TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tg historia

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

Data: 05/08/2015          P1 - História             2º Ano do Ensino Médio B

Nome: Douglas Nº4, Fábio Nº6 e Thayna Nº14

Introdução

    O fascismo, foi o regime político que surgiu na Europa entre 1919 e 1945 (I e II Guerras Mundiais). Suas características são, o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo.

    O fascismo foi implantado por Benito Mussolini na Itália. Em 1922, Mussolini disse, Ou nos entregam o governo ou nós o tomaremos marchando sobre Roma, dias depois fascistas começaram a marchar sobre Roma, o Rei Vitor Emanuel III, afirmando estar ajudando Itália nomeou Mussolini primeiro-ministro.

    O nazismo, regime nascido na Alemanha comandado por Adolf Hitler, pode ser considerado uma ideologia fascista. Os nazistas acusavam comunistas, liberais e judeus pela desordem e prometiam restaurar o orgulho alemão. Eles diziam ser uma raça superior, ariana.

Fascismo na Itália

    Em 1919, depois da Primeira Guerra Mundial, uma crise econômica assolava a Itália, pois, apesar de ser um dos vencedores da guerra, ela sofreu grande destruição, além de não ser devidamente recompensada, sendo constantes as greves e as manifestações dos socialistas.

    Nesse contexto, Benito Mussolini, após ser expulso do Partido Socialista por defender a participação italiana na Primeira Guerra Mundial, organiza o Partido Fascista, formando o grupo paramilitar ``camisas negras´´, em oposição aos socialistas e comunistas, recebendo o apoio dos empresários e dos latifundiários, além dos anti-parlamentaristas.

    Em 1922, os fascistas realizam a Marcha sobre Roma, forçando o rei Vítor Emanuel III a nomear Mussolini como primeiro-ministro. No poder, inicialmente, o líder fascista se mostrou moderado, vindo a impor a ditadura a partir de 1925, ano posterior ao assassinato do líder socialista Giacomo Matteotti, que protestara contra os fascistas, os quais haviam ganhado na eleição de 1924.

    Assim, todos os partidos da oposição se dissolvem, os jornais anti-fascistas são fechadas, o poder legislativo do Parlamento desaparece, a pena de morte foi legalizada, etc. E, no novo regime que se fortalecia:

- o líder fascista introduziu, com a publicação da Carta del Lavoro (1927), o corporativismo, em que os empregados e os patrões eram unidos em uma corporação cooperativa, sendo as greves proibidas pela lei;

- os meios de comunicação e a escola se tornaram os meios de propagação dos ideais fascistas;

- ocorreu um desenvolvimento agrícola e industrial;

- visando a um maior apoio popular, o Duce (líder) faz um acordo com a Igreja Católica, no Tratado de Latrão (1929), transformando o Vaticano em um Estado soberano da Igreja, além de tornar o catolicismo a única religião do país, e seu ensino, obrigatório.

Nazismo

    No final da Primeira Guerra Mundial a Alemanha (que perdeu na guerra) viu se obrigada a assinar o Tratado de Versalhes, logo sendo humilhada e cobrada de impostos pelos países vencedores, com isso a população ficou com um sentimento nazista (originado na segunda metade do século XIX)

    Houve uma reorganização política da Alemanha que ficou conhecida como ''Replúbica de Weimar'' dentro dessa replúbica estava o Nazismo, outros partidos e facções políticas e paramilitares os quais faziam pressão contra o governo no poder. Dentre eles havia o Movimento Espartaquista, que tentou tirar o governo do poder e implementar o governo bolchevista, inspirada na Revolução Russa (1917) com a liderança de Rosa Luxemburgo. O movimento foi um fracassoe a lider sendo assasinada.

    Em 1923, o Partido Nazista tentou tomar o poder do estado da Baviera, com um golpe de estado de Munique. Como não teve apoio popular, o golpe fracassou e um dos principais líderes Hitler, foi preso. Quando foi ao julgamento, ele fez um discurso sobre o Tratado de Versalhes e sua posição, no qual aumentou sua reputação e sua sentença foi para 5 anos de prisão que foi considerada leve.

    Nesses anos de prisão Hitler organizou uma obra chamada ''Mein Kampf'' (minha luta), nesse livro estava todo o programa que o Partido Nazista iria executar. Com o Partido Nazista Hitler conseguiu eleger representantes nazistas para a Replubica de Weimar e conseguiu chegar ao segundo posto mais importante. E em 1933, Hitler tomou o poder (nazismo no poder)

Hitler

    Adolf Hitler (1889-1945) nasceu na Austria, sendo filho de um funcionário público. No início da Primeira Guerra Mundial tentou se alistar para o exército áustrico porém foi rejeitado, logo conseguiu se alistar como voluntário para o exército alemão reconhecido pela sua bravura. Em 1919 entrou para o Partido Nazista rapidamente se tornando lider  por ser um ótimo orador. Hitler rejeitava as tradições judaico-cristãs e o iluminismo, defendendo uma nova ordem mundial baseada no nacionalismo racial. Hitler dividia o mundo entre raças superiores e inferiores. Os alemães como superiores e com direito a conquistar e subjugar as outras raças. Hitler odiava os judeus, acreditava que exterminando os judeus estaria protegendo a Alemanha, Tudo que ele desprezava (liberalismo, intelectualismo, pacifismo, parlamentarismo, internacionalismo, comunismo, arte moderna, individualismo) estava presente nos judeus. Na época em que estava no poder, usou o holocausto que causou mais de 6 milhões de mortes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com