TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Admnistração

Abstract: Teorias Da Admnistração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Abstract  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

1- O papel da administração em uma organização ou empresa atual basea-se em planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades das empresas em geral e traçar estratégias e métodos de trabalho em diversas áreas sejam elas financeiras, hospitalar, rural, industrial e etc. Também possui importante papel quando se trata de lucro, mas sempre visando baixos custos e o crescimento de uma forma geral da empresa ou organização.

2- A eficiência é simplesmente a realização do trabalho com menos recursos, menos tempo, menos gastos, menos trabalhadores, menos desperdício de matéria-prima. Assim sendo, a eficiência consiste na maior produção e menos gastos para empresa. Já a eficácia e a concretização desse trabalho visando gerar resultados satisfatórios e almejados pela empresa ou organização sendo mais pratico e eficaz nas suas ações e atitudes. Portanto, a eficiência esta em fazer as coisas da melhor forma e a eficácia esta em fazer a coisa certa para a certeza do resultado positivo para a organização ou empresa.

3- A principal contribuição de Henry Fayol para a administração foi o aumento da eficiência por meio da organização da empresa em geral.

4- A experiência de Hawthorne foi desenvolvida a partir de estudos realizados em uma fabrica em Chicago - EUA pelo medico e sociólogo australiano Elton Mayo que abordoou os seguintes testes:

*Relação entre iluminação e produtividade;

*Relação entre produtividade e outras variáveis (salários, descanso, jornada de trabalho);

*Influencia da supervisão;

5- devem ser imprescindíveis para a realização de um bom planejamento os seguintes fatores:

Planejamento estratégico;

Planejamento tático;

Planejamento operacional;

6-

*Planejamento estratégico – É o planejamento mais amplo e abrangente da organização.

*Planejamento tático – É o planejamento realizado em nível departamental;

*Planejamento operacional – É o planejamento feito para cada tarefa ou atividade;

7-

Fatores do ambiente interno:

Fatores físicos, fatores tecnológicos e fatores humanos.

-Fatores físicos – Visa sempre a melhoria geral para um bom e satisfatório ambiente de trabalho. Ex: Climatgização, boa iluminação e limpeza do ambiente.

Fatores tecnológicos – Visa a implementação de tecnologias atualizadas, bons equipamentos e sistemas modernos que facilitem o andamentos das tarefas do cotidiano da organização.

Fatores humanos – Visa o bem estar de modo geral voltado diretamente para o trabalhador de modo que sempre o deixe motivado, sendo bem pago, reconhecendo o seu bom desempenho da empresa e reconhecendo o seu profissional.

Fatores do ambiente externo:

-Fatores econômicos, fatores sociais e os fatores políticos.

Fatores econômicos – Visa o lucro da empresa com pouca mão de obra e o crescimento da empresa com baixos custos.

Fatores Sociais – Visa o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes de caráter positivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com