TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da administração

Seminário: Teorias da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  Seminário  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

Teorias da Administração II

Avaliação à Distância

1) Diante dos efeitos positivos da aplicação de técnicas matemáticas e estatísticas na gestão dos recursos militares, organizações do setor industrial começaram também a utilizar métodos quantitativos na gestão dos seus negócios. Um exemplo de técnica não oriunda deste modelo é:

( ) Programação linear

( ) Teoria dos Grafos

(X) Efeito de Hawthorne

( ) Decisões estatísticas

( ) Análise do ponto de equilíbrio

2) Marque V para verdadeiro e F para falso, nas questões abaixo.

(V) Teoria dos Sistemas Abertos, desenvolvida pelos professores Daniel Katz e Robert Kahn, posiciona o meio ambiente no centro das discussões possibilitando o entendimento das partes pela compreensão do todo.

(V) Qualquer conjunto pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo não sejam o foco de atenção.

(V) Dentre as teorias administrativas contemporâneas, podemos citar a Teoria da Gestão Administrativa

(V) Particularmente, McGregor defendia a instituição da Teoria Y.

(V) Uma das técnicas mais utilizadas em pesquisa operacional é o Program Evaluation and Review Technique (PERT)/Critical Path Method (CPM).

3) O que você entende por “sinergia” e como esse conceito influencia na eficiência e eficácia das organizações? Sinergia é quando inclue um todo em uma organização de forma que depende tanto do seu conteúdo operacional, conteúdo produzido e fatores externos. A forma de produção, quantidade e adequação ao ambiente externo influenciam na eficiência e eficácia.

4) De que forma as organizações podem fazer uso da sintropia?

Nas formas de obter uso de recursos e energias externas, reconhecer benefícios e formas de ajustar o sistema organizacional.

5) Considerando uma instituição pública qualquer, dê um exemplo de ação que possa ser apontada como uma capacidade de resiliência desta organização?

Habilidades de improvisar, promover incentivo aos funcionários em busca da qualificação, apontar soluções diferenciadas para os problemas.

6) O preconiza a Teoria Contingencial?

Que há vários fatores que influenciam e afetam a organização, que há várias formas de administrá-la e que a solução depende de cada caso ou das contingências.

7) Cite cinco benefícios alcançados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Paulo (SAMAE/SP), após implantar uma série de ações voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos, por meio do Sistema de Gestão da Qualidade.

Controle de documentação da autarquia; Eficácia dos equipamentos de medição; Maior cuidado na preservação dos produtos e materiais; Tratamento diferenciado das reclamações de clientes e melhora da imagem institucional.

8) Podemos dividir a história da qualidade em três eras. Quais são elas?

Era da inspeção, Era do controle estatístico e Era da qualidade total (TQM)

9) Quais são a fases do ciclo PDCA, de Deming?

Plan, Do, Check e Act.

10) Qual a importância de uma instituição pública receber o credenciamento na norma ISO 9000? Pois garante que a instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com