TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Projeto de pesquisa: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 18

1- INTRODUÇÃO...................................................................................................3

2 - DESENVOLVIMENTO.......................................................................................4

2.1 – ÁREA DE RECURSOS HUMANOS...............................................................4

2.2 – ÁREA DE FINANÇAS E CONTABILIDADE...................................................7

2.3 – ÁREA DE MARKETING...............................................................................10

2.4 – ÁREA DE PRODUÇÃO................................................................................14

3 – PROPOSTA ...................................................................................................14

4 - CONCLUSÃO...................................................................................................16

5 - REFERENCIAS................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

.

A Empresa do Sr. Austáquio encontra-se em situação regular, condição financeira equilibrada, não possui dividas, mas o mesmo pretende inovar, crescer no mercado competitivo, e para isso vamos ajudar ele a reestruturar e organizar sua empresa. Para tanto devemos indicar ao mesmo a criação da área de economia e sustentabilidade, com propostas de ações de planejamento, organização, direção e controle da sua empresa.

2 - DESENVOLVIMENTO

PROPOSTA DE RESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA EMPRESA DO SR. EUSTÁQUIO

A empresa do SR. Eustáquio, que produz copos, prato, talheres, produtos descartáveis, a qual durante anos foi administrada por seu pai concentrando todas as funções organizacionais e exercendo praticamente todas as atividades de supervisão e orientação das atividades e dos funcionários. Hoje mesmo com a empresa equilibrada, não possui dividas de longo prazo, entre outros, precisa de uma grande reestruturação para que a empresa tenha sucesso tanto financeiro com organizacional, vamos ajudar a Sr. Austáquio com sua empresa.

2.1 – ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Fazer um planejamento da área de RH é uma estratégia de abordagem e um tratamento global da administração, que se integra com o negócio da empresa e inclui preocupação com o futuro. Essa visão não é apenas um conjunto de técnicas para se somar às já existentes e sim uma metodologia para levar os objetivos da empresa adiante, já que as pessoas são responsáveis pelo "fazer" e pelos resultados. A integração entre as várias partes é fundamental, relacionar o planejamento de Recursos Humanos com o planejamento estratégico, fará com que os objetivos da empresa sejam mais facilmente alcançados. Muitas vezes, as empresas criam expectativas e delegam "tarefas", que seus colaboradores que a princípio não têm condições de chegar a alcançar. Cabe a ela, então, dar as ferramentas e o suporte necessários, para que essa pessoa desenvolver-se e levar o objetivo da empresa adiante. Muitas vezes, o que é realizado em uma organização, provém de atos e decisões das pessoas e que por isso só, podem ser realizados de uma forma melhor ou não. A diferença dessa performance está, normalmente, na qualidade administrativa dessas pessoas, que irão determinar o sucesso ou não da organização. Isso significa que o tratamento dos Recursos Humanos deve ser considerado estratégico. Trabalhando dessa forma, a missão do "gerente" deixa de ser apenas só dele e passa para as mãos do trabalhador. Todo funcionário que se sente motivado, recompensado e sabe que a empresa preocupa-se com ele, também fará o mesmo pela empresa, ou seja, ele se sentirá parte daquela organização e trará os resultados por ela esperados. Outro fator que acho importante ressaltar, é verificar de que forma os colaboradores esperam que o planejamento estratégico irá ajudar a alcançar os seus objetivos pessoais. Isso é válido não só para os funcionários, mas para dirigentes e os proprietários, pois a realização pessoal é um fator muito importante no processo de desenvolvimento como um todo, já que o mesmo está relacionado ao desenvolvimento pessoal. As pessoas só dão o melhor de si para a empresa, quando sentem que naquele ambiente poderão desenvolver-se e atingir seus objetivos.

As organizações são compostas de pessoas. O estudo das pessoas constitui a unidade básica para o estudo das organizações e principalmente da Administração de Recursos Humanos. Nunca devemos esquecer que as pessoas são pessoas, isto é, portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, historias particulares, etc. Convém, portanto, salientar algumas características genéricas das pessoas como pessoas, pois isto melhorará nossa compreensão do comportamento humano nas organizações. As organizações recrutam e selecionam seus recursos humanos para com eles e por meio deles, alcançarem objetivos organizacionais (produção, rentabilidade, redução de custos, ampliação do mercado, satisfação das necessidades da clientela, etc.) Todavia os indivíduos, uma vez recrutados e selecionados, tem objetivos pessoais que lutam para atingir e, muitas vezes, servem-se da organização para consegui-los. O indivíduo precisa ser eficaz (atingir os objetivos organizacionais por meio de sua participação) e ser eficiente (satisfazer suas necessidades individuais mediante sua participação) para sobreviver dentro do sistema. A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade, e, por seu turno, o empregado espera que a organização se comporte corretamente com ele e opere com justiça. Uma organização bem sucedida toma recursos das pessoas, mas permite retornos com maiores valores do que foi investido. A Administração de Recursos Humanos consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permita às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho. Conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com