TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Administração

Projeto de pesquisa: Teorias da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 6

Teorias da Administração

Porto Alegre

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 3

2.1 Ênfase nas Tarefas 3

2.2 Ênfase nas pessoas 4

2.2.1 Teoria das relações humanas 4

2.2.2 Teoria comportamental 4

2.2.3 Desenvolvimento organizacional 5

2.3 Teoria de sistemas 5

2.4 Teoria matemática 5

2.5 Teoria da Tecnologia da informação 5

2.6 Teoria contingencial 6

2.7 Implicações éticas 6

2.8 Quadro comparativo das teorias 6

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar e identificar o papel do administrador para como futuros profissionais possamos unir estes conceitos, podendo desta forma desenvolver um método para melhor tomada de decisões dentro da organização passando pelos métodos de Taylor e Fayol até os conceitos atuais.

2Teoria da Administração

A Administração foi uma, e se não, a mais importante invenção do século XX. Com a organização social das cidades e a modernização e ampliação das fábricas. Organizar recursos e alcançar resultados com o que possui a seu alcance é e sempre será o desafio da Administração.Analisando a evolução social e os movimentos campo e cidade surge então à necessidade de uma administração adaptada e realmente adequada para a evolução que estava se organizando no Séc. XX. Foi em meio a este BOOM evolutivo que a Administração surge enquanto objeto de estudo e ciência. Pois se percebeu que todo tipo de empreendimento social necessitavam de conceitos da administração desde as fábricas e sua micro sociedade até as cidades, estados e países.

A Administração passou por muitas fases significativas, que marcam dentro da administração uma evolução, são elas: ênfase nas tarefas, ênfase na estrutura organizacional, ênfase nas pessoas, ênfase na tecnologia, ênfase no ambiente, ênfase nas competências e na competividade.

2.1Ênfase nas Tarefas

A Administração quando se encontrava com a preocupação na Ênfase nas tarefas apresentava uma preocupação bem significativa comeliminar o desperdício e perdas nas produções. Pois antes desta preocupação cada operário tinha seu método, ferramentas e manejos com as ferramentas dificultando muito o gerenciamento e controle da operação.

Foi a partir desta realidade que Frederick W. Taylor “cria” juntamente com profissionais especializados nas tarefas, uma maneira de tornar o operário mais eficiente, entre muitas técnicas Taylor cria a técnica dos tempos e movimentos (simplificação e padronização), surgi daí a ideia das tarefas fragmentadas e padronizadas para permitir uma especialização e maior eficiência do trabalho. Também se preocupou em melhorar o ambiente de trabalho o deixando mais confortável e agradável, davam aos operários prêmios e planos de incentivo. Estas condições aumentavam a produção e abrandavam a fadiga.Tanto Taylor como seus seguidores se preocupavam em construir um modelo de Administração com base na racionalização e no controle da atividade humana.

2.2Ênfase nas Pessoas

Administrar é, sobretudo, lidar com pessoas.Esta abordagem procura enfatizar as pessoas dentro das empresas deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas, é chamado de Abordagem Humanística, podendo ser desdobrada em duas teorias: Teoria das Relações Humanas e Teoria comportamental.

2.2.1Teoria das Relações Humanas

Surgiu como oposição e combate a Teoria Clássica, baseada nas obras de Taylor e Fayol, cuja predominância cobria as três primeiras décadas deste século.

Disposta a democratizar e humanizar a administração das empresas e fortalecer seu ponto de vista, esta teoria negou e omitiu todos os conceitos da Teoria Clássica, foram então desenvolvidos outros conceitos a partir da Psicologia e Sociologia Industrial.

Segundo esta concepção, o homem é motivado basicamente por recompensas sociais e simbólicas (homo social), pois a necessidades psicológicas do ser humano são mais importantes do que a necessidade de ganhar mais dinheiro (homo economicus).Contudo, as conclusões parciais, omitiram variáveis importantes abordadas pelos clássicos, e o derrapamento para uma abordagem francamente demagógica e manipulativa levaram a teoria das relações humanas a um certo descrédito.

A Abordagem Manipulativa da Teoria das Relações Humanas

Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo, Editora Makron Books do Brasil, 1980 p. 196

2.2.2 Teoria Comportamental

A decisão é muito mais importante do que a execução que a sucede. A Abordagem comportamental descende diretamente da teoria das relações humanas e mantém a tradição de deixar em segundo plano os aspectos estruturais, para se dedicar totalmente aos aspectos comportamentais. Mais recentemente, dentro da Teoria Comportamental, surgiu um movimento de grande vitalidade chamado Desenvolvimento Organizacional, D.O., voltado para estratégias e de mudança,

2.2.3 Desenvolvimento Organizacional (D.O.)

Quando falamos em “Teoria Desenvolvimento Organizacional” (D.O.), estamos nos referindo à junção de ideias de várias correntes do pensamento cujos fundamentos foram os conceitos de MUDANÇA E ADAPTABILIDADE.Envolvendo modificações estruturais ao lado de modificações comportamentais para melhorar a eficiência e eficácia das empresas.

2.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com