TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Adm Administração Financeira para Famílias

Por:   •  28/4/2019  •  Monografia  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O presente estudo tem como objetivo conhecer as causas do endividamento familiar e implementar a educação financeira como modo de prevenir e resolver o endividamento familiar, considerando que uma boa administração financeira no lar se faz necessária para que haja equilíbrio entre os gastos e a renda familiar

Buscamos analisar como ocorre o endividamento através de técnicas de controle financeiro. Para isso será realizada uma pesquisa para conhecer os principais motivos do endividamento, e a partir deste estudo desenvolver um planejamento que ensine como administrar as finanças familiares.


Introdução

Em janeiro de 2018, segundo dados do SPC(Serviço de Proteção ao Crédito) havia um total de 60,7 milhões de consumidores negativados no país. O número representa 39,91% da população com idade entre 18 e 95 anos e revela que a recuperação econômica em curso ainda não bastou para que o número de inadimplentes recue.

Considerando os números apresentados percebe-se como a educação financeira se faz necessária nas famílias brasileiras, não apenas para que as famílias saiam do endividamento, mas também para que o mesmo seja evitado.

A administração financeira é de extrema importância não apenas empresarialmente, mas também no âmbito pessoal. Saber como, quando, e onde aplicar determinado recurso faz parte do gerenciamento financeiro familiar, e é isto que queremos demonstrar.

Tema

A importância a educação financeira familiar para evitar o endividamento levado pelo consumo excessivo e má administração dos recursos financeiros.

Delimitação do Tema

Este trabalho será focado na importância da educação financeira como forma de evitar o endividamento familiar.

O endividamento no familiar no Brasil é algo recorrente e que tem se tornado difícil de resolver, segundo estudo realizado pelo CNC (Confederação Nacional do Comercio) no período de junho de 2017 a dezembro de 2017 o percentual de famílias endividadas subiu de 59,4% para 62,2%, entretanto com este estudo buscaremos dentro da  administração financeira métodos para que este problema seja resolvido.

Justificativa do Estudo

O tema foi escolhido por se tratar de um assunto que pode se transformar em um problema para o brasileiro e para mostrar que o objeto de estudo pode ser solucionado se as famílias tiverem conhecimento de administração financeira.

Problema

Quais fatores influenciam para o mau endividamento de pessoas físicas?

Objetivo Geral

Identificar os principais impactos que influenciam o endividamento de pessoas físicas e evidenciar os melhores métodos a serem aplicados para manter a vida financeira estabilizada.

Objetivos específicos

  • Aplicar administração financeira na vida de pessoas físicas, afim de evitar o mau endividamento.
  • Pesquisar as principais causas para o mau endividamento e possível inadimplência
  • Traçar métodos para resolução e prevenção do mau endividamento
  • Elaborar um esquema para tirar famílias da inadimplência usando a administração financeira

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

SPC. Indicadores Econômicos  SPC Brasil e CNDL. Disponível em <https://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wp-content/uploads/2018/02/An%C3%A1lise-PF_janeiro_2018-1.pdf>. Acesso em 20 de março de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com