TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: “Revisitando a responsabilidade social em grandes empresas de Londrina e região: a percepção e a prática no período 2000 – 2003”

Por:   •  4/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: “Revisitando a  responsabilidade social em grandes empresas de Londrina e região: a percepção e a prática no período 2000 – 2003”

Argumentos centrais: O nosso estudo de caso é baseado numa pesquisa feita em Londrina e região (Paraná) com a intenção de monitorar os resultados de dez das 26 empresas  entre 2000 e 2003. A apresentação dos resultados serão: A percepção do empresariado regional sobre a responsabilidade social empresarial; como estão sendo desenvolvidos os programas e atividades sociais, por empresa e por setor econômico; o comportamento das filiais de grandes empresas com matriz instaladas em outros centros; e algumas dificuldades e limites encontrados pelas empresas para expandir a atuação social em suas relações comunitárias.

Tópicos:

. Introdução ; percepção sobre a responsabilidade social empresarial; forma de atuação; responsabilidade social na filial de grandes empresas; limites para a expansão das ações; questões críticas da ação social empresarial; concentração de poder; fragmentações das ações; restrições ao controle público; postura contraditória em relação ao poder público

   O capitulo 7 nos traz o resultado da pesquisa feita em Londrina (PR) e as aplicações dos resultados analisados, os movimentos feitos para desenvolver as ações sociais como forma de melhoria na qualidade de vida da população de Londrina. O desenvolvimento social de algumas empresas tornou-se um diferencial de estratégia dentro dela , gerando com isso um aumento significativo na competitividade e contribuindo para o seu crescimento, satisfazendo com isso os seus stakeholders. As questões sobre ação social empresarial e a repercussão sobre o tema é uma das questões discutidas nesse capitulo, onde teremos maior entendimento do que venha a ser a ação social empresarial, onde a empresa participa ativamente não só com a comunidade que está mais próximo a ela. O Brasil tem a visão de ação social empresarial como sinônimo de responsabilidade social empresarial quando se refere a exposição na mídia ou para consultores, gerentes e parte do mundo acadêmico. As empresas passaram a entender que ser socialmente responsável faz com que ela tenha uma grande vantagem competitiva dentro do mercado. A sociedade está cada vez mais esclarecida e exigente e os consumidores privilegiam as empresas que tem a preocupação em tornar a sociedade mais equilibrada, menos injusta e desigual .  

Bibliografia: Ética e Responsabilidade Social nos Negócios – 2ª ed. Editora: Saraiva ( Cap, 7 p,122 á 136)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com