TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO GESTÃO DE PESSOAS II PESQUISA SOBRE ANDRAGOGIA

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO GESTÃO DE PESSOAS II

PESQUISA SOBRE ANDRAGOGIA

O termo Andragogia surgiu em 1833, em uma obra do pedagogo alemão Alexander Kapp que é citado como criador da Andragogia, mas Malcolm Knowles que na década de 1970 espalhou o conceito que segundo ele é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, em contra ponto a pedagogia que se refere à educação de crianças, e por conta disso ele é considerado o pai da Andragogia. Já para educadores como Pierre Furter a Andragogia é o conceito amplo de educação do ser humano de qualquer idade.

A UNESCO para se referir à educação continuada utilizou o termo “Andragogia é a arte de causar o entendimento”.

A ciência estuda as melhores práticas para orientar o aprendizado dos adultos. É necessário considerar que a experiência é uma fonte abundante para o aprendizado dos adultos, que são motivados a aprender conforme vivenciam as suas próprias necessidades e interesses que a aprendizagem trará a sua vida, o modelo Andragógico se baseia nestes princípios:

  • Necessidade de saber: Os adultos precisam saber por que precisam aprender algo, necessitam saber qual o ganho que terão no processo para que consigam realmente aprender, os benefícios e as vantagens do processo de aprendizagem precisam estar bem claros ao aluno.
  • Autoconceito do aprendiz: Os adultos são responsáveis por suas vidas, suas próprias decisões, portanto querem ser vistos e tratados como capazes de se autodirigir, portanto é importante respeitar a autonomia do aluno.
  • Papel de experiências: Técnicas de educação que somente transmitem conhecimentos não são aplicáveis para indivíduos autônomos e com experiência de vida, para o adulto as suas próprias experiências são base de aprendizado e as técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes.
  • Prontidão para aprender: Adulto automaticamente fica mais disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem que esta relacionada a situações do seu dia-a-dia, a partir do instante que o aluno tem consciência do aprendizado para o seu cotidiano, ele se engaja com maior afinco nos estudos.
  • Orientação de aprendizagem: O adulto tem mais facilidade para aprender quando os conceitos estão contextualizados indicando alguma aplicação e utilidade.
  • Motivação: Adulto por ter um olhar mais voltado para a sua realidade, buscam motivações além do aprendizado em si, geralmente são mais motivados a aprender por valores intrínsecos como autoestima, qualidade de vida e desenvolvimento.

A Andragogia busca ensinar aos adultos como respeitar sua independência e autogestão em um ambiente próprio e a relação com o professor também é diferente. O aluno e o professor são indivíduos na mesma faixa etária e que geralmente tem a mesma experiência de vida, assim o professor se torna simplificador no processo de aprendizagem do aluno, além de uma troca maior de experiência entre o aluno e o professor, assim tornando um aprendizado de mão dupla.

Andragogia tem muito a contribuir para os ensinamentos em empresas, pois, em uma empresa a ciência se torna uma forma eficaz de ensinar de maneira direcionada e objetiva. Consequentemente na hora de promover treinamentos, cursos e demais informações, utilize as premissas descritas acima para garantir a aprendizagem eficiente e benéfica para os colaboradores e para a organização.

A Andragogia tem aplicação no ambiente pessoal, social, empresarial ou político, é um ensino que se baseia na motivação e no autoconhecimento, além da própria experiência de vida do aluno. Por trabalhar com assuntos aplicáveis no dia-a-dia garante um aprendizado consciente e disseminado, de forma mais madura, assim se tornando um ensino mais efetivo.

Os adultos não aprendem como as crianças e jovens, que ainda estão construindo suas percepções de mundo e conhecimentos, os adultos não adquirem conhecimento em uma sala de aula simplesmente ouvindo os professores falaram, a transmitir o ensinamento para o adulto é muito diferente de outras faixas etárias, por isso foi necessário à existência da Andragogia.

Na Andragogia a comunicação é reciproca e horizontal, o ensino é direcionado ao aluno, em suas condições, motivações e nas suas oportunidades para assim desenvolver competências, o aluno é mais independente com autodesenvolvimento continuo e aprendizado que atende as suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com