TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da gestão neoclássica

Artigo: Teoria da gestão neoclássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO SOBRE TEORIA NEOCLÁSSICA

SÃO PAULO – SP

2014

Teoria Neoclassica

A Teoria Neoclássica surgiu por volta da década de 50, com os autores empenhados em obter a eficiência da organização, através da aplicação de práticas administrativas voltadas para a ação.

Voltada para a Estrutura a abordagem neoclássica nada mais é do que a teoria Clássica atualizada e redimensionada aos problemas e ao tamanho das organizações de hoje em dia.

A Teoria Neoclássica com um forte enfoque nas práticas administrativas caracterizando-se pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, a Teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influência da ciência do comportamento no campo da Administração que ocorreu em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem as organizações.

Podemos citar o escritor e professor Peter Drucker como um dos principais idealizadores da Teoria, considerado por muitos o pai da gestão moderna, Drucker afirmava que a empresa que conseguir vender o produto/serviço certo, para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, verá seus esforços de venda reduzirem-se a quase zero, ou seja, a venda tornar-se automática em função de a demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada.

De forma generalizada, Drucker afirma que os pilares de uma empresa serão modificados: O significado da produção é o conhecimento, que é propriedade dos trabalhadores do conhecimento e é facilmente transportável; Existe cada vez mais trabalhadores externos, temporários ou com dedicação parcial; A concentração do negócio inteiro dentro da empresa não funciona mais, pois o conhecimento necessário para uma atividade é altamente especializado e sai muito caro contratar todos os funcionários que têm um dos conhecimentos necessários; Agora o cliente possui a informação; Sobram poucas tecnologias únicas; as indústrias precisam dominar muitas tecnologias diferentes, com as quais nem sempre estão familiarizadas.

O estudo da Administração para alguns autores, como Harold Koontz e Cyril J. O'Donnell, baseia-se na utilização de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir, controlar etc. Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio. Os neoclássicos se preocupam em estabelecer princípios gerais da Administração para orientar o administrador em suas funções. Esses princípios, apresentados sob conteúdos variados por autor, definem o processo pelo qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho dos subordinados.

Precursores da Teoria Neoclássica

A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica ecientífica da administração. A Teoria Neoclássica têm como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.

Peter Drucker

Peter Ferdinand Drucker (19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia,EUA) foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenómeno dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações - subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio.

Peter Drucker nasceu em 1909 em Viena na Austria,é considerado o pai da moderna gestão de empresas

Peter Drucker afirmava que a empresa que conseguir vender o produto/serviço certo, para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, verá seus esforços de venda reduzirem-se a quase zero, ou seja, a venda tornar-se-a automática em função de a demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada.2

Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate Califórnia, EUA, escreveu muitos artigos e mais de 30 livros. O pensador produziu ao longo de sua carreira uma mistura única de rigor intelectual, popularização, praticidade e profundo conhecimento das tendências cruciais, como definiu Robert Heller, fundador e editor de uma das maiores revistas de negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com