TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Clássica da administração

Tese: Teoria Clássica da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  Tese  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Identifique as teorias de administração cujos elementos e características podem ser utilizados para analisar o caso do Mc Donald´s.

Teoria Clássica da administração.

Questão 2

Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do Mc donald´s? Dê exemplos.

Administração Científica. Seleção treinamento e aperfeiçoamento do trabalhador ; remuneração baseada em incentivos materiais.

Questão 3

Qual é a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do Mc Donald´s e o movimento de administração científica?

Isto faz com que essas práticas atraiam mais jovens em sua maioria com menor de 25 anos e do sexo feminino . Trata-se de uma força de trabalho pouco qualificada , mas que passa por um sólido treinamento, além de ter plano de carreira e uma série de benefícios . A taxa de rotatividade da força de trabalho no Mc Donald´s é de 116% ao ano. Em 2003 , o Mc Donald´s ficou entre as cinco Melhores Empresas para de Trabalhar no Brasil, segundo o ranking do Guia Exame e,em 2001, foi considerada a “ Melhor Empresa “.

Em 2004 , foi incluída pela Você S/A entre as “100 Melhores Empresas da América Latina para trabalhar”.

A partir de franquias , a relação da empresa com seus fornecedores e franqueados também é considerada um dos fatores chave da administração. Esta relação não foi bem- sucedida mesmo negociando com os grandes gigantes da indústria de alimentos. As especificações dos produtos atraíram apenas fornecedores de escala menor, que cresceram como consequência da relação com o Mc Donald´s.

Questão 4

Quais práticas motivacionais, inspiradas no enfoque comportamental, podem ser identificadas nesse caso? Qual é o resultado da adoção dessas práticas motivacionais?Como a teoria dos sistemas pode ajudar na compreensão do caso Mc Donald´s?

O revezamento da escala de trabalho .”Destaque do Mês” homenageia o profissional eleito pelos colegas e ele ganha um bônus de 25% do salário ; “Na Ponta da língua “ :teste sobre compreensão dos atendentes sobre os compromissos Mc Donald´s por telefone e a “All Star “que distribui bolsas de estudo aos vencedores ; além dos benefícios . Causando uma rotatividade muito grande . Promovendo melhor eficiência organizacional pela motivação individual.

Questão 5

Quais são algumas das contingências que influenciam a administração do Mc Donald`s no presente caso?

Tecnologia, tarefa e características do Ambiente Interno.

Questão 6

Por que , atualmente , o Mc Donald´s oferece um cardápio mais diversificado de produtos do que o cardápio original de dez itens?

Para agradar o paladar dos brasileiros ; o Mc Donald´s Brasil desenvolveu produtos diferentes utilizando apenas ingredientes nacionais como: a torta de banana e maçã e o suco de maracujá. Também os consumidores estão mais conscientes dos impactos em sua saúde; sendo forçados à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com