TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da administração

Artigo: Teoria da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Artigo  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

Teoria da administração

Neste trabalho vamos abordar a importância da administração e o papel do administrador nas organizações. A importância de uma boa administração, descrever o que é primordial para uma boa gestão, nesse sentido abordar a questão do planejamento, da estrutura de organizar e controlar uma organização.

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de solução a fim de alcançar objetivos. Como surgiu administração e porque surgiu, de acordo com alguns escritores.

Organizações atuais enfrentam inúmeros desafios e cada vez mais tem procurado se aprimorar e desenvolver uma boa estratégia de administrar para cumprirem seus objetivos. Podemos concluir que administração é necessária em todos os tipos de atividades organizadas e em todos os tipos de organização.

“O trabalhador especializou-se e perdeu o controle sobre os meios de produção e a

visão de conjuntos dos bens que produzia. O artesão transformou-se no operário

especializado na operação de máquinas, o que desumanizou o trabalho. (...) os

trabalhadores tornaram-se dependentes do emprego oferecido pelas fábricas, numa

cultura que aceitava e encorajava a exploração (..) algumas das máquinas eram seres

humanos” (MAXIMIANO, 2004, p. 92).

“As pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente com outros

recursos organizacionais como máquinas, equipamentos, e capital na conjunção

típica dos três fatores tradicionais de produção: natureza, capital e trabalho. Dentro

dessa concepção, a administração das pessoas recebia a denominação de Relações

Industriais” (CHIAVENATO 1999a, p. 28).

Capítulo 1

1.2. Como e porque surgiu as Teorias da Administração

As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção. Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.

A teoria geral da administração começou dando ênfase nas tarefas, tais com a administração científica de Taylor. A seguir, com uma preocupação básica a qual passou a dar ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.

A reação humanística surgiu devido a necessidade de estudar as pessoas, por meio da teoria comportamental e também pela teoria do desenvolvimento organizacional. Já com estudos ao ambiente surgiu a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência.Depois houve a necessidade estudar a tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis, tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia provocaram há seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

1.3. Precursores da Administração Fayol e Taylor

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol.

Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreram críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.

A empresa era um sistema fechado a partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.

Seguindo os princípios e as técnicas das Teorias Clássicas, Frederick Taylor buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores. Analisando esses e seus modos de produção, identificou falhas no processo produtivo geradoras de baixa produtividade, uma vez que, para ele, cada operário produzia um terço do que poderia produzir (processo que ele nomeou “vadiagem sistemática”). Tal fato o fez despertar para a necessidade de criação de um método racional padrão de produção em detrimento das práticas tradicionais, que ainda deixava resquícios nas fábricas. Essa teoria leva o nome de Administração Cientifica “devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos são a observação e mensuração.” (CHIAVENATO, 2004, p. 41).

A aplicação do método taylorista de maior sucesso conhecido foi à fábrica de automóveis de Henry Ford que adaptou o método e alcançou maior grau de produção em massa, padronizando os veículos, suas peças e especializando o trabalhador, por meio da divisão do trabalho na linha de montagem. Essa aplicação adaptada ficou conhecida como Fordismo.

2. ABORDAGENS HUMANÍSTICAS, NEOCLÁSSICA E ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO.

Essa abordagem surgiu como uma teoria de combate e oposição com a Teoria Clássica, porém não negou todos os seus conceitos reconhecendo alguns deles tais como, o estudo de tempo e movimento, os princípios gerais da administração, a organização informal, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, eficiência, hierarquia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com