que você tem que pagar. Você cadastra as informações, como data de pagamento e valores, e a ferramenta te avisa por meio de lembretes no smartphone quando estiver chegando o dia para o pagamento. Ele separa as contas em quatro categorias, que facilitam seu controle: próximas, atrasadas, quitadas e não-quitadas. 

        
Demonstrativos Financeiros

        Vamos falar sobre a análise dos índices de liquidez. Nesta organização que tomei por base, ano de 2015 foi contratado um gestor (que é concorrente do Sebrae) para trabalhar com os indicadores de desempenho e auxiliar a dar uma reforçada para que a equipe sentasse juntamente e analisassem no que poderiam melhorar, enfim. Uma empresa para tomar decisões que afetarão seu futuro, precisa antes parar e rever como está sua situação atual e o que realemnte já tem feito para melhorar e o que ainda pode fazer para alcançar suas metas.
        Através da pesquisa, pude compreender que os indicadores são agrupados em quatro categorias: Indicadores de Rentabilidade, Indicadores de Estrutura de Capital, Indicadores de Atividade e por fim os Indicadores de Liquidez. Os indicadores de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa quando comparado a suas obrigações junto a fornecedores e funcionários.

Liquidez Corrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (462.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com