TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da contabilidade

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA CONTABILIDADE

TUTOR A DISTÂNCIA:

TUTOR PRESENCIAL: ILZA MARQUES

SUMARÉ, SP

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

[pic 2]

TEORIA DA CONTABILIDADE

ATPS elaborada para fins de avaliação parcial do Módulo TEORIA DA CONTABILIDADE, do curso de Administração de Empresas da ANHANGUERA EDUCACIONAL, sob a orientação da professora Ma. Juliana Leite Kirchner e da Tutora presencial Ilza Marques da Silva.

SUMARÉ, SP

2013

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................................................04

Qual é a relevância da Contabilidade?.................................................................................05-06

Análise de Conceitos da Contabilidade ...............................................................................07-09

Exercícios de Fixação .................................................................................................................10

Definições ...................................................................................................................................11

A Importância das Demonstrações Contábeis..........................................................12

Modelos de Balanço Patrimonial..........................................................................13-17

Formas de constituição jurídica......................................................................................18

Sociedades Empresárias x Sociedades Anônimas............................................................19

Sociedade Anônima. ............................................................................................20

Considerações Finais..............................................................................................21

Referências Bibliográficas.....................................................................................22

INTRODUÇÃO

A Contabilidade vem cumprindo seu papel nas organizações e em nossa vida pessoal como um balanço de tudo que fazemos, de modo que influencie para um determinado valor (positivo ou negativo).

O propósito da Contabilidade é ser uma ferramenta na tomada nas decisões de modo que empresas demonstrem seus ganhos e perdas, e criando assim parâmetros que possam ser discutidos a ponto de se atingir um objetivo futuro, e também por ser amigável com o ponto jurídico normalmente não é bem expressada no fundamentalismo econômico então podemos dizer que a análise contábil é uma ciência social.

Citando nossas relações pessoais com das organizações chegamos a conclusão que temos muitas particularidades, como entradas e saídas que de certa forma dizem até onde queremos chegar e quais serão os caminhos para se chegar em prol de nosso objetivo.

Cabe aos futuros administradores avaliar seus critérios de ativos e passivos de forma que isso os conduzam para o sucesso de suas organizações e conquistas pessoais.

QUAL É A RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE?

A contabilidade podemos dizer que é um sistema de informação e avaliação, e que tem a preocupação de demonstrar e analisar de natureza econômica, física, financeira e de produzir aos que a usam.

Sistema de informação é um conjunto onde se organiza dados, ajustes e emissões de relatórios e também técnicas de acumulação. Usuários são pessoas com interesse de avaliar a situação e o desenvolvimento de uma entidade, os usuários são: integrantes de mercado de capital, credores e emprestadores de recursos, e os acionistas.

Informação de natureza física, aos valores monetários (numero de clientes em uma empresa, numero de funcionários, quantidade de produtos ou serviços etc.). Informação de natureza financeira, capital de giro, e fluxo de caixa, e entre outros. O Núcleo Central da Contabilidade constituem de natureza econômica e financeira, sendo que o objetivo da contabilidade e permitir que seus usuários calculem a situação econômica e financeira e possam deduzir sobre as tendências futuras.

O objetivo da contabilidade é contribuir par um sistema de decisão dos usuários, sendo um instrumento útil para tomar decisões. Há 2 pontos a serem observados:

1- As empresas devem divulgar as informações que contribuem para avaliação e situação de bens e resultados permitindo a dedução em relação ao futuro. Se as informações não tiverem claras devem contar em Nota Explicativa ou Quadros Complementar.

2- Pelo fato da contabilidade ter um relacionamento intimo com o aspecto jurídico que às vezes não conseguem expressar o que é de fundamental na economia. Se a contabilidade não for utilizada de informação ou seja, restrita pode ser resultado de limitações do próprio usuário, baixa credibilidade por parte dos usuários, e entre outros.

As finalidades da contabilidade é uma ciência social, mas quanto à metodologia e mensuração, agregar tanto a sociedade quanto o quantitativo.

Vida Financeira Particular x Vida Financeira Empresarial

Fazendo uma analogia à nossas finanças pessoais com empresa temos muitos aspectos no qual podemos afirmar que são muito parecidos e também algumas diferenças. Podemos citar como parecidos às receitas e os custos, pois tentamos sobreviver de acordo com o nosso orçamento, equilibrando o controle de nossas finanças.

Se nossos ganhos são maiores que nossas despesas, temos a idéia de balanço positivo (lucro) é assim que uma empresa procura sobreviver no mercado. Podemos dizer também sobre os investimentos, já que a empresa procura pensar sempre sob uma percepção de futuro, de modo que isso gere retorno positivo.  Pessoas físicas (nós simples mortais) também fazem investimentos, seja  negociando terrenos, casas, carros etc. investimentos em bancos em curto ou longo prazo, ou pessoal,  como universidade, graduações etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (542.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com