TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da administração

Projeto de pesquisa: Teorias da administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Teorias da Administração como o próprio nome diz, se trata de um tema vasto a ser pesquisado e estudado com muita cautela, para poder descobrir o motivo de cada precursor estudar determinada situação e buscar melhorias.

O Grupo dividiu etapas para serem concluídas e desenvolveu tudo de uma maneira clara dentro do que foi solicitado.

No geral, conhecer as Teorias da Administração desde o início foi de grande valia, pois hoje podemos perceber o quanto evoluímos como trabalhador e como organização, entender que sempre tem alguém buscando melhorar o que se desenvolve no dia-a-dia para otimizar tempo e mão-de-obra.

DESENVOLVIMENTO

Num tempo muito remoto, já era possível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza desses empreendimentos), nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio (os quais sugeriam práticas de administração pública) etc.

Nessa evolução histórica, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A primeira era exemplo de organização formal eficiente, e a segunda de hierarquia de poder rígida. Noções que ainda influenciam as organizações modernas.

A Revolução Industrial foi um acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional. Esse processo iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776, o que possibilitou maior capacidade de comunicação e transporte. A partir daqui, a ciência trouxe grandes inovações, as quais trouxeram mudanças cada vez mais rápidas e consequente necessidade de maior adaptação.

Como destaca Fayol há cem anos, administração é o processo determinante da qualidade do desempenho.

As Habilidades Conceituais consistem na capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação. A habilidade conceitual proporciona idéias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber onde queremos chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico para resolução de problemas e de visão futura, e antecipatória para geração de novas idéias e inovação. Com tais habilidades, o administrador define a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa, a estratégia organizacional etc.

As três habilidades são:

* Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

* Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

* Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.

No início do século XXI, a Revolução Industrial continua evoluindo, fazendo a sociedade humana ingressar na era pós-industrial, caracterizada pela predominância das atividades de serviços em relação às agrícolas e industriais. Ao mesmo tempo, continua em marcha a Revolução Digital, que começou em meados do século XX e representou a complementação e substituição de certas atividades intelectuais por computadores. A globalização, a passagem para a era pós-industrial e a Revolução Digital provocou a mudança de muitas concepções tradicionais.

O crescimento das empresas industriais exigiu o desenvolvimento de métodos totalmente novos de administração. Essa evolução teve a participação de muitas pessoas, umas das mais importantes foi Frederick Winslow Taylor. Ele e seus seguidores transformaram a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimentos com vida própria. Taylor foi o criador e participante mais destacado do movimento da administração científica, ele é a figura mais importante desse movimento não apenas pela natureza de suas contribuições, mas também porque muitos o reconheciam como sua liderança.

Primeira fase – ataque ao “problema dos salários”; estudo sistemático do tempo; definição de tempos-padrão; sistema de administração de tarefas.

Segunda fase – ampliação de escopo, da tarefa para a administração; definição de princípios de administração do trabalho.

Terceira fase – consolidação dos princípios; proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da Empresa; distinção entre técnicas e princípios.

Em análise ao artigo sobre Organizações Mecanicistas x Organizações Flexíveis constatamos que entre essas organizações não teria como existir um meio termo, pois o foco de uma é a produção, qualidade e quantidade de produtos desenvolvidos em menos tempo, enquanto a outra apoia o raciocínio lógico do trabalhador, dando oportunidades para participações e sugestões, deixando assim o enfoque na quantidade e dando espaço para que a qualidade seja ainda melhor, no momento, em que se abre espaço para apresentação de novas idéias. Embora, em tese, todas as teorias apresentadas são válidas e variam muito de ramo pra ramo, são as principais ferramentas que as organizações têm hoje para desenvolver aquilo que cada vez mais o mercado exige dentro das empresas.

A responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford foi a primeira Escola Clássica, fonte de embasamento de todas as outras teorias, seja como crítica aos pontos falhos dessa ou apropriando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relações Humanas logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de crítica ao dito pelas outras teorias, que tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das teorias Comportamentais, a Teoria Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras teorias prévias.

As teorias posteriores ao pensamento Clássico, conforme Maximiano (2000), as pessoas não eram negligenciadas pelas teorias clássicas, mas eram consideradas recursos do processo produtivo. “Essa maneira prescritiva de lidar com os problemas organizacionais é entendida pela inexistência de referencias na época.” (COLLA, 2003). Em decorrência dos problemas tidos por tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com