TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria clássica

Seminário: Teoria clássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Teoria das Organizações

Curso: Administração

Professor: Renato André Luz

Nome do aluno: Francio Aníbal Dutra

Data: 07/08/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir dos estudos realizados sobre a história da administração, faça a leitura do texto "História e evolução da Administração" disponível no link: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/historia-e-evolucao-da-administracao-659998.html. Após a leitura e análise do texto, elabore uma dissertação, de 20 a 30 linhas, dividida em quatro etapas:

* Na primeira etapa, explique sobre os primórdios da administração nas organizações, abordando sobre a existência da administração e seus precursores. (2,5 pontos)

O surgimento da Administração possui uma data defendida por alguns que é em 5.000 a.C., na Suméria como citam alguns artigos. No entanto, pode-se afirmar que a administração esteve presente desde os tempos da existência do homem, pois de uma forma organizada ou não a vida em comunidade ou a sobrevivência de um ser humano não acontece sem aplicações, no mínimo básico de administração. Podemos afirmar que planejamento, estratégia e execução fundamentada, estiveram presentes desde os primórdios da humanidade.

A administração se fez fortemente pulsante em civilizações como a do antigo Egito e China, na construção das pirâmides e muralha da China respectivamente. Obras gigantescas que exigiram alto grau de planejamento sustentando na ciência da Administração.

O egípcio Ptolomeu desenvolveu sistemas econômicos planejados que não poderiam evoluir sem os conceitos da administração. Na China em 500 a.C. Mencius também desenvolveu um sistema organizado e planejado para o grande e poderoso império chinês. Outros como Sócrates e Platão usaram a filosofia para influenciar na administração. Muitos outros como Hamurabi(1.800 a.C.), Nabucodonosor(600 a.C.), Morelly(Século XVIII), Saint Simon(1760-1825), Robert Owen(1771-1857), Charles Fourier(1772-1837), Louis Blanc(1811-1882), foram grandes influenciadores da ciência administrativa. Ao longo de toda esta historia a Administração se desenvolveu a passos lentos. No século XX, porem com os estudos e aplicações de Taylor e Fayol é que se apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação.7

A História mostra que a maioria dos empreendimentos militares, sociais, políticos, econômicos e religiosos, teve uma estrutura orgânica piramidal, que

retrata uma estrutura hierárquica, concentrando no topo da pirâmide as funções de poder e decisão.

* Na segunda etapa, explique o que é Administração e como a Igreja e as organizações militares influenciaram as nossas organizações; (2,5 pontos)

A palavra Administração vem do latim administratrione que significa direção, gerencia.

A Administração ou Gestão é a ciência que estuda e sistematizada as praticas usadas para administrar. Segundo Mary Parker Follet é a arte de fazer as coisas através das pessoas.

Ao longo dos tempos a igreja católica estruturou sua organização como uma hierarquia de autoridade, um estado maior e uma coordenação funcional para assegurar a integração total de seus valores. Este estilo administrativo resiste por séculos mostrando eficácia até os tempos modernos. Esta estrutura (eclesiástica) serviu de modelo para organizações que buscavam com avidez por uma forma administrativa bem sucedida, pois esta era um exemplo de organização formal e eficiente. Desta forma, as empresas passaram a incorporar os princípios e estilo administrativos utilizados pela igreja católica.

A organização militar influenciou o aparecimento de teorias administrativas. Para aumentar a eficiência o exército criou um estado maior para assessorar o comando militar. Os oficias de assessoria cuidavam do planejamento e os de linha se incumbiam da execução das operações. O principio da direção, onde cada soldado deveria saber o que fazer e o que se esperava dele, foi fonte inspiradora para empresas da época e do mundo moderno. A organização linear nas empresas surgiu deste estilo ou forma de gestão.

* Na terceira etapa, explique como a Revolução Industrial mudou o papel da Administração. (2,5 pontos)

A revolução industrial teve inicio no século XVIII, na Inglaterra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com