TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Admnistração

Tese: Teorias da Admnistração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

1 - Primeiro Desafio: Teorias da Admnistração II

1 - Família Klein e Casas Bahia

A história das Casas Bahia, confunde-se com a historia de vida de seu fundador, o Samuel Klein, empresário, nascido em 15 de novembro de 1923 na Polônia. Samuel, filho de um marceneiro começou a trabalhar desde cedo com o mesmo até que durante a segunda guerra mundial, foi obrigado a se mudar para um campo de refugiados na cidade de Maidanek.

Sua mãe e irmãos foram para outra cidade, esta conhecida como Treblinka, eles foram levados junto com outros prisioneiros para Auschwitz em 1944, após a libertação da Polônia.

Fugiu da prisão, trabalhou em uma pequena fazenda próximo de sua antiga moradia, que estava devastada por conta da segunda guerra mundial. Nesse período trabalhava em troca de comida.

Quando o período da segunda guerra passou reencontrou-se com seus familiares, (que hoje residem nos Estados Unidos). Eles conseguiram localizar o pai e foram viver com o pai em Munique e moraram lá durante 5 anos. Samuel casou-se e decidiu deixar a Europa vindo construir uma nova vida em outro país.

O pai foi para Israel, junto com a outra irmã Esther. Samuel queria emigrar para os Estados Unidos, mas não conseguiu. A cota de emigração estava cheia. Decidiu ir para a América do Sul, onde tinha alguns amigos. Conseguiu visto para a desconhecida Bolívia e lá chegou com a esposa e o filho.

Em 1952 a Bolívia vivia uma situação social muito complicada, com disputas políticas violentas e uma revolução em curso. Klein recordou-se de uma tia que vivia no Rio de Janeiro. Com a mulher e o filho embarcou no primeiro avião de La Paz para a então capital brasileira. Em menos de dois meses conseguiu autorização para viver no Brasil.

Estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família. Foi quando começou a trabalhar como comerciante. Tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta, com uma charrete. Em cinco anos de dedicado trabalho, conseguiu capital para comprar uma loja chamada Casa Bahia. Era a sua homenagem a seus fregueses, na maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região.

Hoje são mais de 560 lojas e o maior depósito de distribuição da América Latina. As Casas Bahia tornaram-se uma das maiores redes de varejo do País.

Uma de suas mais recentes ações comunitárias foi o apoio à reforma da sede do Macabi na Avenida Angélica. Quem conhecia o clube antes das obras e vai visitá-lo agora, fica surpreso com as novas e modernas instalações que encontra. E por tudo isso que a Diretoria do Macabi achou por bem dar ao edifício, totalmente reformado, o nome de Samuel Klein.

Casas Bahia

A rede de lojas Casas Bahia, fundada em 1952 ganhou esse nome devido a maioria dos seus clientes na época serem nordestinos. O seu fundador Samuel Klein , iniciou vendendo de porta em porta os seus produtos na cidade de São Paulo em São Caetano do Sul.

A primeira loja da empresa está localizada em São Caetano do Sul, SP, onde hoje é a matriz. Embora fundada em 1952 só em 1957 a primeira loja física foi inaugurada.

Hoje, com mais de 61 anos de existência a empresa já conta com lojas em todos o território nacional, segundo dados divulgados pela própria empresa ela conta com quase 600 (seiscentas) unidades espalhadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Com quase 58.000 (cinquenta e oito mil) funcionários espalhados por suas quase 600 (seiscentas) lojas em todo o pais, a rede de lojas Casas Bahia tem um faturamento de R$ 13,8 bilhões gerando um lucro estimado de 165 milhoes de reais. Sem desviar o foco do que realmente interessa, que é vender em grandes quantidades e a preços competitivos com fartura de crédito a população de baixa renda.

As vendas das Casas Bahia são direcionadas as classes “C”, “D” e “E”, com pagamentos parcelados em várias vezes, alguns casos sem juros, o que atrai muito esse publico, esse é um dos primeiros diferenciais que podemos notar na politica de vendas segmentadas dessa organização.

As Casas Bahia, não seguem um estilo de gestão engessado, a presidência das lojas é feita pela própria família, e até antes da fusão com o Grupo Pão de Açúcar, –falarei mais a frente sobre esse processo –, não haviam sócios, apenas o controle total da família Klein. Essa família segue o estilo de gestão adotado pelo seu fundador, Samuel, sem “modismos”, com o lema de colocar o cliente em primeiro lugar utilizando o slogan em suas propagandas, “Dedicação total a você”.

É notório no Brasil, – ou até em todo o mundo –, que a maioria das empresas tem gestão familiar, e essa é uma forma empresarial predominante nas economias de mercado atuais. O sucesso e a continuidade das empresas familiares são vitais para o desenvolvimento da economia e da sociedade. Existem casos que quando as empresas saem do “controle” de suas famílias fundadoras acabam perdendo a sua essência, quando me refiro a essência falo dos essenciais propostos pelos fundadores das organizações. Na Bahia, em Salvador, existiram grandes empresas que após a transição de poder foram até a decadência e hoje não existem mais.

As Casas Bahia, tem gestão familiar, e não abrem mão disso; apesar de ser considerada “ultrapassada”, este tipo de gestão tem dado certo na empresa, apesar dos percalços ocorridos durante a sua existência.

Até os dias atuais, podemos verificar que a empresa continuou apostando na sua fórmula de sucesso. Basta pegar um tabloide

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com