TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.863 Palavras (24 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 24

  [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE

NOME e RA

Curso: Administração e Ciências Contábeis

Turma: A

Turno: Noite

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Prof.ª responsável EAD: Ma. Juliana Leite Kirchner

Tutor responsável: Bruno Costa Santos / Raquel Mario

Assunto: Relatório sobre Estudo Dirigido da disciplina Teoria da Contabilidade

Data de entrega: 21/11/2013

01 INTRODUÇÃO

ETAPA I
1.0 Objetivo da Contabilidade

1.1 Semelhanças da Vida Financeira Particular e a de uma Empresa

 ETAPA II.          

2.0 Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas.

2.1 Exercícios de Fixação

2.2 Planilhas Descrição de Contas

ETAPA III

3.0 Relatórios da Empresa Natura Cosmético

3.1 Relatórios da Empresa Porto de Santos

3.2 Relatórios Financeiros  da Empresa Saraiva SA Livreiros Editores

ETAPA IV
4.0 Importância das sociedades anônimas

4.1 Quadros 1 – Tipos jurídicos de empresas

2.2 Quadros 2– Diferença entre Sociedades Limitada Anônima e Comentários

5.0 Relatórios Finais

6.0 Referências Bibliográficas

1- INTRODUÇÃO

A Contabilidade   tem   evoluído  ao  longo  dos  anos  em  função de  diversos  estudos    que possibilitam o surgimento de  novas  e  melhores formas de controlar  o patrimônio através de um sistema informações que possibilitam a  tomada  de  decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.
Para isso, o estudo da Contabilidade como o de qualquer outra ciência, necessita esta centrada num foco, num  objeto  que  será  investigado e desnudado,  visando  conhecer intimamente o mesmo. Também é necessário identificar o objetivo, ou seja, o alvo, a meta,  a  finalidade  do que  se  pretende  atingir  com  o  estudo  do  objeto; bem como  as  funções  que são as ações  naturais da contabilidade, as  atribuições que são desencadeadas  para garantir  o atendimento dos objetivos .
Assim,  neste trabalho  procuramos  mostrar  de  forma condensada a evolução do pensamento contábil, identificando o objeto, os   objetivos  e   as  funções  desta importante ciência que é a contabilidade.

1.0 Objetivos da Contabilidade

O  objetivo  da  Contabilidade  é  o  de  fornecer informação  estruturada de natureza econômica, financeira, física,  de  produtividade  e  social,  aos usuários  internos  e externos à entidade objeto da Contabilidade. Por isso que  o  principal objetivo é permitir que os usuários avaliem  a  situação  financeira e econômica  da  entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.
As  informações  de  natureza  financeira  e  econômica  constituem   o  Núcleo   Central    da Contabilidade.  As informações de natureza física e de produtividade são  complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Quanto  à  finalidade  da  Contabilidade  ela  é  social  uma vez  que  por  suas  avaliações de progressos das entidades,  permite conhecer-se a posição de  rentabilidade  e  financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade. 
Entre os usuários das  demonstrações  contábeis  incluem-se investidores  atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores  e  outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Os usuários secundários são os administradores da entidade  e o Fisco.


Os usuários usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas de suas diversas necessidades de informação.      O objetivo das  Demonstrações Contábeis  é o de  prover os usuários de dados para tomada de decisões e também apresentar os resultados da Atuação da Administração na gestão da entidade e  sua  capacitação  na  prestação  de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.
As  demonstrações  contábeis  divulgadas  são  baseadas  em  informações  utilizadas  pela Administração sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira da entidade. 

1.1 Semelhanças da Vida Financeira Particular e a de uma Empresa.

A maioria das pessoas, mesmo sem saber ou no inconsciente, administra suas vidas, seus ganhos e suas compras como uma empresa, mais muitas vezes não se dão conta disso.   Todos, seja pessoa física ou empresa, temos como objetivo buscar crescimento econômico, para isso, primeiramente precisam se organizar.                                             .                                                                                                                                        Enquanto o cidadão pensa em crescer economicamente e socialmente, comprando um imóvel, um carro novo, estudar e dar educação para os filhos, obter uma poupança ou um investimento que traga benefícios futuros para ter uma qualidade de vida melhor, uma empresa busca seu crescimento econômico para expandir seu negócio, agregando valores patrimoniais, financeiros e deixar sua marca no mercado sendo ele nacional e internacionalmente, buscando imóveis para novas sedes, equipamentos de ultima geração para aperfeiçoar sua produção ou serviço, entrar em contato com novos investidores e mercados, buscando sempre o crescimento contínuo para benefícios futuros. Através de demonstrações contábeis, que podemos também fazer nós mesmos em uma escala menor, para sabermos onde estão meus ativos, passivos e meu patrimônio, podendo assim fazer um controle de gastos mesmo que eu não tenho uma escala tão grande de serviços e gastos como de uma empresa. Todo esse controle nos fornece as informações com as quais é possível determinar uma relação entre a vida financeira pessoal, como a de uma empresa. Umas das semelhanças  que podemos citar diretamente é o fluxo de caixa, onde são determinados os itens a receber e os a pagar, para se manter um controle financeiro, sendo que nós temos uma única fonte de renda e as empresas trabalham com vários clientes, mas sempre devemos manter o controle de caixa para não ficarmos sem recursos.                                                                 As entradas de dinheiro em caixa para pessoas físicas se dão uma vez ao mês, em alguns lugares pagam semanalmente e há ainda profissionais autônomos que recebem pelo serviço. Já nas empresas elas se distribuem no decorrer do mês conforme acordo feito entre a empresa e seus clientes e fornecedores. As despesas também é outro item no qual existe muita semelhança, pois tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia. De forma geral podemos dizer que a contabilidade é um fator primordial para a organização de uma empresa e de nossa vida particular, pois mesmo parecendo situações distintas e de escala muito diferente, em sua essência temos os mesmos desafios e metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (660 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com