TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de controle

Projeto de pesquisa: Teoria de controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 8

UNIDERP ANHANGUERA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2º PERÍODO

PROFª. MS. FERNANDA LOURENÇO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ETAPA Nº 01

INTRODUÇÃO

Na visão de Chiavenatto (2000) a Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização a fim de alcançar objetivos. Assim, a Administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem ela, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer.

A palavra “administração” tem origem do latim que quer dizer: ad – direção para, tendência; minister – comparativo de inferioridade; o sufixo ter - subordinação ou obediência.

DESENVOLVIMENTO

ANTECEDENTES HISTÓRICOS

A Administração constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram, cada qual em seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias. Por isso, a moderna Administração utiliza conceitos e princípios empregados nas Ciências matemáticas (inclusive a Estatística), Ciências Humanas (como a Psicologia, Sociologia, Biologia, Educação), Ciências Físicas (como a Física, Química), como também no Direito, Engenharia etc. Com esse conjunto de ciências afins, a administração confere seu caráter multidisciplinar ou, de forma mais moderna, interdisciplinar, já que essas diferentes disciplinas são integradas em um só contexto.

Como observa Chiavenatto (op.cit.), a história mostra que a maioria dos empreendimentos militares, sociais, políticos, econômicos e religiosos teve uma estrutura orgânica piramidal que retrata uma estrutura hierárquica concentrando no vértice as funções de poder e de decisão. A teoria da estrutura hierárquica não é nova. A Bíblia relata os conselhos de Jetro, sogro de Moisés e sacerdote de Midiã, que, notando as dificuldades do genro em atender ao povo e julgar suas lides (trabalho/tarefas) sozinho, o aconselhou a designar homens, dentre o povo, capazes de ajudá-lo a organizar a situação e, então, delegou-lhes responsabilidade e autoridade como se fossem os seus representantes para as causas mais simples, enquanto as mais graves eram levadas à Moisés.

Referências pré-históricas acerca das magníficas construções erigidas durante a Antigüidade no Egito, na Mesopotâmia, na Assíria, testemunharam a existência, em épocas remotas, de dirigentes capazes de planejar e guiar os esforços de milhares de trabalhadores em monumentais obras que perduram até nossos dias. Os papiros egípicios atribuídos à época de

1300 a.C. já indicam a importância da organização e administração da burocracia pública no antigo Egito. Na China, as parábolas de Confúcio sugerem práticas para a boa administração pública.

INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO NA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Influência dos Filósofos

Administração também recebeu influência da Filosofia desde os tempos da Antigüidade. O filósofo gregoSócrates (470 a.C.-399 a.C.), em sua discussão com Nicomaquides, expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.Platão (429 a.C.-347 a. C.), filósofo grego, discípulo de Sócrates, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra – A República – expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), discípulo de Platão, em seu livro – Política – sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública: tirania, oligarquia e anarquia.

Francis Bacon (1561-1626), filósofo e estadista inglês e fundador da Lógica

Moderna baseada no método experimental e indutivo, mostra preocupação prática de se separar o que é essencial do que é acidental ou acessório. René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à Matemática e à Geometria da época. Na Filosofia, celebrizou-se pelo livro – O Discurso do Método - no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) desenvolve a teoria do Contrato Social: é um acordo entre os membros de uma sociedade pelo qual reconhecem a autoridade igual sobre todos de um regime político, governante ou de um conjunto de regras. Rousseau assevera que o homem é por natureza bom e afável e a vida em sociedade o deturpa.

Com a Filosofia Moderna, a Administração deixa de receber contribuições e influências, pois o campo de estudo filosófico passa a se afastar dos problemas organizacionais.

Influência da Organização da Igreja Católica

Ao longo dos séculos, a Igreja Católica estruturou sua organização, com uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e a coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da Igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: o papa, cuja autoridade coordenadora lhe foi delegada de forma mediata por uma autoridade divina superior.A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para as organizações que, ávidas de experiências bem-sucedidas, passaram incorporar os princípios e as normas administrativas utilizados pela Igreja Católica.

Influência da Organização Militar.

A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da Administração. A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antigüidade e da época medieval. O princípio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior) é o núcleo das organizações militares. A escala hierárquica, ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com