TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria clássica: Faile

Tese: Teoria clássica: Faile. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Clássica: Fayol

Precursor

Jules Henry Fayol (29 de Julho de 1841 - 19 de Novembro de 1925)

Foi um engenheiro de minas francês e subiu na escala hierárquica até se tornar diretor geral da Comambault, em 1888. Durante sua carreira, desenvolveu técnicas de gerência que se mostraram eficientes, com uma visão a partir do alto patamar da organização, focando as funções da gerência e direcionando-as para um aumento da eficiência da empresa.

Na teoria clássica, a ênfase se dava por conta da organização de departamentos e em uma visão global. Isso quer dizer que, para Fayol, o processo de administração deveria conter planejamento, organização, comando, coordenação e controle para que os objetivos fossem atingidos. “Aliás, neste caso especifico, nota-se não só a preocupação dele com os objetivos empresariais, o que resultou em ações geradoras bastante positivas para a empresa em que atuava, mas como também em separar pela primeira vez as funções do administrador (gestor) dos que não têm subordinados e são responsáveis pela execução das atividades. Como sendo o POCCC, ou seja: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.” (Teoria geral da administração, Luis César G. de Araujo e Adriana A. Garcia, página 103)

Enfoques principais:

Além de delimitar as funções do gestor, Fayol também se preocupou em definir as funções básicas das empresas, resumindo a seis funções elementares. Sendo elas:

• Função administrativa: Responsável pelo POCCC (planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar)

• Função comercial: trata basicamente da comercialização, porém, as empresas preocupam-se cada vez mais com seus clientes, que estão mais exigentes e cientes de seus direitos. Essa função cedeu lugar ao marketing nos dias de hoje.

• Função contábil: continua sendo responsável pela parte legal de inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

• Função financeira: mantém seu propósito, captar recursos e capitais para o funcionamento da empresa.

• Função técnica: relacionado ao chão de fábrica, ou seja, onde a produção é executada.

• Função de segurança: relacionado a preservação dos bens e das pessoas, já que a produção não poderia parar.

Abordagem clássica: Taylor e Ford

Precursor

• Frederick Winslow Taylor (20 de março de 1856 - 21 de março de 1915)

• Henry Ford (30 de julho de 1863 - 7 de abril de 1947)

Taylor: iniciou sua vida profissional como técnico, formando-se engenheiro mecânico anos mais tarde. Utilizou-se da sua experiência no chão de fabrica para desenvolver seus estudos, nos níveis mais baixos da organização e não nos níveis mais altos.

Ford: Engenheiro e fundador da Ford Co. Revolucionou o mercado em sua época, criando o primeiro carro popular, e criando um plano de vendas.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com