TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de controle

Seminário: Teoria de controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  6.175 Palavras (25 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 25

Teorias da Administração

Etapa 1

A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.

Já a TGA é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não lucrativas.

Existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: habilidade técnica, humana e conceitual:

Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional. Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

Habilidade humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas. Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seus departamentos ou grupo imediato. É muito importante para o nível institucional. Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.

O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos.

Traçando um paralelo entre a ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, de TAYLOR e a ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA de FAYOL conclui-se que:

- Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização.

Teoria Clássica da Administração

Teoria da Burocracia

Teoria Estruturalista

Teoria das Relações Humanas

Teoria Comportamental

Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo?

Teorias administrativas: a evolução em decorrência das necessidades

Teoria Clássica da administração

No século XX, o panorama industrial tinha características e elementos para inspirar uma Ciência da Administração: uma imensa variedade de empresas com tamanhos diferenciados,

Problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, intensa concorrência, alto volume de perdas por decisões mal formuladas, isso tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam, os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos, estudam métodos e técnicas de trabalho. Esse panorama levou os autores clássicos a desenvolver uma Ciência da Administração.

A Teoria Clássica teve o seu início na frança em 1916, tendo como fundador o francês Henri Falou, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho.

Nos estados Unidos, Taylor desenvolvia a administração Científica, com ênfase nas tarefas, no operário em si.

O objetivo principal das duas teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações.

Henri Fayol

Henri Fayol (1841 – 1925), o Fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo assim as conseqüências da Revolução Industrial e da I Guerra Mundial.

Formou-se em engenharia de minas aos 19 anos e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera, foi promovido a gerente aos 25 anos e para Diretor Geral em 1888 com 47 anos, se aposentou em 1918, durante esse período salvou sua indústria da falência.

Assim, a abordagem clássica da Administração cobre duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional.

A Teoria Clássica da administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/máquina).A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda organização e chegava finalmente ao indivíduo.

Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo da atividade e seu tamanho.

Exatamente como Taylor, Fayol procurou demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, os resultados desejados podem ser alcançados.

Sobre as funções administrativas, Fayol definiu elementos da Administração, ou funções do administrador, a saber, prever o futuro e traçar o programa de ação; organizar constituir o duplo organismo material e social da empresa; dirigir e orientar o pessoal; coordenar ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos; verificar que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Segundo Fayol, a Administração não se refere apenas ao topo da Organização: existe uma proporcionalidade da função administrativa, que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com